sábado, 25 de julho de 2009

Tudo sobre o casamento indiano

Ainda quando eu estava na Índia, fui contactada por uma jornalista , Vanessa, do Ponto dos Noivos. Ela queria saber mais sobre os casamentos na Índia, já que com a estréia da novela no Brasil isso tinha virado a última moda por aqui.

Pra quem se interessar, a matéria dela, feita com a minha e também a contribuição de indianas no Brasil e brasileiras na Índia, pode ser lida aqui.

Mas também acho bem interessante publicar alguns trechos do meu depoimento. Ai vaí:

"Cite rituais que você conhece a respeito da cultura indiana que não podem faltar na festa de casamento."

Casamentos tem rituais proprios, diferentes dos rituais cotidianos, portanto nao existe nenhum ritual normal da cultura indiana que nao pode faltar no casamento. Dentro dos rituais que sao feitos, eu diria que nao pode faltar o ritual da entrada da noiva na casa do noivo (na verdade, na casa da familia dos noivos, onde a esposa vai morar depois do casamento) quando ela derruba um pote com arroz na porta principal pra trazer boa sorte.
Outro ritual que vi em todos os casamentos eh a troca de colares de flores pelos noivos, que representa a uniao. Tambem, vi em alguns filmes, o noivo e a noiva dao 7 voltas ao redor de um fogo.
Henna, que em hindi se chama Mehndi, eh algo que com certeza, nao pode faltar. A noiva eh pintada de mehndi nas maos e nos bracos (ate um pouco antes do cotovelo) e nos pes ate o tornozelo. Dizem que quanto mais escura a mehndi aparecer no dia seguinte em que for aplicada, mais o marido ama a esposa. Ou ainda, mais a sogra ama a nora (relacoes entre sogra e nora sao algo complicado por aqui). As mulheres das familias tambem devem aplicar mehndi, em geral, nos casamentos ha um dia uma pessoa vem para aplicar mehndi em todo mundo (as vezes esta parte eh fechada so para a familia, as vezes essa parte eh aberta para os convidados). Mas a aplicacao eh bem menor, em geral, um detalhe nas maos.

"Existem semelhanças entre o casamento indiano e o brasileiro? Se achar que sim, cite-as. "

Eu, particularmente, vejo pouquissima semelhanca. A parte que eh igual eh o envolvimento principalmente da familia da noiva, a “festanca” e a “comilanca” e, claro, os vestidos caros das mulheres. ;)
No Brasil, a palavra casamento esta muito ligada a festa, a bebida alcoolica, danca e diversao. Aqui nao. Muitos indianos jovens nem gostam de ir a casamentos porque acham chato assistir aquela cerimonia toda, longa, cheia de significados. Dependendo do casamento, nao se deve esperar alcool e nem mesmo danca. Os casamentos que duram dias em geral tem o dia da Recepcao, onde ha danca, musica e bebida, que seria a parte mais proxima da realidade brasileira. Os outros dias, sao cheios de cerimonias longas, musicas tipicas e tradicionais onde os parentes sao bastante envolvidos: tem que dar a “bencao”, etc.
E aqui o significado de casamento eh outro... Nao se espera um grande amor e sim um companheiro, com quem se va construir uma vida e ter filhos. Dificilmente encontro alguem com mais de 25 anos que nao esteja casado. Na India, o senso de familia eh fortissimo e uma vez casado, a pessoa nao se casa so com o noivo/noiva mas tambem com a familia. Ou melhor, as familias “se casam”. Nao se deve esperar privacidade e muito menos que os familiares nao se metam na vida do novo casal.
O “love marriage”, casamento por amor, esta um pouco mais comum, em geral acontece em familias mais cosmopolitas e liberais, ja que geralmente o amado eh de outra casta, outra origem ou ate outra religiao. Para as familias tradicionais, os casamentos devem ocorrer por volta dos 23 anos, quando comecam a procurar candidatos para fazer o famoso “arranged marriage”. E o casamento arranjado tambem avancou um pouquinho, diferente de antigamente, onde os noivos se conheciam apenas no dia do casamento e quem dizia “sim” eram as familias dos respectivos. Hoje em dia, os candidatos se encontram e eles mesmos decidem se querem ou nao. Depois desse primeiro encontro, acontence o “noivado” (que nao tem nenhuma especie de troca de aneis, mas tem uma cerimonia com as familias) e com base no mapa astral dos noivos – claro, tambem se checa o mapa astral dos noivos pra ver se bate – eh escolhida a data, que eh de 6 meses a 1 ano depois do primeiro encontro.
Pra qualquer brasileiro, este conceito pode ser um absurdo. Pra mim, depois de alguns meses aqui, eu sou a favor. Num pais com tantas religioes diferentes, onde ate mesmo dentro de uma subcasta habitos alimentares mudam, costumes, tradicoes e ate mesmo o idioma muda. Entao, ao mesmo tempo que se esta casando com alguem, se esta casando com toda uma cultura... E o que acontece quando se misturam duas culturas? Qual seguir? Ser vegetariano ou non-veg (comer de tudo)? Falar “gujarati” ou “marati” (duas linguas diferentes)?
Depois, vale sempre lembrar que o casamento aqui eh visto como uma uniao de familias, como algo para construir uma vida, ter filhos, portanto necessita uma base forte – que eh dada quando as familias resolvem casar os filhos. Portanto, eles nao podem arriscar que um casamento seja baseado num “amor” que pode acabar e arruinar tudo...


Por último, uma apresentação de fotos dos diversos casamentos que fui:

Nenhum comentário: