terça-feira, 3 de março de 2009

Pushkar e Ajmer: fies muculmanos e hindus bem perto

Ir a Pushkar por um dia foi uma experiencia e tanto. ;) Pushkar eh uma cidade sagrada que atrai fieis e tambem muitos turistas de um estilo mais hiponga. A vilazinha eh bem pequena e eh toda desenvolvida em volta do lago, com ghat, escadarias que levam as aguas onde os fies fazem seu pooja (oracao) que tambem inclui banhar-se nas aguas sagradas. Algo bem parecido com a famosa Varanasi, nas margens do Ganges.

A vila eh repleta de tempos e entre o mais famoso esta um dos unicos templos dedicado a Brahma, um dos tres principais deuses hindus: Shiva, Vishnu e Brahma. Tem uma mitologia por tras disso, que Brahma estava no lago e queria fazer alguma cerimonia e sua mulher, Savitri, nao foi, entao ele casou-se com outra mulher. Extremamente braba, Savitri proibiu depois disso que Brahma fosse adorado em qualquer outro lugar que nao Pushkar.

Por ser repleta de templos, Pushkar tambem eh repleta de vendedores de coisas para o pooja: flores, balinhas de hortela (que se toma no final da oracao... daria pra comparar com a ostia), cocos, etc. E por ser repleta de turistas, Pushkar tambem eh repleta de lojinhas. Encontramos la o que se encontra na maioria das lojinhas indianas: kurtas, bolsas, sapatos, incensos, artigos de decoracao... eu sai com um sapato, bem bonitinho, por 5 reais ;) alem de incensos com cheiro de lotus (flor sagrada hindu) por 10 rupias.

Uma experiencia legal foi tirar os sapatos (o que se deve fazer para entrar em qualquer lugar sagrado hindu e ate muculmano) e caminhar pelos ghats. Vimos varias pessoas rezando, oferendo flores aos deuses (varias estatuas espalhadas nas margens do rio) e, claro, se banhando. Era 3 da tarde e a escadaria de pedra estava pelando... so deu um tempeiro extra ao passeio, ja que tivemos que ir pulando pra nao queimar os pes! ;)

Alguns quilometros de Pushkar fica Ajmer, cidade famosa para os fies muculmanos. La esta a Dargah, que segundo os indianos - sim, porque a Salma que eh muculmana nunca tinha ouvido falar - eh a segunda mesquita mais importante depois de Meca Medina. Pra mim foi super interessante ver a mesquita sob os olhos da Salma... Infelizmente nao pudemos entrar juntas, porque a seguranca impedia a entrada de mochilas e bolsas e achamos melhor ir uma por uma. Ela disse que mesquitas aqui na India sao diferentes, que tem um pouco de mistura com a crenca hindu... isso de oferecer flores e tal nao existe no Isla. Mas la estavam os fies jogando flores na tumba de um Santo Sufi. Tambem notamos que poucos la dentro da mesquita estavam realmente rezando...

Depois de Ajmer, seguimos a jornada de 3 horas e meia para os miseros 100 km de distancia entre as cidades de Ajmer e Jaipur... Por isso que eu digo que viajar na India nao eh facil! ;)

Nenhum comentário: