terça-feira, 3 de março de 2009

Viajando na India...

Backpacking na India nao eh pra qualquer um... desde o momento que eu sai da minha querida Mumbai com uma mochila nas costas e com a compania da Salma, foram muitos os estresses que tivemos que enfrentar. Na India, ha uma escassez de infraestrutura que torna cada viagem um desafio: onde pegar um onibus, e um onibus decente, ir de um lugar pro outro, onde comer, como andar em paz sem indianos em volta tentando oferecer ajuda, servico de guia ou ate produtos.

Em Delhi, passeando por Connaught Place, um lugar um pouco turistico, com lojinhas e tal, nao tivemos paz um so minuto: a cada rua que atravessavamos tinha alguem pra perguntar se precisavamos de ajuda, de tickets, de auto-rikshaw, dizendo que na outra rua tem um shopping etc. E alguns deles sao tao insistentes que chegam a andar alguns metros do nosso lado e falando continuamente... sem contar que perguntam o nome, de onde a gente eh, o que a gente faz... demais!!! Comentei com a Salma que a gente deveria dizer que vinha do Paquistao, pra ver se a gente consegue afasta-los um pouco! hihihih

Demos uma chance pra um carinha, so pra tentar descobrir o que esses caras que oferecem ajuda querem. Descobrimos que a maioria deles trabalha como guia e que no fim do dia pedem 200, 300 rupias, o que eh uma quantia bem generosa aqui ( um trabalhador normal, tipo pedreiro, ganha 100 rupias por dia).

Jaipur que eh uma cidade ainda mais turistica, com seus palacios e fortes, alem da cidade murada, eh ainda pior. A abordagem eh constante! Good name? Country? Jaipur vacation? how many days Jaipur? see my shop? many things in my shop... num ingles bem ruizinho. E isso que eu ja estou 6 meses na India, sei la, achei que de alguma maneira ja tinha ficado mais imperceptivel... but not really... perguntamos pra alguns trainees daqui (estrangeiros como eu que tambem estao aqui em intercambio, trabalhando) como eh com eles... e disseram que passam mais desapercebidos... nao acreditei ;) acho que eles se acostumaram... hihihih

Alem do "assedio" o que faz a gente morrer de saudades de Mumbai eh a infraestrutura. Em Mumbai, em cada esquina se encontra um costureiro, um restaurantezinho, um mercadinho que vende de tudo e rikshaws por toda parte, ate mesmo de manha cedo, tipo 6am. Aqui, pra ir a Pushkar um dia e pegar o onibus as 6:30 da manha tivemos que telefonar pra um motorista de rikshaw que uma das trainees tinha o contato e que alem de chegar atrasado nos cobrou uma facada pra nos deixar na estacao (mas era impossivel chegar la se nao assim... ZERO rikshaws na rua nesta hora da manha).

Pra tomar cafe da manha, tambem tivemos problema! Impossivel achar um restaurantezinho que servisse pao e cafe... ou ate mesmo cha... caminhamos horrores para cair num restaurante que estava abrindo (era quase 11 da manha) e que nos ofereceu cafe e ainda conseguimos algumas torradas. E ai que Mumbai se torna a super Mumbai. Como eh facil fazer tudo em Mumbai: com o trem, mesmo que lotado, da pra cobrir longas distancias em minutos, com rikshaws por toda a parte e usando o meter da pra ir de um canto pro outro por 10 rupias (aqui tem que barganhar ate na hora da corrida... e nunca vi nenhum rikshaw fazendo uma corrida por menos de 30!!), com restaurantes por toda a parte, com mercadinhos... Saudades de Mumbai!!!

E nao para por ai... claro que como trainees, morando e trabalhando em cidades aqui na India, eu e a Salma tambem comecamos a analisar como seria morar nessas cidades... Aqui em Jaipur a gente esta numa casa de trainees... E mais uma vez: viva Mumbai!!! Mumbai eh seguro para meninas ate mesmo tarde da noite, Mumbai tem vida o tempo inteiro, Mumbai tem pubs, restaurantes descolados...Enquanto Jaipur e Delhi nao oferecem muitas opcoes... as ruas esvaziam por volta das 8 e o programa principal eh ficar em casa!

Bom, mas chega de reclamar. O estresse eh grande mas no final do dia sempre tenho a sensacao de dever cumprido, de ter aprendido/visto algo novo. Lembro das ruelas movimentadas de Jaipur, das ruas amplas e arborizadas de Delhi, dos ghats (caminhos para o lago) em Pushkar e acho a India bonita. So aguardem pra ver as maravilhosas fotos que eu tirei. ;)

Um comentário:

Eduardo Trindade disse...

Hummm... Minha experiência na Índia foi bem mais breve. mas também senti um pouquinho disso tudo. Principalmente os onipresentes e insistentes personagens que ficam oferecendo produtos, serviços, reservas, guias, lojas...
Abraços e boa sorte aí!