terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bollywood, Dharavi e Valentine's

Este final de semana foi bastante agitado, com direito a Filmcity, dia dos namorados e ainda um tour em Dharavi e um cafe em Bandra. So esses tres primeiros programas ja tem conteudo pra tres post diferentes...
Filmcity eh aonde tem os estudios de Bollywood e onde sao feitas varias gravacoes; fica bem perto da minha casa, atrevessando os trilhos do trem, em Goregaon East.
O dia dos namorados internacional, 14 de fevereiro, e nao brasileiro, tambem eh teoricamente comemorado na India. Mas devido alguns fanaticos e uma tal de "policia moral" esse dia foi um tanto agitado para o pais, com militantes de partidos fanaticos casando forcadamente casais que encontraram na rua em Pune (outra cidade) e agressao em dois irmaos que pareciam namorados em outra cidade. Isso mostra bastante o constrante entre a India moderna, com mulheres bebendo alcool em pubs e casais saindo pra namorar, com a India conservadora, que nao aceita nada disso. Um post pra explicar tudo isso sera escrito logo logo. ;)
Por fim, Dharavi eh uma favela daqui de Mumbai e a unica reconhecida pelo governo dentre das milhares de favelas que estao espalhadas pela cidade e abrigam a incrivel porcentagem de 55% dos mumbaikars. Fica no meio da cidade, entre Bandra e Dadar e ocupa um espaco de 223 hectares. Alem de mais de um milhao de pessoas que vivem la, usinas de reciclagem, metalurgicas de alumino, fabricas de roupas, padarias, etc etc geram uma receita anual para a favela de 650 milhoes de dolares. Ou seja, uma cidade paralela, um mundo paralelo corre por ai: com muculmanos e hinduistas, com sul e norte indianos...uma mini India. E da mesma maneira que os tours em favelas ja sao populares no Brasil, aqui tem um tour e finalmente resolvi faze-lo este domingo. Foi incrivel, que experiencia. Por isso que merece um post exclusivo. ;)
Bom, agora que voces ja sabem porque a escolha desses tres temas, vamos comecar a escrever!!!

Nenhum comentário: