sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Terror em Mumbai

Foto: Taj em chamas Fonte: Reutters

Depois de tanto tempo sem escrever, estava repleta de novidades pra contar... mas o que aconteceu nos ultimos dias, roubou a cena de tudo...

Estava saindo de Alibaug (prainha perto de Mumbai), por volta de 10:30 da noite, quando chegaram no nosso carro e disseram pra tomar cuidado porque havia alguns ataques e fogo em Mumbai... mas nao pareceu nada muito serio. Foram minutos depois que comecei a receber mensagens e ligacoes dando alertas ao que estava acontecendo... “Ataques terroristas em Mumbai, fiquem em casa, leia as noticias antes de sair amanha,” etc etc etc... E ai comecei a ficar com medo... Tomo mundo se recolhendo e eu nem tinha chegado na cidade ainda... Nem sabia se nao iamos chegar no meio do caos...
Falando com um e com outro por celular, entendi que a maioria dos ataques foram no sul de Mumbai, e como vivo no Norte e entrariamos na cidade pelo leste, provavelmente nao deveriamos enfrentar problemas.
Ao entrar na cidade, tudo aparentemente deserto... muito estranho para Mumbai, cidade que nao para nunca... Tivemos um que outro probleminha no caminho, policia parando o carro e revistando bagagem, mas nada demais. Cheguei finalmente sa e salva em casa por volta de 2 da manha... (teria chegado as 12:30 se tudo estivesse normal).

Alem da "populacao normal" do nosso ape (Eu, Sandeep, Erica, Samuel e Afolarin), tinhamos mais duas visitas; Saumitra, que estava no cinema com o Sandeep e ao sairem da sessao descobriram do caos e foram correndo para nossa casa; e Abhimanyum, indiano tambem, amigo dos guris, mas que acabou aqui em casa porque estava chegando de viagem e indo para o Sul de Mumbai, quando foi alertado dos acontecimentos e precisou de um lugar ao norte pra ficar.

Ficamos todos acordados ate tarde, procurando noticias, tentando entender o que estava acontecendo... Ataque no Hotel Taj, um dos hoteis mais luxuosos da India e na frente do maior ponto turistico de Mumbai, Gateway of India... Bombas, granadas e terroristas armados e refens... Ataque no Leopold Cafe, super popular entre turistas, onde chegaram terroristas armados atirando em tudo... Ataque na maior estacao de trem no sul de Mumbai, Victoria Terminal... E muito mais outros pontos, com bombas, granadas e terroristas armados...
Levamos um susto quando vimos as cenas do hotel (foto acima, mas as cenas a noite eram bem mais impactantes)... Um hotel lindo, luxuoso, pegando fogo no topo... O que nao saia da minha cabeca era como os terroristas entraram no Taj. Ou melhor, como as bombas entraram no hotel. Depois de varios ataques aqui nos ultimos anos, onde o maior foi em 2006 nos trens em Mumbai deixando mais de 200 mortos e centenas de feridos, aqui o controle nas mochilas, bolsas e sacolas eh intenso. O mesmo controle que temos nos aeroportos, aqui tem por tudo... Shoppings, hoteis... e em hoteis como o Taj, tem ate raio x... entao como, como, mas como esses terroristas entraram com bombas la??? Sera que nao existe uma maneira nesse mundo de deixar algum lugar seguro??

O que me impressionou tambem foi a rapidez com que as noticias chegaram no resto do mundo... Meu irmao me ligou no dia seguinte de manha cedo, meus pais logo em seguida... Ai sim senti a gravidade dos acontecimentos... Meses atras aconteceram alguns ataques em Delhi, capital do pais, e algumas suspeitas em Mumbai e naquela epoca me lembro de nao ter visto nem uma linha na Folha de Sao Paulo... e desta vez, antes mesmo de virar o dia, o globo inteiro ja estava sabendo..
Todos ficamos em casa na quinta, ou seja, ninguem foi trabalhar. Uma vez que a situacao ainda nao estava sob controle, melhor nao arriscar. Moramos em Goregaon, que fica bem longe da regiao critica, e aqui estava tudo bem tranquilo, parecia feriado... Saimos pra comprar comida, mas o nosso dia se concentrou em casa. (E vou ser sincera, mesmo com a tensao de tudo, conseguimos nos divertir e aproveitamos o “feriadinho”)
A noite, ainda a situacao nao estava sob controle. Ainda havia terroristas com refens em alguns hoteis... e pra manter o panico, esses terroristas ficavam jogando granadas no topo de um dos hoteis. A decisao de todos foi ficar em casa na sexta tambem.
Agora ja sao quase tres da tarde e a situacao ainda nao esta sob controle... Tres pontos ainda estavam sob ataque, Hotel Taj, Hotel Oberoi e Navriman House, todos no sul de Mumbai. O numero de mortos eh algo dificil de prever, uma vez que nao se sabe o que esta acontecendo dentro desses hoteis... o ultimo numero foi 125 pessoas...
As coisas ja comecaram a voltar ao normal; Samuel e Afolarin sairam de casa (nao me perguntem onde), o Sandeep depois de ligar para alguns colegas e saber que varios estao trabalhando, resolveuir pro escritorio e por ultimo, Abhimanyum resolveu se arriscar e ir rumo ao sul de Mumbai, ouviu que existe um caminho seguro pra chegar la. A minha vida parou totalmente, me sinto super perdida... estava chegando depois de tres dias fora de Mumbai, com mil coisas pra organizar, fazer follow up e com essa confusao toda, tudo foi cancelado...
Imagino que voces estejam se perguntando o motivo dos ataques. O que sabemos eh que eh um grupo terrorista muculmano, Mijahdeens. Alem de tudo parecer muito bem planejado, ha algumas "novidades" em relacao a ataques anteriores - estrangeiros como um dos focos e homens armados ao inves de so "serie de bombas". Isso tudo, deixa quase obvia a participacao de grupos terroristas internacionais, como a Al Qaeda.
Deixarei voces conectados com todos os acontecimentos aqui; pra quem esta preocupado e querendo que eu volte para o Brasil ja, fique tranquilo que estou bem e bem precavida.
Beijinhos a todos e ate as proximas noticias...