quinta-feira, 30 de julho de 2009

Os verdadeiros Slumdogs

Depois do filme Slumdog Millionaire (com o título em português, Quem quer ser um milionário?), Dharavi, uma favela de 1 milhão de habitantes no coração de Mumbai, ficou ainda mais famosa. Embora o filme não tenha sido filmado lá, as cenas de crianças brincando no lixo, correndo de pé descalço, de senhoras lavando roupa em águas sujas, mercadinhos em pequenos becos, de ruelas com muita sujeira e multidão, também são bem comuns por lá. Foram justamente as cenas passadas nas favelas, embaladas por uma excelente trilha sonora com as premiadas canções Jai Ho e O saya... que mais me impactaram no filme.
Sendo assim, lá fui eu: passeio em Dharavi, através da Agência Reality Tours. Foram duas vezes que visitei a incrível Dharavi. Os detalhes da primeira visita estão registrados no post Dharavi uma mini Índia e valem a pena ser relidos. ;) Mas foi depois da segunda vez que me mandaram as fotos que estou mostrando pra vocês agora.
A Reality Tour tem uma política de não deixar os visitantes tirarem fotos. Os guias alegavam que os moradores se sentiam ofendidos ao ver os estrangeiros tirando fotos deles... achavam que os estrangeiros tiravam fotos deles pra depois rir. Não concordo muito com essa observação, o que sempre vi na Índia era um povo que sorria para as câmeras até demais, que não só eles se deixavam aparecer como depois vinham pedir para tirar uma foto nossa (lembram da minha história no Taj Mahal?). Mas enfim, entendo a posição da agência, tem muito gringo por aí sem noção que acaba tirando fotos do que não deve... então, melhor evitar qualquer foto.
O que importa é que agora tenho fotos ótimas desta mini Índia e dá pra explicar um pouquinho mais desse universo de Dharavi através das fotos. Vamos lá!


Little Slumdogs: as crianças foram pra mim a melhor parte de Dharavi, sempre sorridentes, inocentes e brincalhonas. Ah, não posso esquecer, curiosas! Muitas chegavam perto da gente e perguntavam o nosso nome, o país e até queriam aperto de mão! ;)

Reciclagem de plástico: Dharavi tem uma economia impressionante, desde reciclagem de plásticos até produção de roupas. A foto mostra que toda a área da favela é bem utilizada, neste caso, o telhado está sendo feito de depósito, mas muitas vezes os telhados desempenham um importante papel no processo de reclicagem: seca-se o plástico já lavado e antes do processo de fusão e extrusão no topo das fábricas.


Latas, muitas latas: parte do processo de lavagem das latas de óleo. Reparem também as péssimas condições de trabalho... Um trabalhador ganha em média 100 rúpias por dia, o equivalente a 4 reais.


Embroidery: Alguém tem que bordas os lindos sarees, né? E podemos dizer que muitos são bordados em Dharavi. E olhem as carinhas dos indianos, não disse que eles adoram sorrir para uma foto?

Nenhum comentário: