segunda-feira, 13 de julho de 2009

E as varias religioes...

Na India existe uma diversidade religiosa incrivel. So pelos meus amigos da pra perceber : Ajay, Arjun, Navdeep eram jainistas, o Sandeep era sique, o Saumitra, o Jagdish e o Akash hindus, ja o Gregory, cristao, o Jehangir , parsi enquanto o Rashid era muculmano. ;)

Algumas religioes nasceram no proprio subcontinente, como o predominante Hinduismo e os , contrarios a essa primeira, Jainismo, Budismo e Siquismo, que surgiram em uma forma de oposicao ao sistema de castas hinduista. Outras foram trazidas por invasores, como o Islamismo pelos mongois e o Cristianismo pelos colonizadores europeus. Ja o Zoroatrismo, surgiu com a migracao de iranianos para a India, quando estes comecaram a ser perseguidos pelos muculmanos em seu pais natal. 

Ha semelhancas entre elas porem tambem muitas diferencas. O Budismo, Jainismo e o Siquismo herdam muitas semelhancas do Hinduismo, como a existencia de um karma e de um ciclo de reencarnacoes. Mas enquanto no Hinduismo apenas parte dos fies eh vegetariana, no Jainismo, os seguidores sao extremamente vegetarianos: alem de nao comer carne e ovos, nao ingerem nenhum alimento que cresca sob o solo, ja que na colheita, ao mexer a terra, mata-se microrganismos. Sim, eles acreditam na completa nao violencia e na valorizacao de qualquer ser vivo. Os sacerdotes so usam roupas de algodao e ainda usam uma mascara, para evitar que inalem pequenos insetos e os matem. 

Minha experiencia com jainistas foi interessante, embora eles sejam uma pequena fatia, conheci varios. Nenhum deles tao rigido quanto a alimentacao, mas todos vegetarianos. Um deles, nao podia nem passar perto de um mercado de carne ou peixe, porque se comovia com o sofrimento dos animais. Ah! Vale a pena lembrar que com essa restricao alimentar, os jainistas comem o que chamamos de Jain Food e em muitos restaurantes vinha sinalizado no Menu quando a comida era propria pra jainistas. 

Falando em vegetarianismo, muitos hindus tambem sao vegetarianos. Budistas tambem. E a maior parte do vegetarianismo na India, nao exclui somente a carne, mas tambem o ovo. E existe uma quantidade de coisas em que o ovo se esconde, como bolos, bolachas, chocolates , paes e uma outra serie de produtos industrializados. Entao, pra nao serem enganados e escaparem de agir contra suas crencas, existe na India um selinho, uma bolinha que vem na embalagem de todos os produtos: quando eh verde e inteiramente veg e quando eh vermelha eh non veg

O Budismo, embora originario na India, hoje eh muito mais comum em outros paises da Asia, como o Tibete, a Tailandia e Laos. Sim, hoje na India, existem mais cristaos que budistas. Nos ultimos anos, esse numero aumentou um pouco, ja que houve um movimento para os dalits, considerados inferiores no Hinduismo, se converterem ao Budismo. 

Quem nunca viu aqueles indianos com turbantes que nao tiram em momento nenhum? Pois eu me impressionei quando vi um desses ate na academia... Pois eh, esses sao os siques, que por debaixo deste turbante tem o cabelo tao longo por nao ter sido nunca cortado. O Siquismo foi a ultima religiao que surgiu em oposicao ao hinduismo, e esse costume de deixar o cabelo crescer eh considerado um ato de simplicidade. Eles sao muitos solidarios e eh sempre possivel encontrar ao lado de uma Gurdwhara, templo sique, um refeitorio repleto de voluntarios que oferece comida de graca. 

Os siques sao maioria no estado do Punjab e sao homens geralmente fortes e guerreiros. O maior simbolo religioso deles eh o Golden Temple, que quem ja viu diz que eh tao impressionante quanto o Taj Mahal

Falando das religioes que foram trazidas para a India, o Islamismo eh a maior delas: em torno de 13% da populacao indiana hoje segue os ensinamentos de Maome. Essa convivencia entre muculmanos e hindus nunca foi muito harmonica e estorou com a Independencia da India, quando foram criados dois estados com maioria muculmana, o Paquistao e Bangladesh. Um simbolo desse eterno conflito entre a India e o Paquistao eh a instavel porem linda regiao da Caxemira, que vive com intensa ocupacao militar indiana e nunca se sabe quando as coisas por la podem estourar.

Em geral, eh facil reconhecer os muculmanos na rua: eles usam umas toquinhas e muitos tem a barba comprida. Depois, opiniao minha, eles tem um comportamento diferente, em geral, sao mais calados e timidos. Como sao uma minoria consideravel, alem de nao encontrarmos carne de vaca na India, nao se encontra carne de porco, ja que o porco eh considerado um animal impuro para os crentes de Allah. Tambem existe uma denominacao propria pra comida que os muculmanos podem comer, Halal Food, ja que alem de excluir o porco da dieta, os animais que sao ingeridos devem ser abatidos de uma maneira diferente (nao sei bem, acho que talvez em direcao a Meca, alguma coisa assim). Mas na India, esse conceito nao era tao forte, enquanto na Malasia, pais muculmano, eu via praticamente em 100% dos estabelecimentos: " Aqui tem Halal Food. " 

O Cristianismo veio com os europeus e ficou concentrado na costa oeste e no sul da India. Em Goa, que foi colonia portuguesa ate a decada de 60, o marco do cristianismo eh forte: igrejinhas por todos os lados, cruzes, etc. Ate um santo Goa tem: Francis Xavier, que tem seu corpo praticamente intacto desde o momento de sua morte (ha centenas de anos atras) e que fica exposto numa das belas igrejas de Old Goa.  

Os parsis, embora nao contem mais de 200.000 na super populosa India, sao bastante importantes na sociedade indiana. Eles sao em geral homens de negocios e de alto poder aquisitivo, consequencia de uma serie de privilegios que receberam dos ingleses durante a Colonia. Hoje, grandes nomes da economia indiana sao parsis. Um exemplo eh o poderoso dono e presidente da TATA, uma das maiores empresas do pais. 

O Zoroastrismo se baseia na existencia de um bem e um mal. Sao considerados monoteistas e uma das coisas mais curiosas desta religiao eh que os corpos nao sao nem cremados nem enterrados: acreditam que nao se pode contaminar elementos sagrados, como o fogo e a terra, com a morte. Entao, os defuntos sao colocados nas famosas Torres do Silencio, onde sao lentamente comidos por abutres. 

Pra fechar essa explicacao toda sobre as diferentes religioes na India, vale falar do predominante hinduismo. Eu diria que a maior caracteristica do hinduismo eh o enorme numero de deuses: somam-se em torno de 250 milhoes de deuses ( praticamente um deus pra cada tres hindus). O culto a um determinado deus em geral depende da casta, do grupo e da regiao do hinduista. De maneira geral, os mais populares sao Ganesha, o deus cabeca de elefante, Hanuman, o deus macaco e da forca e Krisna. (mas atencao, falo isso baseada em experiencia pessoal).

A trindade eh completa pelos deuses Brahma, da criacao, Vishnu, da sustentabilidade e Shiva, da destruicao. Os hindus exercitam sua fe nos pujas matinais, que sao as oracoes que podem ser realizadas nos templos ou mesmo em casa, em pequenos templinhos de madeira com imagens de deuses e gurus e flores. 

O mais interessante porem, justamente por ser predominante, o hinduismo influenciou as outras religioes, mesmo as que nao tem nenhuma relacao direta, como Budismo, Jainismo e Siquismo: eh possivel ver tracos fortes do Hinduismo no Islamismo e no Cristianismo praticados na India. Isso comecou a chamar a atencao quando a Salma, minha melhor amiga e muculmana da Tunisia, nao entendia porque se jogava flores ou se orava voltados para um corpo de um sufi: no Islamismo nao ha nenhuma imagem ou materializacao ou oferenda, ora-se para um "altar" que indica a posicao de Meca. Mas na India, as flores que sao caracteristicas fortes do Hinduismo, abundam tambem nas mesquitas.

No Cristianismo, eh comum ver a imagem de santos repletas de flores, alem das cruzes. Tambem escutei que os fieis cristao tocam nos pes das imagens dos santos, um ato bem hindu - se toca nos pes de pessoas mais velhas e dignas de maior respeito.

Viva a diversidade nessa caldeirao de culturas que e a India! ;) 
 

Um comentário:

Paulo Correia de Melo disse...

Parabens, Cora por comentar sua sua experiencia neste país tão exótico e contagiante, pois a cada vez que leio coisas sobre a India e seus habitantes fico mais apaixonado por este povo e seus costumes.

Parabens

Paulo Correia-Uberaba/MG