terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Poluicao para todos os 5 sentidos

Depois de eu ir para um medico e ele diagnosticar que a irritacao nos meus olhos eh devido a poluicao de Mumbai (faz dois meses que eu tenho me incomodado com os meus olhos, que seguido aparecem vermelhos...), claro que eu nao podia deixar em branco e nao comentar sobre isso no blog. Ja trabalhei em laboratorios quimicos, planta petroquimica e nunca tive nenhum problema... Foi aqui, trabalhando em escritorios e pela primeira vez nao exposta a produtos quimicos que tive que enfrentar irritacao nos olhos! Impressionante! Tinha que ser a poluida e mega poluida Mumbai!!

Bom, aqui o efeito da poluicao eh CLARO. Nao so pelo lixo que se ve jogado nas ruas ou pela barulho interminavel que se escuta na cidade, mas tambem pela linha do horizonte que as vezes nao se ve devido ao intenso fog (nevoa de poluicao). Lendo um guia Lonely Planet (Editado em 1999), descobri que um estudo realizado pela Organizacao Mundial da Saude colocou Mumbai entre uma das 15 cidades mais poluidas do mundo. Sei que esse dado ja esta desatualizado, com mais de 10 anos, mas se naquela epoca o estudo ja apontava que respirar o ar de Mumbai equivalia a fumar 2 macos de cigarro por dia, devido a teores de dioxido de enxofre, nitrito e particulas suspensas; nao quero nem imaginar quantos “cigarros” eu deva estar fumando hoje.
O efeito desse ar eh visivel em tudo: nos moveis que ficam bem empoeirados com menos de uma semana sem limpar, na secrecao do nariz que sai preta e nao amarelinha, nos olhos dos usarios de lentes que secam mais. Por incrivel que pareca, mesmo sendo menor, Nova Delhi eh uma cidade ainda mais poluida!!! La ate as arvores sao marrons ja que as particulas suspensas chegam a se depositar nas folhas.

Segundo a mesma pesquisa, dois tercos dessa poluicao vem da emissao de veiculos enquanto o resto vem de industrias mal regulamentadas e incineracao de lixo. Quanto a poluicao pelos veiculos aqui, nao eh de se impressionar, com veiculos antigos, catalisadores raros (que sao usados nos carros pra reagir alguns poluentes em substancias menos nocivas) e combustiveis ruins, gerando uma queima incompleta cheia de fuligem e monoxido de carbono.
Mas nao vamos parar por ai: Mumbai eh campea em todos os tipos de poluicao. Na sonora, temos buzinas irritantes o tempo inteiro, motores barulhentos de caminhoes e triciclos, e mais todos os “sons” que se possa imaginar numa cidade com mais de 17 milhoes de habitantes: criancas gritando, senhoras fofocando, sinos de templos e igrejas, “cantorias” de mesquitas chamando seus fies (Azan) e por ai vai...

Tambem ha a poluicao ambiente, ou nao sei como melhor posso chamar a poluicao das ruas, com lixo, fezes e sei la mais o que espalhado pela cidade. Encontrar “lixoes” a ceu aberto aqui eh uma atividade simples, pode ser desde pequenos ate grandes, desde em bairros pobres ate ricos. O senso de limpeza da rua, de nao jogar lixo no chao eh algo quase inexistente aqui. Ate amigos meus (ou seja, de nivel) jogam lixo no chao sem perceber. Os milhoes de indianos que frequentam os trens por dia tambem fazem questao de deixar a sua pegada: o proprio trem eh cheio de lixo embaixo dos bancos. Nao preciso nem comentar nos trilhos do trem, que com favelas proximas juntam muuuuuita “materia organica” ja que sao milhares os indianos que usam o caminho do trem (nao exatamente os trilhos, mas a borda) como banheiro todas as manhas – parece mentira mas da pra ver ao do trem de manha muitos e muitos virem com a maior naturalidade e fazerem o seu “numero dois” ai mesmo, com plateia atras, favela, e na frente, trens.

E nao para por ai... ninguem pensou no esgoto? Claro que muito do insuficiente sistema de esgoto eh descartado diretamente no mar, sem nenhum tratamento. Esses dias ouvi uma historia que nao consegui acreditar: duas irlandesas foram pra praia, Chowpatty Beach (sul de Mumbai, mas nao muito diferente das fotos de Juhu beach que ja postei), achando que era praia “praia”. Ai entraram no maaaaaaaaaaaaaar!!! Na mesma hora apareceram “pontinhas” marrons pelo corpo delas... ecaaaaaaaaaaa!!! Bom, nem quis saber do resto...
Pra mim, Mumbai parece sem solucao... E tanta gente, tao pouco espaco e a cultura tem que mudar tanto... mas nunca se sabe... vamos torcer por Mumbai!

2 comentários:

morrismonch disse...

Agh!Qué asco! YIKES... Nao Cora, isso das praias nao gustei para nada.

Increíble que las aguas negras vayan al mar. Es un foco de contaminación ENORME.

Did you dare to swim there?

Acerca de la contaminación, ay bueno... para mi, viviendo en la Ciudad de México, no creo asustarme para nada ji ji ji

Daniel e Júlia disse...

Que bécks!!! hehehehehehe, deve ser muito nojento! E só de pensar nas várias feiras de ciência do aparecida que a gente fez sobre poluição, lixo etc!! Corinha, acho que tu deve aproveitar essa experiencia passada e fazer uma campanha: Clean Mumbai!!! hehehehhe
bjooos e saudades