terça-feira, 27 de janeiro de 2009

E da-lhe Bollywood!

Tres horas, tres horas e meia... Essa chega a ser a duracao de um filme de Bollywood. No meio da trama, sempre um romance, cancoes inteiras com os atores cantando e um fundo colorido, cheio de dancarinos e passos ensaiados. Definitivamente, os filmes de Bollywood sao a maior fonte de entretenimento dos indianos. A propaganda inicia muito antes do filme estrear, com o lancamento das cancoes – que comecam a aparecer no radio, em canais de musica e etc ate mesmo um mes antes da estreia – e tambem com a publicidade intensiva em banners, posters etc espalhados pela cidade. Comenta-se tanto sobre o filme antes, que mesmo que a India nao fosse superpopulosa, eu nao me surpreenderia com as multidoes que enchem os cinemas no dia da estreia.

O tema Bollywood veio a tona porque foi com Bollywood que me distrai este final de semana. Ontem, dia 26 de janeiro, foi feriado, dia da Republica (quando a Constituicao entrou em vigor, dia 26 de janeiro de 1950, tres anos apos a Independencia em 15 de agosto de 1947). Contando que era segunda feira, proporcionou um feriadao aqui. Ja que feriadoes sao super raros; nao pela falta de feriado, mas por ninguem “enforcar” o dia entre o feriado e o final de semana ( isso vale uma discussao... indianos trabalham muito! Maioria das empresas no sabado, empregadas todos os dias, enfim, voltarei a comentar isso mais tarde! ) Enfim, ha semanas nos estavamos ansiosos com o feriadinho. A maioria dos trainees estava organizando uma viagem para Goa; eu nao me animei muito porque alem de ja ter ido pra Goa, ninguem que eu tivesse muuuuita afinidade estava indo... Preferi esperar para saber quais seriam os planos do Saumitra e do Sandeep. Indianos tipicos, deixaram ate o ultimo minuto pra decidir; e em ambas programacoes eu nao estava incluida: Sandeep resolveu visitar a familia em Delhi e Saumi resolveu ver uns amigos em Bangalore.

Resumindo a opera, fiquei os 3 dias solita em casa – o que pra mim eh muito estranho, desde que cheguei aqui, no pais das multidoes, nunca passei uma noite sozinha. Ai o remedio foi da-lhe Bollywood!

Pra quem nao acredita na sua potencia, Bollywood eh considerada uma das maiores industrias cinematograficas do mundo e ja esta conquistando fas mundo afora (ouvi falar que em Londres ja se tem facil acesso aos filmes).
Ver o mesmo artista estreiando em 3 filmes diferentes ao mesmo tempo eh normal, mesmo com tres roteiros pra decorar e sets no exterior, que dao aos filmes cenarios nos Alpes suicos ou em praias australianas.
Beijo na boca??? Nem pensar! Se chegar a acontecer, eh um selinho... As dancas pode ser ate bem sensuais, mas pra garantir a aprovacao do publico conservador indiano - onde demonstracoes de carinho entre casais em publico nao sao bem-vindas -, os romances nos filmes sao extremamente comportados.
E pra quem pensa que na India basta saber ingles que tudo bem, se engana... alem de ter as dificuldades do dia a dia ao negociar com um motorista de rikshaw, pedir informacoes na rua e comprar em mercadinhos, quem nao fala hindi nao entende os filmes (no cinema nao tem subtitulos). A solucao que eu encontrei eh sempre ir acompanhada de um indiano ao cinema, para que ele possa me dar um resumo do que esta acontecendo. Mas depois de 5 meses aqui; ja pesco bastante: alem de saber algumas palavrinhas em hindi e de entender pelo contexto, pequenos dialogos sao tidos em ingles - o que tambem acontece no cotidiano, onde palavras inglesas sao facilmente incluidas numa conversa em hindi.
Mas pra encerrar o post, vou fugir um pouco de Bollywood e recomenda-los um filme que esta mais nos padroes ocidentais: "Slumdog Millionaire" conta a historia de um menino da favela e que consegue ganhar o premio maximo num desses programas de TV "O jogo do milhao" respondendo corretamente as todas as perguntas. E levado para a policia porque como pode um favelado que sequer frequentou a escola responder todas as perguntas? A verdade eh que todas as perguntas estavam relacionadas a algum momento da vida dele e isto eh mostrado no filme de uma maneira bem interessante. O filme ja tem 10 nomincoes a Oscar - varias relacionadas a musica, tem uma trilha sonora fantastica - e a maneira como ele mostra a realidade, a pobreza, a sociedade aqui, eu consideraria esse filme como o "Cidade de Deus" indiano.
Pra quem gosta de ler, sugiro o livro em que o filme foi inspirado, que eh fantastico, com uma leitura viciante e que mostra muito da cultura e da sociedade indiana: "Sua Resposta vale um Bilhao" de Vikas Swarup (versao em portugues).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Cora!
Comecei a ler seu blog,após ver indicação de sua xará Cora Ronai.E nos momentos de folga, aqui no trabalho, dou uma espiadinha!
Quanto a proximidades das favelas com a cidade,você já veio ao Rio de Janeiro? Creio que aqui, elas são mais próximas ao prédios que em Mumbai.
Tchau!
Marcelo Macedo