quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Suburbs to Downtown and Downtown to Suburbs

Com a ideia de dar mais trafico ao blog e tambem garantir que outras pessoas que nao me conhecem se interessem pelo blog, resolvi criar um novo tipo de post: curtinhos e com um unico tema, de maneira com que eu possa escrever seguido sobre diversos assuntos. Claro que no meio os posts looooongos, falando das minhas aventuras por aqui, voltarao. Mas em ordem de dar uma agitada no blog depois de tanto tempo sem escrever, resolvi adotar esse estilo ( sim, agora estou ficando profissional no assunto, a minha vida esta cercada de blogs: Blog da Erica sobre a experiencia dela aqui, Blog do Sandeep sobre terrotismo, Blog da HaraBara sobre “going green”, Blog de umas amigas do Jagdish – meu novo chefe -, etc etc etc... )

Pra comecar, nao vejo tema melhor que : TREM!!!

Desde que comecei a trabalhar no sul de Colaba, nao paro de pensar numa melhor estrategia para tornar a experiencia de viajar de trem um pouco menos estressante... Nao sei exatamente o numero de pessoas que faz esse percursso de Norte ao Sul de Mumbai de manha e de Sul ao Norte a noite... Mas numa cidade do tamanho de Mumbai, com mais de 17 milhoes de habitantes, imaginem que este numero nao eh pequeno... E claro que o numero de trens nao comporta essa galera toda... Nao eh que a frequencia nao seja alta, mas realmente nao tem como acomodar tanta gente... Resultado: nos horarios de super pico, que depois dessas minhas duas semanas de experiencia eu imagino que seja entre as 8:30 e as 10:15 da manha, os trens sao abarrotados de gente, gente pendurada na porta e gente espremida dentro (sem contar uns que vao no teto do trem – certo eles, deve ser o lugar mais fresco e agradavel pra viajar).

Pra completar, sao muitas as variaveis que entram neste “problema de otimizacao”(resgatando as minhas raizes na engenharia, sentiram?): Trem lentos, trem rapidos (que param em menos paradas), first class, women’s compartment, first class pra mulheres, rush hour... Sei que desde o primeiro dia que comecei essa funcao de pegar trem, nao paro de analisar tudo, tentar encontrar o melhor horario pra vir, melhor compartimento pra viajar, melhor trem pra pegar...

De manha tentei chegar mais cedo e mais tarde... E o problema eh que cada trem tem vagoes diferentes, ora a primeira classe eh aqui, ora a primeira classe eh ali (na plataforma)... E quando o trem chega ja eh tarde pra se posicionar; com a lotacao que eh, deve-se estar estrategicamente posicionado para no momento que o trem parar – ou so diminuir de velocidade – JUMP! entrar no trem e buscar o melhor lugar. E engracado, mesmo pegando cedo de manha, tem diferenca entre um trem e outro... nao eh uma progrecao linear tipo, o trem das 7 e lotado, o trem das 7:05 eh um pouco mais lotado e o trem das 7:10 e um pouco mais lotado que o das 7:05 ate chegar no absurdo da lotacao dos trens das 8:30... as vezes vem um cheio e as vezes um vazio... Enfim, depois de tantas variaveis, acho que so hoje descobri o trem ideal: um por volta das 7, lento, com o compartimento de primeira classe para mulheres quase vazio... Deu pra vir ate cochilando!
Quem achou que era so isso, se enganou! Tem a volta!!! Neste caso eu nao explorei todas as variaveis ainda, mas um dia peguei o trem antes da 5 da tarde e acreditem, lotou! Entre 6 e 7:30... nem pensar... um atrolho! E diferente da vinda, que nao tenho que me preocupar em descer do trem porque desco na estacao final, na volta tenho que me posicionar estrategicamente pra garantir que vou conseguir sair do trem na minha parada... Mas esses dias peguei um trem as 8 pm, saindo de Churchgate, Compartimento de mulheres 2 classe e a lotacao estava descente. Deu pra desembarcar sem problemas em Goregaon e tambem nao peguei o “rush” na estacao. E cheguei em casa antes das 9. ;)
Com mais um tempo de experiencia, vou criar um manual: “Como otimizar a sua viagem de trem – Suburbs to Downtown”. Hihihih As vezes ate converso com algumas pessoas e pego algumas dicas – conheci um menino, ou melhor, Engenheiro quimico como eu, que me deu uma dica de sentar na janela no sentindo do movimento do trem pra pegar um ventinho; outra vez foi uma menina que me disse que havia trens que saiam de Goregaon. Tambem observo muito... Sei que o compartimento de mulheres esvazia mais cedo a noite, tipo o trem que eu peguei as 8 outro dia e foi confortavel, nao seria se eu tivesse ido na primeira classe mista... Porem, nos finais de semana, enquanto o compartimento de mulheres esta cheio, a primeira classe esta vazia...

Enfim, estou tentando fazer desse limao uma limonada. Do jeito que eu tenho pensado em estrategias, daqui ha pouco crio uma “funcao de multiplas variaveis” pra isso!
E umas fotinhos:
Estacao de Goregaon


Trem – isso nao eh lotado, ta?

Ladies only!!!


Final de semana, primeira classe – ai sim eh confortavel viajar!




6 comentários:

~luky disse...

blog da erica em cantones? :P
e quais sao os enderecos?

e eu vim no teu blog exatamente pra dar voz a Aline (minha amiga) e minha mae que tao querendo mais posts!!! hahaha

beijo!

Cissa disse...

Oi Cora!
Hoje parei pra ler teu blog, que já havia tempos não acessava, pq correria de fim de ano é sempre a mesma coisa...
Fiquei muito feliz com as novidades!!
Que legal que agora tu estás feliz com o emprego,e, pelo que vejo, está a mil com tanta coisa pra fazer!

To sempre por aqui torcendo pra dar tudo certo pra ti e me admirando com tanta coisa diferente que tem nesse canto do mundo!

bjoss

morrismonch disse...

Loco, eh! pero como en todas las grandes ciudades, es muy difícil un transporte perfecto. En fin...

Besazos!
MoN.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E aí Corinha,
Fazia tempo que não acessava o blog..mas não teve muitos posts novos..
Bom,
feliz 2009, saúde, sorte e sucesso..
bjoss
Ricardo!!!

Cora Migowski disse...

o blog da erica, de Taiwan, esta em chines... o google translator nao funciona muito bem nesse caso, a traducao fica super esquisita... mas se quiser tentar:
namasterica.blogspot.com ! ;)