quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Casamento "Norte" Indiano

Depois que voltei meio decepcionada do casamento em Bangalore, onde esperava tudo mais ou menos no estilo do filme “Monsoon Wedding”, na rua, com danca, colares de flores pendurados por tudo e pessoas muito arrumadas; todo mundo nao parou de me consolar dizendo que logo logo eu teria uma oportunidade de ir num casamento do Norte da India, que sao mais vistosos que os do Sul alem de mais divertidos. So pelo convite do Casamento do Anupam e da Sumati ja deu pra sentir que a comemoracao seria grande... tres convites:

Sexta a noite, recepcao no Taj (Rede de Hoteis de luxo aqui) , com dancas, drinks e janta;

Sabado a tarde, Tikka (pozinho que coloca no meio dos dois olhos, no sentido religioso), Mehndi (Henna) e Tel Baan (ritual que fazem no noivo) por parte do noivo, seguido de almoco;

Domingo de manha, a cerimonia em si, numa fazenda, seguida de almoco.

Desta vez nao tive o mesmo estresse do primeiro casamento, afinal, ja tinha as roupas (saree, lehnga e pulseiras combinantes), mas passeando em Delhi no dia do casamento vi um saree e nao me segurei... comprei! Misturei umas pulseiras que ja tinha, usei a mesma “peti cout” (saia de baixo) do outro saree e, acreditem se quiserem, enrolei o saree sozinhaaaaaaaaaaaa!!! Todo mundo enche a boca pra falar que eh dificil e nao sei mais o que, mas com uma explicacaozinha do carinha que me vendeu o saree a tarde, praticamente enrolei o saree sozinha!

A recepcao foi divertida, onde alem de fazer contato com varias pessoas interessantes – amigos do meu chefe e a maioria alumnis da AIESEC -, fui surpreendida por dancinhas e mais dancinhas apresentadas pela familia da noiva. Irmas, primos, primas... Uma gracinha ver o pessoal dancando... Claro, Bollywood!

Depois foi a nossa vez e mesmo cuidando com o saree ( vai saber ne, eu que enrolei, podia ser que ele “desmoronasse”! hihih) consegui dancar bastante!

O sabado foi pra mim o melhor dia. ;) Hennaaaaaaaaaaaaa, ou melhor, em hindi Mehndi!!! Cheguei e fui direto la... duas maos, dois lados... ai fiquei incapacitada o resto da festa, esperando a henna secar... nao podia pegar nada... tocar nada... acho que depois de uma hora e meia e arrisquei a comer... e pra completar, tinha uma carinha dando pulseiras que combinassem com a roupa... e outra carinha fazendo pulseiras de plastico... eu fiquei me tapiando com as outras criancinhas, mas no fim, sai sem a minha pulseira feita na hora... L em compensacao, levei varios conjuntos de pulseiras!!!

Neste dia, fomos convidados pela familia do noivo e a cerimonia era so com o noivo ... a noiva estava tendo uma cerimonia paralela, tambem colocando henna e tomando banhos e mais banhos de tempeiros, mas na casa dela. O tel baan eh um banho feito com turmeric – tempeiro amarelo – e oleo que esfregam no noivo... Pessoas mais proximas que participam do ritual, passando essa mistura no noivo.

Pra animar a festa, tinha um grupo de musica ao vivo e dancarinas vestidas com roupas do Rajastao... Nao eh que elas me pegaram pra dancar? Hihihih meio timida, mas fui...

O terceiro dia foi a celebracao do casamento em si, que foi realizado numa fazenda toda decorada com flores ... Nao prestei muita atencao na cerimonia, em compensacao, na roupa das outras mulheres... quase fui a loucura com os sarees, os lehngas, as joias, os xales que vi... No norte as pessoas sao mais extravagantes, bem diferentes dos sarees de seda lisos do sul.

O casamento fechou com um almoco ao ar livre... E sai feliz de ter visto um casamento em grande estilo!!


Comecando com as fotos de sexta a noite... a entrada do salao, eu e o Jagdish, meu chefe.

Na festa, pessoas da familia da noiva dancaram para os convidados... Bem interessante! Irmas, primos, primas... ate criancinhas!



Eu e a noiva! Ela estava em um lengha, traje usado bastante no Norte da India. Lehnga significa saia e pode ser feito de diferentes tecidos e ter diferentes trabalhos. No caso do dela, eh de seda.



Nao me aguentei com as florzinhas... Nao parei de tirar fotos! Quero o meu casamento assim tambem! Ai ta uma amostra das milhares de fotos que tirei!


Dia 2: fui direto para a Henna! E fiquei o resto da festa praticamente incapacitada... hihih so esperando a henna secar!


Tel Baan: ritual feito com o noivo... tem varios significados, so lembro da parte de tirar as coisas ruins... isso eh uma mistura de turmeric, tempeiro amarelo, com oleo.


Danca do Rajastao para animar a festa!


Dia 3: Olha os noivos!!!


Meu lehnga reciclado: com o friozinho de Delhi, precisei um xale emprestado!


Os noivos: enfim, casados!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

as fotos tao iradas
bj

lucas

Daniel e Júlia disse...

oi cora!! bah fazi tempo que nao visitava teu blog! desde que entrei de férias na unb e vim pro sul nao tive mais tempo de ler teus post!! mas hoje fiz um intensivo!! hehehehe. achei muito lindas as fotos do casamento!fiquei feliz de saber que tu estas num trabalho que te inspira mais e tb gostei de saber que tu estas explorando mais a cidade... e a visita dos teus pais? espero que tenha sido bem divertida!
e no mais tudo bem? depois me manda um email contado das outars novidades... ehehehehehe
por aqui tudo certo tb, estou de férias e tudo na mesma...
bjooos e saudades
julia

Carlos P disse...

oieeee! Nossa, as fotos sao lindas!!!
Carlos Peralta
Fiz um blog tb: http://engperalta.blogspot.com

morrismonch disse...

Increíble que no se te haya caido el saree ji ji ji La verdad, es que ya me estoy imaginando cómo será tu boda... INCREÍBLEMENTE BELLA. ¿Sabes que me encantó de tus fotos? Las telas tan brillantes y coloridas; la foto donde estas sentada en un sillón, se me hace super bonita. Es que hasta parece que cada cosa es hecha con el más mínimo detalle...

Cora disse...

Gozado, de sari você fica com cara de indiana. Se me mostrassem a foto, eu nunca imaginaria que é uma brasileira...