segunda-feira, 6 de julho de 2009

Descobrindo a India - apresentacao para AIESEC

Na ultima sexta, dia 3 de julho, foi a vez de mais uma apresentacao sobre a India. Nesta ocasiao, fui convidada pelo pessoal da AIESEC em Porto Alegre, organizacao pela qual eu fui parar na India, pra fazer uma breve explanacao sobre a minha experiencia, de uma duracao de no maximo 20 minutos.

Preocupada com o tempo, resolvi focar na minha experiencia mesmo, como foi o choque cultural, como foi a recepcao, como era a moradia e o trabalho, pensando nas dicas que eu gostaria de ter recebido antes de viajar. Falar da India seria algo secundario, ja que em 15 minutos sao muito injustos pra falar de um pais com tamanha diversidade...

O publico eram membros do comite local, uns com mais e outros com menos corrida na organizacao, mas todos potenciais trainees pela AIESEC. Assim, comecei me apresentando, dizendo o que eu era, quando tinha trabalhado na organizacao, quando resolvi ir pra India e quanto tempo fiquei por la. Depois ja mostrei os pontos que acharia importantes discutir:
- choque cultural;
- recepcao e moradia;
- trabalho;
e dicas para futuros trainees.

A primeira foto que mostrei, que na verdade e uma colagem, foi justamente pra dar uma pincelada do que eh India e do tamanho do "choque cultural" que estava me esperando por la: isla, hinduismo, budismo tibetano e cristianismo; trens locais de Mumbai a Shikaras na Caxemira; Palacios a multidoes; neve a praias e claro, uma vaquinha pra completar. ;)

So esse slide ja gerou bastante perguntas...

Nesta parte, de choque cultural, lembrei muito que quanto mais a gente aprende sobre o pais antes de ir, melhor. Primeiro porque mesmo nao evitando o choque cultural, pelo menos da pra ameniza-lo. Depois, mais facil e mais rapido se aprende e se insere na nova cultura - e isso vale para qualquer lugar no mundo. Na India as pessoas se impressionavam com o meu conhecimento sobre o pais e os meninos, Sandeep e Saumitra, que ja viram muuuuuitos trainees por la, nao cansavam de dizer que achavam que eu aproveitava a India ao maximo, justamente por saber e me inserir na cultura. Mas lembrei: embora tenha me tornado uma super indiana, continuei usando papel higienico!!!

Outra coisa que considero fundamental pra ajudar a adaptacao no pais hospedeiro sao as amizades... O fato de eu conhecer o Sandeep logo de cara e ele ter se tornado um grande amigo me ajudou demais na adaptacao. Com ele, surgiram outros amigos e aos poucos, rodeada de pessoas queridas eu ja me sentia em casa. Mas tambem e importante balancar essas amizades: por estarem justamente na mesma situacao, a tendencia natural eh que nos, trainees, nos juntemos com outros trainees. Claro que e otimo estar num pais diferente e alem de conhecer essa cultura conhecer a de um amigo que tambem eh de um lugar diferente, mas o natural eh que esse grupo de estrangeiros se feche frente ao pais hospedeiro e formem a sua "patotinha" perdendo essa importante interacao com o pais e a cultura onde estao. Ou seja, muito importante: facam amigos do local, que vai ajuda-los a entender sobre os costumes, o dia-a-dia, que vai dar dicas praticas sobre viagens, sobre lugares pra sair, que vai quebrar varios galhos e por ai vai ... ;)

A parte seguinte da palestrinha foi sobre a recepcao da AIESEC de la e sobre as minhas condicoes de moradia. Bom, fiz questao de mostrar as fotos dos piores momentos: a minha cama na sala, hahahha, o banheiro , que eh um choque pra muitos com a sua patente turca, e o guarda-roupa que dividiamos em tres. Claro que aquilo assusta de cara, mas eh algo que da pra superar... o que eu disse eh para eles se certificarem muito bem sobre as condicoes de moradia e outras condicoes antes de sair daqui pra evitar surpresas como eu tive... Pra evitar uma noite parecida com a minha, quando me jogaram em Sagar City, aquele ape horrivel perto de uma favela em que a AIESEC Mumbai planejava que eu ficasse.

Tambem importante, frisei que se deve descobrir exatamente como funciona a AIESEC la. Ter sempre um plano B e ja comecar pela chegada no aeroporto: telefones de varios membros, enderecos e ate um endereco de hotel. Em geral, quem da a real da situacao mesmo sao os trainees que ja estao la, acho dificil a AIESEC assumir que eh ruim e desorganizada, como fazia a Annu, me engabelando que estava tudo bem por email e que alguem estaria me esperando la na chegada. Entao vale muito a pena contactar trainees!!!

Ja o trabalho... se ate entao a situacao nao parecia muito favoravel... imaginem no que se tratava falando do trabalho... Embora meu chefe jurasse de pe junto que o meu trabalho era exatamente igual ao que estava escrito na internet, eu nunca concordei de que sai do Brasil pra trabalhar de telemarketing e tradutora... hihih mas enfim, esta discussao aqui nao vale a pena, mas vale muuuito a dica que se deve certificar muito bem a descricao do trabalho antes mesmo de assinar qualquer papel aqui no Brasil: pergunte tuuuuuudo o que for necessario, pesquise sobre a empresa na internet e se eles ja tiveram outros trainees, tente este contato. Vale a pena pra nao se decepcionar la e ver que 8 horas do seu dia sao um saco.

E pra fechar, so repeti bem as dicas anteriores e lembrei a palavra: flexibilidade. Nao da pra esquecer que o intercambio eh uma experiencia fora da nossa zona de conforto e exige muita adaptacao e flexibilidade da nossa parte... E justamente agindo assim que ganhamos a melhor parte desta experiencia: o crescimento pessoal. ;)

Ai as perguntas na pararam de surgir e se nao tivessem me parado estaria ate agora la, falando, falando... ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

SAT SRI AKAL!

Oi, linda.

Vi que está como seguidora do meu blog e vim aqui te visitar. Gostei muito daqui, especialmente por essa questão de poder conhecer BEM antes de ir, visto que só faltam 54 dias pra minha viagem! :)

Vou ler teu blog todinho, tá? E já te linkei. Muito bom encontrar uma outra brasileira que já sabe como é a Indioca! Amo demais aquele lugar maluco...

Beijão!