quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Train Experience Again

Eu sei que ja escrevi um post so sobre os desafios de se locomover por Mumbai atraves do sistema de trem – Suburbs to Downtown and Downtown to Suburbs – , mas ontem quando vi a Salma ter a sua primeira experiencia de trens lotados, achei que o post estava incompleto. Nao expliquei como eh exatamente a experiencia de estar espremida dentro de um vagao e ter que sair na proxima estacao. Ontem ao ver a coitadinha ter que enfrentar isso sozinha, nao conseguia parar de rir... (eu iria descer duas estacoes depois)

Geralmente, a primeira experiencia de sair de trens lotados eh tida com um indiano amigo, ai a gente tem uma ideia de como funciona. Mas pra coitadinha da Salma, ela teve que enfrentar sozinha. Me perguntou: “Cora, como eu vou sair daqui?” E eu “Vai cutucando e perguntando pras pessoas se elas vao descer em Andheri. Bem simples, so fala “Andheri? Andheri?” “. Ela foi. O trem nem tinha parado ainda e ela ja estava pedindo socorro: “Cora!” (ah, esqueci de explicar, estavamos viajando sentadas enquanto o trem ia enchendo, enchendo, enchendo).

Eu nao conseguia parar de rir. Chega a ser engracado ver alguem passando por essa situacao... hihih quando o trem finalmente parou foi aquela avalanche... e ai , antes mesmo de todas (sim, estavamos num compartimento feminino) sairem as que querem embarcar ja comecam a empurrar pra dentro e a Salma que era uma das ultimas a descer, teve que enfrentar a mare contraria tambem. Ai quando ela finalmente saiu sa e salva da aventura, veio falar comigo na janela: “Meu Deus, que isso, que isso, (meio rindo, meio ofegante)... Tem que escrever no blog!!!“ hihihih Sim, claro, eh aqui estou eu.

E realmente, fui checar no post antigo e vi que nao tinha escrito exatamente sobre isso: como sair do trem quando esta lotado... eh horrivel, tem que ficar se expremendo e perguntando pra pessoa da frente se ela vai descer nessa estacao. Se nao, tem que de alguma maneira trocar de lugar com essa pessoa. Ai quando o trem para ... parece uma boiada descendo... impressionante, parece um bando de animais e nao gente... hihihi ai ainda tem as que querem entrar, as que param na tua frente ao descer do trem (ao inves de sair do trem e depois sair do caminho!!), enfim, um desafio e tanto para uma pessoa normal mas ja uma rotina para milhares de indianos...

No compartimento misto, of course, eh muito pior. Ficar se esfregando em homens de todos os tipos, eu hein? Se eu estou em compartimentos mistos eh sempre porque tenho um amigo homem me acompanhando que na saida fica atras de mim pra me proteger e ajudar a empurrar pra fora. Em compensacao, embora o compartimento misto seja mais lotado, tenho a impressao de que os homens sao bem menos agressivos que as mulheres. No compartimento feminino, seguido se escuta brigas entre elas, reclamando que uma puxou o cabelo da outra e etc.
Enfim, dei muitas gargalhadas vendo a Salma ontem, mas depois quem tambem teve que enfrentar a “boiada” fui eu. ;)

4 comentários:

morrismonch disse...

Andheri significa: baja en la siguiente estación? or what does it mean?

Oye y me recordaba de un blog donde escribiste que cuando mueven la cabeza como diciendo SI significa NO y al revés...¿Es cierto?

Cora Migowski disse...

Andheri eh o nome de umas das mais famosas estacoes aqui. Falo bastante de Andheri no blog. ;)

Na verdade, quando movem a cabeca pode significar sim e nao. There is a slightly difference.

Anônimo disse...

Oi Cora ! sou mãe do Lucas que tambem esta ai em Munbai, me divirto lendo as coias que vocês escrevem sobre essa cidade...vejo sempre seu blog porque o meu fiiiiilho é muito ^"econônico" nos relatos kkkkk
beijo
Núbia

Cora Migowski disse...

Oi, Nubia!
O lucas realmente eh muito economico pra contar as empreitadas por aqui... mas nao pense que eh so ele nao, em geral, homens nao falam/escrevem tanto! hihih minha mae tinha a mesma reclamacao do meu irmao quando ele estava viajando.
Bom saber que estas curtindo as historias. Aceito tuas sugestoes tambem se tiveres qualquer curiosidade...
Abraco!!