segunda-feira, 13 de julho de 2009

Identificando cada religiao

Procurei nas minhas fotos elementos que caracterizassem cada religião. Existem marcos de cada religião que podem ser facilmente identificados pelas ruas:

Hinduísmo - foto de uma espécie de templo e se pode ver as fitinhas amarradas a árvore que juntam os desejos dos fiéis. É normal receber uma fitinha destas para se amarrar no punho, faz parte do ritual hindu. Embaixo dá pra ver uma série de potes, são 108 que representam os 108 nomes de Shiva: os fiéis devem colocar moedinhas (não de verdade) em cada pote ao repetir um mantra.

Budismo - está religião nasceu na Índia mas tomou mais força mesmo em outros países da Ásia. Hoje, a Índia revive um pouco desta fé budista com o exílio de muitos tibetanos de seu país para o norte da Índia. O budismo tibetano tem características próprias e entra elas estão as rodas da oração, onde a pessoa deve passar e girá-las no sentido horário. Se acredita que este ato tem o poder de muitas orações. Reparem o monge budista ao fundo da foto.

Siquismo - fáceis de se perceber, os siques homens sempre usam um turbante. Já nas gurdwharas, o ato de cobrir a cabeça é generalizado. Outro rito que deve ser feito antes de entrar no templo, é limpar os pés (descalços) com água corrente.


Islamismo - Muitos dos fiés muçulmanos se vestem assim: de branco e com a toquinha. Em Mumbai, é muito fácil escutar o Azan, momento em que os fiés são chamados para rezar (tipo uma canção que sai dos auto falantes das mesquitas que toca ao entardecer), já que as mesquitas são muitas pela cidade.
Cristianismo - Marca dos colonizadores europeus no subcontinente: em torno de 3% dos indianos são hoje cristãos. Até mesmo em Mumbai há um número considerável de igrejas.

Nenhum comentário: