terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mumbai - Meri Jaan!



Despois de seculos, finalmente estou escrevendo. E o titulo nao poderia ser mais adequado, Mumbai – minha vida, em hindi. Essa frase explica tudo... Escutei pela primeira vez essa frase no protesto que foi feito uma semana depois dos atentados no Sul de Mumbai... Impressionante a multidao que se juntou pra protestar e exigir uma atitude imediata dos politicios. Desta vez, pessoas da elite, estudantes, etc – e nao so as classes socias mais baixas - tambem participaram, o que deu muito mais forca a manifestacao... Foi o maximo participar da manifestacao, me sinto vivendo “Historia”. Mas adotei a frase pra mim, nao pelos atentandos, mas porque Mumbai eh isso mesmo pra mim: minha vida. Cidade que amo, que odeio, que as vezes xingo, as vezes me emociono... Cidade que tem sido o foco da minha vida nos ultimos 3 meses e ainda mais no ultimo mes, onde comecei a explorar cada esquina... Desde participar da “rush hour” em trens abarrotados de manha cedo e a tarde, desde comer “chaat food” – comida de rua – em tendinhas; pechinchar e no fim quase tornar-me amiga de um vendedor de rua pra conseguir uma saia por 100 rupias ( 4 reais); ir ao cinema para assistir filmes de Bolywood sem legendas e tentar pescar algo da historia... Ir a boates, restaurantes caros pra ver como a elite se comporta... Conhecer indianos, estrangeiros, etc etc...


Quem lembra do meu post, meses atras, explicando sobre a minha rotina, deve estar se perguntando como eu posso estar fazendo e vivendo tanta coisa dentro da “limitada” rotina que eu tinha de ir pra academia, pegar o onibus, trabalho por 8 horas, onibus denovo e casa. Pois ai esta a resposta, a minha rotina se transformou! ;)

De um trabalho numa empresa farmaceutica em Andheri – norte de Mumbai e 15 min de onibus da minha casa – troquei por um trabalho em uma empresa de IT, na area ambiental, em Colaba – sul de Mumbai e 5 min de rickshaw, 50 min de trem e 10 min de onibus da minha casa... “So” esta troca de trabalho ja contribuiu e muuuuuito para a transformacao da minha rotina. Alem de ter que lidar com os trens lotados – depois explico direitinho quais sao as minhas estrategias pra evitar as multidoes no trem - por estar trabalhando em Colaba agora tenho a change de explorar este lado da cidade, que eh mais antigo, mais nobre...

Por que a mudanca de trabalho? Nao estava nada satisfeita com o outro e resolvi quebrar a inercia e buscar uma opcao melhor. Foi conversando com os trainees que descobri atraves da Salma, Tunisia, que eu poderia trabalhar na HaraBara, empresa de IT que ajuda empresas a pensar em questoes relacionadas a desenvolvimento sustentavel, praticas ecologicamente corretas etc. Fundada por um socio indiano que mora nos EUA e um socio americano, HaraBara esta comencando aqui na India. Ai fui la, conversei com os socios, a Salma... e semanas depois, aqui estou eu! A mais nova “Product Manager” da HaraBara. O fato da empresa estar comecando e ser pequena simplificou a minha vida com muitas coisas... problemas com visto, rolos com a AIESEC, horario de trabalho, roupas formais... Resumindo, nao precisei mudar meu visto, posso “escolher” meu horario de trabalho baseado no “rush” dos trens, e posso vir bem a vontade – o que eh otimo, contando que tenho uma jornada de 1 hora e meia pra chegar e sair daqui. Mas nao sao so essas “conveniencias” que me agradam. O time eh o maximo, o ambiente de trabalho eh dinamico, as tarefas sao interessantes e como a empresa esta comecando tenho a possibilidade de aprender tudo em todas as areas.

A parte dois da mudanca de rotina eh que alem de mudar de “estagio”, consegui um trabalho extra... hihih Aqui na India pessoas de pele branca, estrangeiras, sao muito apreciadas... O mercado de modelos aqui implora por rostinhos europeus, pele branca etc... Mas nao se assustem, nao virei modelo :(, virei Hostess!! Da mesma forma que modelos brancas sao “chiques”, hostess brancas tambem sao. Entao pra ficar de pe sorrindo e dizendo “Bem-vindo” ou servir drinks em festas de todos os tipos – casamentos, desfiles, festas em boates – uma estrangeira vale ouro. E foi ai que eu entrei, descobri uma agencia e desde entao meu celular nao para: “evento dia x, servir drinks, das 6 pm ate 11pm, diga o seu “budget”.


Claro que nao faco isso de graca. Na verdade, o extra que eu ganho eh bem generoso... ;) E tambem me divirto as vezes... Uma vez fui numa boate chique, servimos os drinks, e depois la estavamos nos, FREE para ficar na boate e se divertir! Melhor ainda foi um evento de tres dias, em um hotel cinco estrelas onde so tinha que dar uma de modelo experimentando oculos – era um evento de distribuidores de oculos que precisavam de rostos femininos pra convercer os clientes a comprar – e passei boa parte do tempo aproveitando a piscina, o bar com drinks e as refeicoes deliciosas. Outra parte boa dessa trabalho extra foi de expandir a minha rede de contatos... nao so de conhecer outras hostesses, mas tambem de conhecer um pessoal nas festas... Se nao rola nada depois, de realmente torna-se amigos, pelo menos nos eventos da pra manter um bom papo... e ai tem de tudo: desde homens de negocios, ate gurizada nova, ate “aspirantes” de Bollywood ... Mas esta sendo otimo!


Mas tem a parte ruim... Neste tipo de trabalho me tiram pra “ignorante” e ainda pior, russa!!!! ( porque tem muitas russas que vem pra ca fazer este tipo de trabalho). Imagina, nunca vao achar que uma engenheira quimica esta por tras desse rostinho... e a outra parte ruim, ou boa, sei la, eh que depois dos eventos podemos comer ... e os buffets sao deliciosos!!! Comida deliciosa, sobremesas mais ainda... E a balanca ja acusou... ;)


Enfim, depois de tanto tempo sem escrever, consegui dar pelo menos uma ideia da reviravolta que aconteceu na minha vida... na minha Mumbai meri jaan!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
como é bom ler teus posts!!!
Ajudam a matar a saudade...
Beijo!
Bruna

morrismonch disse...

Rusa?! LOL La balanza ya empezó a subir? LOL ji ji Bueno, al menos es divertido, como bien dices y puedes comer cosas deliciosas.
Lo raro contigo es que NADIE acredita que eres Brasileira, caramba! Tan bonito que es tu país y tu gente... AMO A BRASIL!!

Vinalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinalves disse...

Oi Cora,
As vezes eu leio o seu Blog pq tb morei em Mumbai, no 601 em Andheri!
Infelizmente depois de 11 meses em Mumbai fiquei cançado e voltei para o Brasil! Hoje, vejo como foi incrível morar numa cidade tão dinâmica como essa! Eu me recordo que bastava focar o olhar para fora de casa, para enxergar o diferente! Mais do que nunca eu quero voltar para Mumbai! Imagina só esse lugar em 10, 15, 20 anos!!!
Abraços,
vinalves@gmail.com

Déia disse...

Amigaaaa....Tô begeeeee com tudo isso...hahaha...Fico feliz por você...Mil Beijos

Anônimo disse...

Cora!

Fiquei muito feliz com a mudança de emprego. Fiquei feliz em ver que está bem, aproveitando ao máximo cada experiência. Não esperava nada diferente de ti, "madrinha"!

Bjo,

Bibi