quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Enderecos na India

Para responder o comentario do Paulo, vale um post! ;)

O meu primeiro choque quando eu cheguei em Mumbai foi em pensar como eu me localizaria na cidade. Levei dias, protegida pelo Ajay e pela Seema (indianos que foram a minha”familia hospedeira” por duas semanas), ate sair sozinha pelas ruas de Mumbai. E naquela epoca, eu ainda nem sabia o quao complicado era achar um endereco... Tinha medo de me perder porque a cidade foi construida de uma maneira nada planejada, onde ruas dificilmente sao sempre paralelas e quadras raramente quadradas... Na verdade, antes mesmo de chegar aqui, ja estava desconfiada do sistema de enderecos daqui: curiosa, fui no Google Maps varias vezes pra tentar achar o escritorio que ia trabalhar, e sempre foi um trabalho fazer o Google reconhecer o endereco.
Para acabar com o misterio, existem nomes de ruas sim. O problema que so para ruas muito principais e acaba que as ruas em voltas das ruas principais levam o mesmo nome... Pra piorar, em vez de ter os numeros bonitinhos como a gente, em ordem crescente, impares por um lado, pares por outro, aqui NAO TEM NUMERO DE CASA! Se alguma casa ou edificio tem numero, eles sao completamente aleatorios. Aqui sao usados os nomes dos edificios... Tipo, meu endereco eh:
A 102 Wing Galaxy Classique MG Road
A MG Road (leia-se, em sotaque indiano emi jiii rold) eh a rua principal perto da minha casa e ela nao eh nada pequena. Galaxy Classique eh o nome do Edificio. Entao imaginem voces, no comeco da MG Road, com um nome de Edificio e sem nenhuma referencia ( porque as casas nao tem numeros) se esta se aproximando ou se afastando do objetivo. A coisa comeca a funcionar quando eu digo que “ close do Rosary Church”, que eh uma igreja que tem aqui perto. Mas a unica solucao e “gastar o seu latim” (ou melhor, HINDI!!) e morrer perguntando para as pessoas em volta onde fica o tal do “Galaxy Classique”.

Eu demorei ate me adaptar a esse sistema... O estresse aumenta quando se esta num rikshaw ou taxi; eles sempre vao dizer que sabem o endereco... e quase nunca sabem! Ai chegando perto do lugar comecam a perguntar pra um pra outro... E indiano eh tao solicito que nao consegue dizer “nao, nao sei”, eles respondem, mesmo que seja o endereco errado... ai ja viu, voltas e mais voltas!!
Agora eu ja me adaptei e se nao tenho nocao nenhuma do lugar onde estou indo, apelo pro Google Maps. O engracado eh que nem o google maps acha os enderecos que eu quero, ai eu tenho que fazer um tipo “onde esta o wolly” no mapa pra tentar achar o meu destino. Com uma ideia da localizacao, fica mais facil chegar ate la e saber quem esta dando as informacoes corretas.

Pra resumir a opera, Mumbai funciona com “Landmarks”. Uma vez que se sabe o bairro (Goregaon, Colaba, Cuffe Parade, Worli, etc) tem que saber o “Landmark”: “opposite to Hotel Sagar”, “close to Coffee Cafe Day”, “very close to Bembos”, etc.
Outra coisa: nao da pra confiar muito nos indianos em termos de “close”, “very close”... pra mim, very close eh do lado, pra indianos, very close pode ser ate 5 minutos caminhando... hihih Enfim, so estando aqui e dando tempo ao tempo pra se achar nesta cidade!!!
Pra diversao, alguns enderecos de Mumbai:

Kamla Bhavan (nome do predio), Nr Old Bahar Cinema (Landmark que ninguem sabe, eu me perdi pra chegar la), Andheri East (bairro de Andheri, lado leste a estacao de trem)

Ground Floor, Jivan Kiran (nome do predio), 558-A (numero que nao sei pra que serve, porque tambem ninguem sabe) SV Road (rua que eh enorme) Bandra West (bairro de Bandra, lado oeste a estacao de trem) Close to Train Station (esse “close” foi pegar um rikshaw e gastar 10 rupias, ou seja, no minimo 1,5 km de distancia da estacao!!!), after Bembos (foi o que salvou a patria... uma vez nesse Bembos fui caminhando e achei o tal Jivan Kiran!!)

4 Apna Ghar(Edificio), SBS Road ( ninguem sabe o nome dessa rua e eh a principal de colabaaa!! Todos chamam por Colaba Causeway), Colaba (Bairro) close to Cafe Coffee Day ‎(mais uma vez, a salvacao)

4 comentários:

Domartello disse...

Parabens pelas palavras ,relatando tuas experiências de vida.Um forte abraço,bjos.
Carlos.

Sonia disse...

Parabéns pelo blog e pela experiência maravilhosa pela qual você está passando. Cheguei aqui através do blog da Cora Rónai.

Anônimo disse...

tb vim visitá-la, a partir do blog de sua xará Rónai.

Li tudo, do primeiro ao último post, um só fôlego.

Vocês, moças-Cora, são muito especiais.

Obrigado!

Heliana disse...

Vim parar aqui, assim como o Tom, a partir do blog da Cora Rónai. E assim como ele, adorei!