terça-feira, 17 de março de 2009

Chegando em casa

Foi com um “abraco” quente e muito umido que Mumbai me recebeu este domingo, depois de 20 dias viajando pelo pais. Ja tinha esquecido como era sentir calor... e suar! Estava tao acostumada ao clima frio e seco que encontramos perto dos Himalaias, em colocar blusas e mais blusas pra tentar se proteger do frio, em me enrolar no meu chale, de tomar muito cafe e cha quente, que a chegada em Mumbai me surpreendeu. Foram tantas as “emocoes” que senti: triste por deixar a Caxemira e as boas lembrancas, feliz por reencontrar meus queridos amigos, por voltar pra “casa” e finalmente ter roupas limpas e motivada para a nova aventura que nos espera a partir de quinta, com a viagem para o Sudeste da Asia.

Alem disso, eu e a Salma tivemos fortes lembrancas do primeiro dia que chegamos na India... as duas lembraram das boas vindas de Mumbai meses atras. Muito engracado, mas depois de tanto tempo fora, Mumbai se revelou nova para nos.
Mas voltando a grande expedicao do Norte, posso dizer que da mesma maneira que essa viagem deve ter sido uma surpresa para os leitores do blog, que de uma rotina agitada em Mumbai de repente eu apareco em Delhi, Jaipur, Himachal Pradesh e Caxemira, devo confessar que essa viagem foi uma surpresa pra mim tambem.
Pra explicar, vem aqui uma boa e uma ma noticia. A ma noticia eh que o meu intercambio oficialmente acabou e agora os dias ja estao voando para a minha volta ao Brasil. A boa noticia eh que a passagem so esta marcada para o dia 30 de abril e que ate la muitas aventuras vem por ai e , claro, muito conteudo pro blog. ;)

Bom, foi terminando o estagio na HaraBara que a ideia de ir para o Norte surgiu. Eu na verdade estava planejando ir pra Singapura, encontrar alguns amigos dos meus pais que moram la e me aventurar por ali. Foi quando a Salma apareceu e disse que queria fazer parte da viagem... dias depois ela descobriu que um grupo de trainees estava planejando uma viagem ao Norte da India, com direito a famosa porem conflituosa Caxemira e ela ficou morrendo de vontade de ir. De alguma maneira ela me convenceu (o que devo confessar que nao foi muito dificil) e dias depois ja estavamos voando para Delhi.

E nao fomos as unicas a se interessar... alem dos colombianos que foram os pioneiros, varios outros trainees quiseram fazer parte da expedicao ao norte. No fim, eramos tres grupos viajando paralelamente, nas mesmas cidades e se encontrando de vez em quando:
- os cinco colombianos e uma argentina;
- dois brasileiros, Marcela e Lucas, uma colombiana, Juliana, e uma hungara, Gabriella;
- dois tunisianos, Salma e Hamza, um chines, Coffey, e yo ;)

Observacao: Os dois ultimos grupos se "fundiram" e chegamos em Srinagar em 8! ;)
A aventura comecou em Jaipur - falando da expedicao rumo ao norte, sem contar os diazinhos em Delhi e Jaipur - , pra mim e para a Salma, com a incrivel jornada de trem que tivemos que enfrentar, como escrevi num post, semanas atras. Depois, com o Coffey (Ka Fei, seu nome em chines), seguimos a Shimla, capital do estado do norte de Himachal Pradesh, que nos revelou como uma outra India: a cidade eh um volta de montanhas, limpa, organizada...
De Shimla em diante, ja nao era mais possivel seguir viajando de trem... Bem vinda aos saculejos nos onibus! Se em estradas retas a gente ja saculeja pela maneira como os indianos dirigem, acelerando e freiando o tempo todo, imaginem como foi a experiencia de viajar entre curvas... argh! Mil vezes trem lotado! Hihihih
E entao atingimos Manali, um resort indiano conhecido pelos seus esportes radicais, suas montanhas e os milhares de casais indianos que vao la passar a sua lua de mel (eh facil de reconhecer mulheres em lua de mel porque alem da Henna que segue nas maos e pes, elas usam umas pulseiras diferentes).

De Manali, um taxi (que luxo! Mas nao pensem que nao saculejei... afinal, o motorista era indiano!)para Dharamsala e McLeod Ganj, a casa do Dalai Lama como escrevi no ultimo post.

E eh claro que o melhor a gente sempre deixa para o final e foi por isso que chegamos em Srinagar, capital da Caxemira, por ultimo. ;) Alem da regiao ser extremamente linda, o fato de estar em uma zona conflituosa, de poder conversar direto com as pessoas de la para tentar entender a situacao, foi uma experiencia e tanto.

Portanto, aguardem pra ver os “souvenirs” da viagem... ja ja posto fotos e mais sobre tudo que aconteceu nesta inesquecivel expedicao. ;)

Nenhum comentário: