domingo, 19 de julho de 2009

The real India

Estava surfando pelo site da revista norte americana, The Economist, e achei esta apresentação.
Para quem não é tão afiado no inglês, a apresentação explica com fotos e aúdio sobre Gurgaon, um subúrbio em Delhi que começou há cerca de 2 décadas atrás e agora não pára de crescer. Gurgaon é hoje sede de muitas empresas importantes na economia indiana e antes não passava de muitos campos de trigo.
A apresentação também fala do contraste típico da Índia: terrenos carríssimos ao lado de terrenos cheios de entulhos e pessoas miseráveis morando; empresas bem sucedidas e empregos informais na rua, como barbeiros e tal...
Mas a apresentação me conquistou por que tem algumas entrevistas a indianos que mostra eles falando com aquele sotaque... super típico! E ainda tem um barbeiro falando em hindi, mas com uma senhora ao lado que ajudou a traduzir. ;)
Pra fechar, mostram a casa de uns indianos em Gurgaon (olhem bem o interior, nada a ver com o cenário da novela!!!) e a senhora fala do business do filho e do marriage da filha (as coisas mais importantes na Índia, respectivamente, para homens e mulheres).
Assistam (mesmo quem não entende inglês)!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cora você é linda! Por acaso encontrei seu blog e pude conhecer muito da cultura indiana através do mesmo e sem as caricaturas das novelas. A coisa que mais admiro é que nas favelas indianas não exista essa violência Barbara e brutal que temos aqui nas favelas do Brasil principalmente as do Rio de Janeiro, que viraram verdadeiros ninhos de serpentes. As favelas da Índia mostram que pobreza não justifica violência. Mas os abismos sociais são repugnantes em qualquer cultura.
Desejo-te muita sorte e um grande abraço!

Sidiney

Cora Migowski disse...

Que bom que aproveitaste o blog, Sidiney!
Realmente, é impressionante ver que pobreza não necessariamente significa violência... Nas favelas indianas acho que existe alguma violência em função das diversidades reliogiosas e da falta de espaço... mas nada comparado com a escala que temos aqui.
Deviamos aprender isso com a India e ser um povo mais pacífico, ne?
Abraço!