sábado, 31 de janeiro de 2009

Saree de A a Z

Saree!!! Porque nao escrever sobre o traje indiano mais famoso?

Espero conseguir tirar todas as suas duvidas sobre sobre saree neste post. Claro, estou limitada dentro dos meus conhecimentos de saree, que ainda nao sao tantos assim. ;)

O que eh?

Saree eh em um pedaco de tecido de 6,5 metros de comprimento (falei 9 em outro post... eh verdade, alguns chegam a 9 metros!) e (estou chutando) uns 1,2 metros de largura. Pode ser de seda, de algodao, chiffon (nao sei o nome em portugues) e outras misturas possiveis : seda com algodao, etc etc etc.

Como se usa o saree?

Para usa-lo, acompanha-se um petticoat, que eh uma saia de algodao colocada por baixo, que garante a “fixacao do saree”, ou seja, se coloca parte da largura do saree pra dentro dessa saia. E claro, nao podemos esquecer da choli, top usado por baixo tambem.

A blusa em geral eh feita com um pedaco do saree, que vem extra. Ou seja, ao comprar o saree, tem que cortar uma parte do tecido que eh destinada para a blusa e ir para o costureiro para fazer a blusa sob medida. Essa parte do tecido em geral eh diferente, se o saree tem duas cores, a blusa eh da cor menos predominante pra dar o contraste.

Curiosidade: antigamente, os sarees eram usados sem a blusa, imagino que a blusa foi introduzida com a chegada dos ingleses por aqui.
Quando se usa o saree?

Sempre. Casamentos, funcoes familiares, dia-a-dia e ate pra fazer faxina! Juro, a nossa empregada vem de saree trabalhar... hihihih O que diferencia cada situacao eh claro o tipo de saree, o tecido, os bordados, a maneira de amarrar... E tambem a classe social. Em geral, classes sociais mais altas so usam saree em festas chiques e casamentos. As mulheres de classes mais baixas, como a minha empregada, chegam a usar todo o dia, pra fazer compras, cozinhar, ficar em casa...

Entao na rua sempre eh possivel ver uma mulher de saree. Umas com sarees mais bonitos, de tecidos mais nobres e outras com sarees simples de algodao. Em compensacao, ir para um casamento e ficar observando os sarees eh um delirio pra mim... Ve-se de tudo, todas as cores (menos preto), bordados lindissimos, diferentes estampas... UAU!

Como se compra um saree?

Bom, ai ja escrevi um post so sobre isso quando comprei meu primeiro saree para o casamento do sul da India... ;) Voltem la!

Quanto custa um saree?

Tem de todos os precos. Todos mesmos. Acho que o mais barato deve custar 100, 200 rupias (em algodao) e tem mais caros com bordados e linhas de ouro que devem chegar facilmente nas 50 mil rupias! O primeiro saree que eu comprei, tipico do sul da India, de seda e cores fortes, saiu por 2500 rupias, tipo 100 reais e acho que foi caro. Depois comprei um saree estilo gujarati, vermelho e com bordados num mercado de rua e saiu 1000 rupias. Ai fui passada pra tras mais uma vez e paguei 950 rupias pelo saree azul do casamento norte indiano (argh!!) que era de uma mistura de seda com sei la o que (foi o que me disseram pra vender, mas duvido!). Por ultimo, comprei um de imitacao de seda que tinha uns desenhos lindos por 400 rupias.

E finalmente, como se amarra o saree?

Todo mundo enche a boca pra dizer que eh impossivel, mas na verdade nao eh tao dificil assim. ;) Claro que do jeito que eu amarro o saree nao fica impecavel... mas da pro gasto! Depois eh com a pratica que vem a perfeicao!

Outra coisa: tem 500 maneiras diferentes de amarrar o saree... a “sanfona” na frente esta presente em todos os modelos, mas a maneira de colocar o dupatta – parte que vem sobre a blusa – muda bastante... O modelo mais comum eh um que faz uma outra “sanfona” com o dupatta atras (o tecido envolve a frente e a parte solta fica atras). Tem outro modelo em que a sanfona vem pra frente. (A sanfona fica fixa porque se colocam joaninhas pra fixar.) Outro modelo nao tem safona nenhuma e que o tecido fica solto e se segura a ponta com a mao. Pra mim, esse modelo eh disparado o mais chique... ( modelo que estou usado nas fotos do casamento norte indiano) Tambem eh esse mesmo modelo que eh usado quando elas colocam sob a cabeca...
Bom, chega de falar de modelos, porque nem eu conheco todos... agora vou tentar explicar em palavras como amarrar o meu modelo preferido, mas juro que logo logo posto umas fotos com o passo a passo de como fazer (preciso de alguem como fotografo pra tirar as fotos enquanto eu amarro ;) ).

O primeiro passo eh o mais simples eh vestir a blusa e a saia. Quer dizer, a blusa talvez nao seja tao simples assim, porque eh tao apertada que talvez se necessite ajuda. ;) Em geral, a blusa fecha na frente, porque essa parte sempre fica coberta, enquanto as costas ficam a mostra (e nao costas sempre tem um detalhe, um bordado, etc).

Entao tem que pegar o saree pela parte do dupatta ( parte final do tecido e tambem geramente com um design diferente, tipo uma cor diferenre do saree, um desenho, etc) e medir duas vezes o comprimento de uma mao ate outra com os bracos abertos ( envergadura dos bracos) . Esse eh o comprimento que sera usado pra amarrar o dupatta que pode ser de todas as mil maneiras que eu falei.

Marcado este comprimento, se pega a outra extremidade do saree e se enfia a pontinha pra dentro do petticoat. Da uma volta na cintura e entao todo o tecido que sobrou dai ate aonde foi marcado o outro comprimento deve virar uma sanfona (dobra o tecido como uma sanfona) e ser enfiado pra dentro do petticoat tambem. A dica pra sanfona nao desmanchar eh prender com joaninha. Uma vez que se enfia a sanfona pra dentro, tem que enfiar todo o tecido em volta da cintura.

Pronto, pelo menos a parte de baixo esta ok! Pra fazer a sanfona, quem nao esta treinada precisa de ajuda... hihih alguem pode fazer sem problema nenhum (pra quem nao esta enrolada no tecido, eh facil enrolad de fora). As indianas tem uma tecnica brilhante de fazer a sanfona com a ajuda do dedao, dedo indicador e dedo do meio... Dificil de entender sem ver, enfim, eh essa geralmente a largura da sanfona; a distancia entre o dedao e o indicador esticados... Nao se atrapalhem em entender, juro que ja mando fotos!!!

Pra amarrar o dupatta do meu jeito preferido, basta pegar a parte que sobrou, enrolar pelo corpo subindo progressivamente (primeiro o tecido envolve a cintura, depois a costela e depois o peito) uma vez. Quando ja se deu uma volta com o tecido, coloca por cima do ombro e joga pra tras. Ai passa pelo lado oposto do ombro e tras a pontinha do tecido pra frente de novo. E essa pontinha que se segura com a mao.

Ufa! O saree esta colocado!!! Agora so falta o bindi que ja fica uma indiana perfeita!


Essas foram as perguntas e respostas que eu consegui pensar... Se voces tiverem mais alguma, deixem um comentario que sera meu prazer responder.

5 comentários:

Déia disse...

Affff, amiga, me perdi completamente. Resolver um circuito complicadíssimo da cadeira de eletricidade me parece mais possível...Mas estou amando ler seus textos, são simplesmente incríveis...beijo grande com muita saudade

Anônimo disse...

Estou testando a postagem de 2 comentarios que não chegaram.
Mel

Anônimo disse...

Deu certo!!! Quando li a palavra "joaninha" pensei:vou mandar um comentario.
Há anos que não escuto falarem em joaninha!!!
Sou gaucha morando no Rio há 50 anos. Tenho filha e netos gauchos, moram em POA. Passei rapido pela India há 40 anos. Peguei teu blog no da amiga Cora Rónai e já está nos meus favoritos.
Adoro seus textos.
Bjos
Mel

marcia andrade disse...

bem realmente é mesmo dificil vesti-lo, ja tive essa experiencia e foi muito agradavel, agradeço muito a explicaçao pois so quem gosta mesmo é que sabe realmente o carinho que temos por esta cultura :) é realmente uma cultura cheia de maravilhosas surpresas, tenho um fascinio enorme pelo país! e estava vasculhando na internet como comprar um saari e vejo este magnifico blog que aos poucos irei ve-lo de uma ponta a outra com um enorme carinho :) sou portuguesa, a minha mae é de africa e a minha bisavo é india :) nao tem nada haver com o país referido mas acredito que devo ter sangue indiano porque ninguem diz que sou portuguesa pelo o meu tom de pele, e digo que voce é lindissima e seria uma indiana linda da bollywood, um dia irei visitar a india nem que seja com 90 anos :) beijinhos e parabens pelo blog esta linidissimo eprenderei muito com ele. :)

Cora Migowski disse...

marcia adorei seu comentario
que continue assim apaixonada pela india!