sábado, 24 de janeiro de 2009

Brasil e India

Nao foi so a India que esteve presente no Brasil essa semana, com a estreia de “Caminho das Indias” na Globo. O Brasil tambem passou por aqui, quer dizer, pela minha vida nesses ultimos dias.

O primeiro evento foi o encontro com a Maira, paulista que tambem mora em Mumbai que encontrou meu pai e meu irmao em uma visita ao Amer Fort em Jaipur (enquanto isso eu e a minha mae estavamos perdidas em outros comodos do castelo). Meu irmao passou meu telefone pra ela e essa semana nos encontramos em Mumbai. Impressionante, em menos de meia hora, ja sentia a Maira como uma velha amiga. E interessante a maneira como o relacionamento com os nossos conterraneos muda quando estamos fora do pais. Nao sei o que exatamente acontece, mas a verdade eh que aqui na India, brasileiros e outros latinos sao como irmaos: temos uma visao parecida sobre a diversidade do pais, sentimos falta das mesmas coisas, nos questionamos as mesmas perguntas e claro, falamos a mesma lingua. ;)

Nos encontramos em Colaba, ja que ela mora no extremo leste da cidade enquanto eu moro no extremo oeste... Entao, ambas foram rumo ao sul (onde os dois extremos sao bem conectados com linhas de trem) e nos encontramos na frente da famoso “Cafe Leopold” quinta feira a tardinha. O encontro que era pra ser “brasileiro”, virou internacional, com a companhia da Vanessa, de Honduras mas que mora em Taiwan; do Jagdish, indiano que morava nos Estados Unidos e do Anjun, “indiano” que nasceu e cresceu em Dubai. Imaginem a confusao, quantos paises e quantas experiencias para dividir: Brasil, Honduras, Taiwan, China, India, Estados Unidos e Dubai!!!

Mesmo nessa diversidade toda, consegui trocar umas palavrinhas em portugues com a Maira sobre a nossa experiencia aqui... E mais uma vez surpreendente como as nossas impressoes sao parecidas. Mesmo a Maira sendo de Sao Paulo, eu do Rio Grande do Sul, ela das humanas, eu das exatas... as duas brasileirinhas na tumultuosa Mumbai veem as coisas de uma maneira bem semelhante. ;)

O segundo evento foi que, impulsionada pela curiosidade de ver como a “India” estava aparecendo no Brasil, surfando encontrei o blog da minha xara, jornalista, Cora Ronai (cora.blogspot.com). Ela recem tinha escrito um fascinante texto sobre a India e nao resisti em deixar um comentario... O comentario deu eco e recebi varios visitantes novos aqui. Alem disso, com a estreia da novela, as pessoas ja comecaram a procurar sobre India, casamentos indianos, sarees etc e acabam caindo no blog. Entao essa semana foi regada de visitantes de todo o Brasil, o que me deixa extremamente contente – quer experiencia melhor do que poder dividir suas historias com tanta gente?

Entao, para os visitante deste Brasil, para que a curiosidade que possa ser despertada com a novela tambem possa ser sanada rapido, peco pra que deixem suas sugestoes aqui: perguntas, ideias de temas para escrever, feedbacks... Aproveitem que enquanto a novela passa ai, tem uma brasileira aqui pra ver tudo de perto!

4 comentários:

Gisa disse...

Cora, gostei muito de ler sobre essa sua aventura de morar em Mumbai. E quando você diz como é interessante que quando encontramos brasileiros fora da nossa Terra imediatamente nos identificamos e nos "unimos"me lembrei de quando morei em Londres e tinha um grupo de amigos brasileiros. Nós nos auto-denominavamos "Os Naufragos". Porque é bem a sensação, nos agarramos uns aos outros porque um é a referencia de vida do outro.
Morei em muitos paises diferentes, de linguas e costumes diferentes dos nossos. Nada tão radical quanto a India mas ainda assim diferente.
Voltarei outras vezes.
Boa sorte nessa sua empreitada.
Abraços

. disse...

Oi Cora!! Acabo de ficar um tempinho na frente da tela, li todos os posts e estou maravilhada com a narração do cotidiano aí. Vou continuar acompanhando suas aventuras!
Felicidades e até mais!

Anônimo disse...

Olá!

Somos portugueses morando agora em Deli.

Descobrimos seu blog, porque somos amigos de sua xará Cora Ronái (morámos cinco anos no Rio!).

Pode-nos encontrar no facebook (Luís Castro Mendes). Um blog interessante (fechou já, mas tem boas matérias): avidaemdeli.blogspot.com. Jaipurianas também vale a pena ver.

Felicidades na Incredible India!

Luis e Margarida

Anônimo disse...

Cora, via a indicação do seu blog na Cora Ronai. Não vejo a novela, não, mas gosto de saber sobre as experiências de brasileiros que vivem em outros países. Gostei muito do seu blog e já adicionei nos meus favoritos.
Boa semana, um abraço
Luciana M.