sábado, 4 de julho de 2009

Yes, we love mehndi!!!

Folhas de henna secas - Lawsonia inermis - e limão: esses são os ingredientes da minha mistura preferida na Índia, que quando aplicada à pele pigmenta por uns dias. No Marrocos, eu já tinha experimentado henna, mas os indianos são infinitamente superiores nesta arte: os desenhos feitos nas mãos e nos pés são de uma riqueza de detalhes incrível, de um design harmonico... demais. Não era por nada que nos casamentos a minha parte preferida sempre foi o Mehndi day. ;)

A henna, que na Índia é chamada de Mehndi, é aplicada em cerimônias especiais, como casamentos e noivados. A aplicacao e feita por profissionais num parte da cerimonia so dedicada para isso, como expliquei, uma especie de Mehndi day, e quem tem a mão pintada são as mulheres das famílias principais da cerimônia - a família do noivo e da noiva. Claro que a noiva tem atenção especial e a sua pintura de mehndi é a mais importante: muito mais rica em detalhes, chega a esconder em meio a tantas curvas, o nome do marido para que o mesmo o encontre depois do casamento. Além disso, essa mehndi deve ser a mais escura possível, que segundo a superstição indiana, quanto mais escura mais o marido vai amá-la (sim, vai, lembrem-se de que a maioria dos casamentos é arranjado e que os noivos mal se conhecem).

Vou dividir com vocês um pouco das minhas várias experiências com mehndi, afinal, foram no mínimo 5 vezes que eu apliquei. ;)

1) Aplicar... A mistura de henna já vem pronta em bisnaguinhas e pode ser comprada com 10 rúpias (umas chegam a custar até menos) em vendinhas por todos os lados. Dizem que existem três tons de henna, um mais avermelhado, um preto e um marrom. Eu infelizmente acho que não conheci ou não consegui diferenciar nenhum dos três... Mas enfim, na primeira etapa da aplicação de mehndi, o mais importante é justamente o artista que vai fazer o desenho... os designs são antigos e têm vários estilos... e cada artista tem um estilo um pouquinho diferente... mas isso é sempre na sorte grande... nos casamentos, em geral, são vários aplicando henna, devido ao número grande de convidadas... aí o que eu fazia era dar uma voltinha antes e tentar descobrir que artistas tinham feito as mais bonitas. (e ai vale uma dica: em geral os homens do norte da India aplicam melhor... da pra reconhecer que sao do Norte porque tem o olhinho mais puxado, mais carinha de chines). 

A duração pode ser mais rápida ou mais lenta... depende de quanta prática a pessoa já tem. Uma vez, peguei uma menina que estava começando e com certeza, ficamos mais de uma hora pra completar as minhas duas mãos. Já, quanto mais profissional, mais rápida e essa aplicação que pode ser e desenhos cheios de detalhes podem ficar prontos em menos de 10 minutos para uma mão.

2) Esperar... Feita a aplicação, agora tem que esperar pra henna, que formou uma casquinha - é uma pasta mesmo, que fica em cima da pele e é isso que vai pigmentando a pele. Pra tirar, só na base do descascando mesmo, porque se molhar, amolece a pasta e pode borrar todo o desenho. Então o tempo mínimo de henna na mão é uns 40 minutos, pra esperar secar e poder começar a descascar. Mas pra quem quer ver a henna escura mesmo e durar mais, quanto mais tempo for possível deixar a henna na mão, melhor. Além disse tem uns truques, tipo colocar limão, colocar um pano quente com cravos, aquecer a mão perto de um forno... bom, dessas técnicas todas a única que usei e gostei foi a de suco de limão com açúcar: o limão por ser ácido ajuda a liberar o pigmento da henna e o açúcar forma um melado que gruda a casquinha da henna na pele e facilita mantê-la por mais tempo. Bom, tinha gente que me dizia pra não lavar as mãos por 24 horas... Eu em geral, aguentava o dia inteiro e ia dormir com a henna... 24 horas mesmo, nunca consegui aguentar... depois, com a henna na mão, a gente fica impossibilitada de fazer muuuuuitas coisas. Imaginem ficar com aquela sensacao de unhas recem feitas por algumas horas... ihihihi

3) Descascar... Bom, agora que a henna ja ficou bastante tempo, da pra descascar... com as unhas ou qualquer coisa que raspe! 
Logo depois de raspar, a pintura aparece num tom mais claro que vai escurecendo durante o dia ate ficar bem escura.

4) Aproveitar...  Aplicada, seca e descascada a mistura, agora e a hora de aproveitar as maos decoradas... ;) A pintura bonita mesmo, com o tom forte e o design todo parelho dura uns 5 dias. Quanto mais se lavar a mao, menos dura... e a pintura vai saindo desuniformemente...  Mas o que vale mesmo e aproveitar o auge da pintura, colocar um saree, um bindi, algumas bijus e muuuitas fotos neste look indiano!

E as etapas em fotos das minhas maos ;)  :


Aplicar...


Esperar... (vejam a casquinha que se forma)


Descascar... Na verdade, essa e a pintura logo depois de descascar. 


E o tom mais escuro, agora e so aproveitar...



Posted by Picasa

Um comentário:

Manacá disse...

que legal,quanto custa? eu querooo D: