quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mumbai's clicks

Dias atras foi a vez das palavras; agora sao imagens que serao utilizadas pra descrever um pouco mais da vida em Mumbai...

Por do sol, Gateway of India, 6pm


Parece dificil de acreditar que Mumbai tenha algum angulo bonito... mas ai esta, por do sol visto de um barco a vela, proximo ao famoso ponto turistico Gateway of India. Tirei essa foto num passeio que fizemos na semana passada, quando, velejando apenas alguns quilometros da costa, ja deu pra sentir uma paz incrivel... Nenhum ruido da cidade, so a sua vista de longe. O maximo!
Noh no transito, Bandra, 5 pm (final de semana)

Importar notar que tirei essa foto num final de semana (durante semana seria algumas vezes pior que isso). Da pra perceber o noh que se formou? Um carro querendo dobrar pra um lado, um rikshaw pra outro; outros querendo seguir reto, alguns querendo dar a volta... enfim, bem-vindo ao trafico indiano! Onde NAO HA regra, tudo eh possivel!

Chaiwhalla, Bandra, 4pm


Importante os interessados na India aprenderem essa palavra: whalla. Significa alguem que faz alguma coisa. Nesse caso, chai eh cha, entao Chaiwhalla eh o cara que faz ou serve cha. Esses estao espalhados pela cidade inteira, vendendo um cha bem doce e com bastante leite. Nao ha multidao que nao se forme em volta, conversando e tomando o cha por 3 rupias (12 centavos) e a qualquer hora do dia.

Paanwhalla, Juhu, 3 pm

Agora que ja aprenderam a palavra, so preciso traduzir Paan. ;) Paan eh essa folha embrulhadinha que voces veem na foto e paixao nacional. Paan eh preparado com um xarope bem doce, coco, nos moscada, “limestone” (a traducao eh calcio?) e nao ha indiano que nao ame mascar e mascar e mascar paan. Eu ja experimentei, mas devo confessar que a ideia de comer uma folha nao me agradou muito (uma folha que esta muito mais pra folha de arvore do que alface!). Doce e crocante, eh isso que posso dizer. ..
O nosso amigo tambem vende cigarros avulsos e umas gororobas que os indianos gostam de mascar (as embalagens penduradas).

Taxi, Crawford Market, 2 pm



Acho interessante “o momento” que foi clicado; taxista esperando o proximo cliente. Se eu quisesse pegar o taxi, teria que chegar ali e perguntar: “Churchgate chalega?” (Vamos para Churchgate?) e ele balancaria a cabeca pra dizer sim ou pra dizer nao, mas de maneiras sutilmente diferentes. Sim, aqui tem que perguntar pros motoristas se eles querem te levar pra onde quer que seja... um absurdo! Se eh muito perto ou muito longe, em geral se tem problemas... Mas como tudo na Incredible India, a gente acostuma, eh ja me vi pedindo “Please, please” pra um que outro quando nao concordam diretamente em me levar ao meu destino. ;)

Churi shop, Malad, 3pm


Meu delirio! Churi eh pulseira em hindi e o indiano que aparece na foto ja virou meu amigo, de tanto que eu ja fui la. Essas lojas estao espalhadas pela cidade inteira, mas alem de me atenderem muito bem nesta loja, acho que eles tem pulseiras lindas e que o nosso amigo – esqueci o nome dele, mesmo depois de perguntar varias vezes – faz combinacoes incriveis: basta dizer uma cor ou mostrar a roupa que se quer combinar que sai magica.

Contraste, Malad, 5 pm



Nenhuma novidade para os brasileiros essa foto... Tambem vemos alguns destes constrastes no Brasil, embora geralmente as favelas sejam mais isoladas. Aqui nao; as favelas e os apartamentos de elite vivem muito proximos e em forma de simbiose, onde a favela oferece aos ricos mao de obra barata como empregadas, cozinheiras, motoristas, etc... Dharavi, considerada a maior favela da Asia, fica bem no meio de Mumbai, entre Bandra e Dadar, dois bairros considerados bons para morar.

Dhabbawhalla, Colaba, 1:30pm


Dhabba eh a marmita ou “tiffin”, em ingles. Nessa foto, a marmita sera entregue pelo dhabbawhalla ao escritorio do dono, depois de ela ter sido preparada em casa pela sua esposa. Em Mumbai, o sistema de entrega das marmitas eh tao bem organizado e estruturado (com um erro em nao sei quantos mil) que ate Standford ja resolveu estudar. Eles usam um sistema de cores, pontos, sei la; so sei que a marmita do vegetariano jainista nao chega na mesa do carnivoro rajput hindu.

Bhajiwhalla, Dadar, 6 pm


Nao sei se realmente se fala bhajiwhalla para descrever o vendedor de verduras, mas ja que aqui tudo tem um whalla e sabendo que bhaji eh verduda, resolvi arriscar. Vendedores de verduras e frutas tambem estao por toda a parte, mas mais concentrados nos suburbios, em ruas principais. As verduras que se encontram sao lindas, juro que quando olho morro de vontade de cozinhar: tomates vermelhinhos, quiabos verdinhos, beringelas roxinhas... yummy yummy... pena que a minha cozinha eh um desastre!!

Onibus, Goregaon, 10 am


Esse eh o onibus que eu costumava pegar. E bem decentezinho quando a lotacao eh correta, mas pega-lo em horas de pico eh uma experiencia pior que a dos trens: no que o onibus para eh uma correria pra -porta e um empurra – empurra geral e nao tem compartimento so para as mulheres... ufa, ainda bem que ja passei dessa!

Indianos a toa, Nariman Point, 5pm


O que eles estao fazendo ai nao me perguntem porque tambem nao sei! Podem ser pescadores, ter um barquinho, mas tambem podem estar muito bem a toa por ali. A quantidade de indianos que a gente ve a toa na rua eh incrivel: em volta de chaiwhallas, em volta de banquinhas de comida, atirados num canto dormindo... E muito indiano por tudo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Cora,
Tudo bem?
Sou jornalista e estou com uma pauta sobre casamento indiano. Achei muito interessante como abordou o tema no seu blog. Gostaria de saber se está interessada em participar da matéria. Posso enviar algumas perguntas para você?
Fico aguardando seu retorno.
Atenciosamente,
Vanessa Guimarães
Ponto dos Noivos
jornalismo@pontodosnoivos.com.br
www.pontodosnoivos.com.br