sábado, 17 de janeiro de 2009

Mumbai Experience


Depois de quase 5 meses em Mumbai, ja estava na hora de falar mais sobre a cidade. Importante saber que a cidade eh uma peninsula formada pelo aterro em volta de 7 ilhas e que, diferente de outras cidades da India que cresceram em volta de cidades sagradas ou rotas comerciais, Mumbai foi criada para servir interesses dos comerciantes britanicos.

O fato de ser uma peninsula, facilita muito mais a orientacao na cidade, que eh praticamente dividida entre Norte e Sul. No mapa ao lado, eu marquei a minha casa, no Norte, ou tambem chamado suburbios, Goregaon, e o meu trabalho, Sul de Mumbai, em Colaba. Nao sei se a ideia de distancia fica claro no mapa, mas isso representa 30 km. A linha de trem que vai de Goregaon ate Churchgate eh a linha da cidade que eu conheco: Andhrei, Bandra, Dadar, Mumbai Central... O que fica mais para o leste, ainda eh bem desconhecido pra mim (nao imagino que esteja perdendo alguma coisa). A diferenca entre o norte e o sul de Mumbai eh clara, o norte eh mais caotico, mais lotado, mais sujo e o sul eh um pouco mais organizado, com calcadas, transito um pouco mais ordenado, predios antigos e bonitos, etc.
A regra nao eh exatamente essa, mas quanto mais ao sul, mais caro fica pra morar. Nao falo nem so em acomodacao, ate mesmo as frutas em Goregaon sao mais baratas do que em Colaba.
Mas o interessante deste post nao eh a geografia da cidade... E sim as "25 Mumbai Experiences", experiencias que fazem parte da cidade. E la vamos nos:

1. Por do sol em Marine Drive (foto no outro post com a minha mae)

2. Tirar uma foto no Gateway of India, ao mesmo tempo espantando vendedores de Balao Gigante

3. Barganhar/Pechinchar em Colaba Causeway

4. Ser figurante de Bollywood

5. Ver um filme de Bollywood no dia da estreia

6. Pegar um trem na hora do Rush onde um compartimento leva 400 pessoas e so 100 delas sentadas

7. Se perder para achar um endereco – ja que na India nao existe nome de rua e numero de casa, so “landmark”

8. “Passear” perto de uma estacao de trem a tardinha – abarrotada de gente

9. Andar na porta, meio pendurado, de um trem vazio - vendo a cidade a cidade passar

10. Tomar “garam chai” (cha quente) na rua e ficar em volta conversando

11. Tomar um cafe no Cafe Coffee Day, Barista ou Costa Coffee

12. Sentir os efeitos da poluicao em tudo – desde po ate nao ver o sol

13. Odiar ainda mais pombas – que cagam por tudo!

14. Shopping em Andheri Station; ou qualquer outra Station

15. Comer “ Pav Bhaji” (pao com legumes) em Juhu Beach

16. Ir a um restaurante legal em Bandra

17. Ficar preso no transito

18. Ser “cortado” – no transito, nao ha preferencia

19. Viver um festival - com gente de todo pais e de todas religioes, aqui se comemora tudo

20. Almocar “tiffin” (marmita) no escritorio

21. Trabalhar no sabado – aqui quase todo mundo trabalha, menos eu!

22. Comer “chaat food” (comida de rua)

23. Comprar legumes e frutas na rua em especies de camelos

24. Ver sequelas de ataques terroristas

25. Falar “Indian English” – trice, only no final de cada frase, etc
Se tiveram qualquer problema pra entender uma das Mumbai Experiences, deixem um comentario que eu explico no proximo post!

4 comentários:

Igor Czermainski de Oliveira disse...

Cora!

Tudo bem? Lembra de mim? haha

Ficas até quando na Índia?

Não conhecia teu blog, mas ele é excelente! Também estou sonhando com uma experiência indiana, tentando um estágio em Mumbai, na IL&FS. =)

Por enquanto, to aqui congelando nos alpes franceses.

Olha meu blog (igoralpino.blogspot.com)! Beijo!

morrismonch disse...

¡Qué horror! ¿No usan direcciones? ¿Cómo llega el Post? Loco, eh! Se me imagina como Costa Rica, ¿Recuerdas que nos contaron que tampoco usan?
Bueno, igual todavía tengo ganas de ir... ji ji ji

Besos,

Anônimo disse...

Corinha,que liindaa!!

Que saudade,guria!Adorei teu blog,fotos belissimas.
Ja recebeu proposta para estrear algum filme em Bollyood?
hehe...com estes olhos...
keep in touch,linda!
Beijinhos da tia Nate

Paulo F. Perizzolo disse...

Nao entendi o numero 7, Cora!
Como uma cidade daquele tamanho sobrevive sem criterios de organizacao como "nomes de ruas", por exemplo?