segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

E a vida continua em Mumbai

Agora ja faz 5 dias que os ataques comecaram e as coisas parecem ter voltado completamente ao normal. Embora ainda se escute algumas recomendacoes pra tomar cuidado, nao frequentar cinemas, restaurantes grandes e em hoteis de luxo, a vida ja retomou seu rumo na Capital Financeira da India. Claro que ainda as noticias e o assunto dos ataques esta no ar, mas estou impressionada com a rapidez que os indianos estao retomando tudo...

Ontem passei por tres lugares onde aconteceram os ataques, fui visitar um amigo em Colaba e a casa dele fica super proxima dos principais pontos atingidos. A verdade eh que a maioria dos lugares ficava a “walking distance” um do outro... Cafe Leopold em Colaba, Hotel Taj a algumas quadras dali e Navriman House, casa de judeus, talvez a menos de um quilometro de distancia. E tirando os guardas com armas mais pesadas (sim, finalmente, porque foi uma palhacada o inicio da acao da policia, que colocou guardas com revolveres pra enfrentar terroristas fortemente armados) e uma multidao curiosa, a cena parecia cotidiana.

Na frente do Cafe Leopold, colocaram velas em homenagem as vitimas. O Taj comecou a ser isolado com tabuas (tipo essas que isolam construcoes) e a Navriman House estava circulada de guardas bem armados. Tambem vi uma manifestacao de jovens com velas, perto do lugar dos atentados... Culpam os politicos por terem deixado isso acontecer.

Em happy hours ou encontro com amigos, eh impossivel esse tema nao vir a tona... Principalmente os jovens, estao muito revoltados com o que aconteceu. O Sandeep, meu companheiro de ape, depois de discutir com colegas do trabalho, criou um blog para discutir o assunto, onde varias pessoas podem dar suas opinioes, seus relatos. Se tiverem interesse, t-errorism.blogspot.com (em ingles).

Eh super triste o que aconteceu. Nao vou dizer que nao fiquei chocada e ansiosa, afinal, os ataques comecaram na quarta a noite e so acabaram no sabado a noite quando finalmente conseguiram dominar o Hotel Taj.A gente achava que ja estava tudo bem, todo mundo voltando a trabalhar e outros rumores apareciam, situacoes que pareciam sob controle, voltavam a ficar graves... E dias antes do ocorrido, eu estava ali no Gateway of India ou em outros hoteis luxuosos (depois explico porque) e eh impossivel nao se perguntar “E se eu estivesse la?” quando as coisas acontecem assim tao perto da gente. Mas para os que me escreveram e disseram pra eu voltar, vou dizer que esses acontecimentos nao influenciam em nada os meus proximos planos. Continuarei na India sim, e se a gente for olhar pelo angulo de seguranca, nao se esta seguro em lugar nenhum neste planeta ( ou quem diria em 2001 que NY nao seria uma cidade segura? Ou melhor, quantas pessoas morrem em Sao Paulo por dia em funcao de violencia urbana, transito?).

Ah, pra quem nao mandei o email, tive duas aparicoes na midia brasileira ;) :

- Na Folha On line, 28/11/08: "Eu não entendo como isso pôde acontecer", diz brasileira em Mumbaihttp://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u472812.shtml

- No Correio do Povo, jornal gaucho, versao impressa de domingo, 30/11/08 (on line so pra assinantes) – “Gaucha relata como a trepidente Mumbai parou”

Sei que tenho varias outras novidades pra contar, mas os acontecimentos dos ultimos dias tem dominado meus pensamentos... Cada dia eh possivel descobrir algo novo sobre os ataques, sobre o planejamento, historias, herois, etc... E quanto a isso, pra nos estrangeiros, essa ferida vai demorar muito mais pra curar. Os indianos parecem acostumados com isso nao so porque ataques terroristas nao sao novidade (esse ano ja teve em Jaipur, Delhi, Bangalore...), mas tambem – como disse um amigo meu, indiano – porque os indianos sao muito filosoficos, o que tem que acontecer tem que acontecer e a vida continua...
Algumas fotos dos atentados para voces terem uma ideia dos acontecimentos.

Fonte: Reuters


Hotel Taj em chamas... Cena chocante, na primeira noite dos ataques...

Terrorista na estacao de Trem CST, que tambem foi alvo...
Comandos, quando eles finalmente entraram em acao


Guerra no Hotel Taj... Nao terminava nunca, foi o ultimo ponto a ser controlado... ate sabado a noite o pesadelo durou...



Navriman House, casa de judeus e tambem alvo


Taj, quando se imaginava estar tudo sobre controle, sabado de manha cedo, o fogo recomeca no terreo e segundo andar...

6 comentários:

Daniel e Júlia disse...

oi Cora!! Pô guria que loucura hein?! espero que as coisas já estejam voltando ao normal.. Olha só, te vi na reportagem da folha, hahaha, muito legal, escutei tua gravaçao e tudo... Achei engraçado que eles ficam te chamando pelo sobrenome... Vou pedir pra minha mae ver no correio do povo tb... Tá ficando famosa!!! Já esta dominando a mídia dos filmes e jornais!! hehehe...
Bom amiga, estou com bastante saudade, espero que ai esteja tudo bem.
Abraços
Julia

Cissa disse...

Guriaaa!
A primeira coisa que pensei quando li aquilo tudo no jornal foi "meu Deus, e a Cora??"
Muito bom ter notícias tuas, que bom que a vida já ta voltando ao ritmo!
Boa sorte por aí! (e não que o Rio de Janeiro seja muito melhor do que isso aí, então, não tem que se atucanar com isso de voltar e tal...)
Bjos

Bilma disse...

Força, bom trabalho.
Bilma

morrismonch disse...

¡Cierto! El peligro esta en TODOS lados, a TODAS horas y en cualquier lugar. Mann kann sich nicht immer verstecken. Así que te apoyo para que sigas en India, po' sé que vas a estar bien, chiquilla we'ona.

Besotes,
=O)

Anônimo disse...

As fotos ficaram sinistras!

Carlos Peralta

Déia disse...

Coritha....Que saudade de você floreeee...Fiz um texto lindo pra você há um mês mais ou menos, me enrolei toda pra enviar e pior, perdi o texto...Snif, mas hoje resolvi que não dava mais pra esperar pra pelo menos te mandar um beijo, tenho lido o seu blog...E só tenho a dizer "INCRÍVEL". Aproveita querida, cada minuto. E te prometo escrever mais seguido...Beijão!!!