quinta-feira, 5 de março de 2009

Train experience de verdade

Nao sei o que tanto me emocionava em contar as minhas aventuras pelos trens locais de Mumbai... aventura mesmo foi ontem, quando pela primeira vez entrei num trem regional com o objetivo de chegar a delhi desde jaipur.
Estava tranquila porque estava com a Salma e ela ja viajou bastante de trem por aqui. Achei estranho que o nosso ticket indicava um total de 300 rupias para as duas passagens, enquanto o onibus que tomamos pra fazer o mesmo trajeto tinha nos custado 400 rupias para cada uma. O primeiro desafio foi descobrir a plataforma, que depois de perguntar pra meia duzia de pessoas, descobrimos que era a numero 1.
Ai pelo local onde estavamos esperando o trem, ja deu pra notar quem seriam nossos companheiros de viagem e tambem a classe que era o nosso ticket: comprado por um amigo em Mumbai e de certo por algum motivo, o menino nos colocou na classe sleeper que so eh apenas uma classe superior da pior... ( e tem mais tres classes acima ate a primeira).
Ai logo em seguida, claro que atrasado em relacao ao horario escrito no bilhete, parou um trem e pessoas comecaram a sair e entrar naquele mesmo tumulto dos trens locais de Mumbai, mas dessa vez com bagagens. De alguma maneira, tambem entramos num vagao e ai foi a sorte que a Salma perguntou pra alguem e descobrimos que o trem ia pra Assam, que o de Delhi viria depois, estava ainda mais atrasado.
Depois desse estressezinho basico, notamos que nao tinha nenhum assento indicado no bilhete... ao falar com alguns cobradores que estavam na plataforma, conseguimos assentos marcados a caneta no bilhete... Nao deu pra acreditar muito...
O trem de Assam partiu e mais calmas e orientadas, resolvemos comprar um cafe. Foi no momento que tinhamos os dois cafes na mao que o trem de Delhi chegou. Ai correria basica, claro, tentar descobrir o nosso vagao. Todos abarrotados de gente... o assento que estava marcado a caneta nem encontramos, mas vimos o vagao que estava abarrotado... ai volta pro final do trem ate que pela janela vi alguns lugares livres e resolvemos sentar ai mesmo. Metade da correria entre vagoes eu ainda estava segurando os cafes na mao, mas chegou um moment que nao deu mais e joguei os dois fora...
Nos exprememos neste lugar que encontramos e conversamos com os indianos que estavam sentados ali. Eles foram bem prestativos e disseram pra gente esperar o controlador. Eram dois casais e um outro homem, que se apertaram pra ceder lugar pra gente.
Ai, como se nao bastasse, pra pulsar ainda mais adrenalina na minha corrente sanguinea, a querida Salma que nao parava de me xingar porque eu tinha jogado os cafes fora, perguntou para os nossos amigos quanto tempo tinha ate o trem partir... Eu nem esperei escutar "10 min" de um e "30 min" de outro, pra saber que nao dava pra confiar e o melhor era ficar no trem sem cafe mesmo. Mas a mocinha foi mesmo assim. E nem se passaram 2 minutos o trem comecou a andar...
Que desespero... ai pensei "pronto, o que faltava, eu com 3 malas dela mais duas minhas e ainda tendo que encontra-la sem dinheiro, sem passagem e sem celular... " e parece que nao fui a unica e me preocupar, porque todos os indianos a minha volta tambem pareceram tensos - impressionante como esses indianos, de classe media baixa, sao solidarios com a gente...
Mas ai a mocinha apareceu, rindo, porque imaginava a cara que eu estaria... Por sorte, ela percebeu a tempo e correu pro trem! ;)
Nesse momento, trem partido, sentada e com a Salma do meu lado, meu corpo continuava estressado... Nao conseguia relaxar depois de tantas emocoes em pouco tempo! E pra piorar, ficava nervosa em cada estacao, esperando alguem vir e dizer que aquele lugar nao era nosso.
Mas, mais uma vez: estamos na Incredible India e aqui tanto experiencias ruins quanto surpresas agradaveis sao possiveis... E os indianos a nossa volta tomaram mais que cuidado da gente: com o controlador de trem, explicaram que a gente tinha que ficar ali, porque no outro vagao nao tinha lugar; com o chai wallah, compraram um cha para nos e assim que dois lugares de cima, onde se ficam na horizontal ( mostrarei em fotos), vagaram, nos mandaram pra la, pra poder dormir tranquilas e nao sentir o entra e sai de gente em cada estacao.
Por um milagre, chegamos em Delhi as 15:15, apenas 40 minutos depois do previstos, mesmo atrasando mais de hora em Jaipur e fazendo parada longas em diferentes estacoes. Um alivio, porque tambem motivo da minha tensao era o trem que tinhamos que pegar em Delhi, ou melhor New Delhi, uma estacao diferente que que chegariamos, as 17:25... Mas chegamos e chegamos em tempo.
Em New Delhi encontramos Coffey, chines que agora tambem sera nosso companheiro de viagem. E pra contradizer a primeira experiencia em trens regionais, o trem de Delhi a Kalka foi tranquilissimo!!! Ja estava na plataforma, tinhamos lugares marcados, classe 3AC (boa), lanchinho no partida, cafe, agua... e as 5 horas passaram voando.
Agora estou em Shimla, depois de outro trem hoje de manha... Me senti na Suica, o trem que pegamos veio percorrendo montanhas... e aqui estou, no Himalaia!!
E seguimos a Manali!!! Esperem novidades!

Um comentário:

Maira disse...

Nossa! Sei exatamente o que é isso! Have been there, Have done that... De mais que vc conseguiu descrever tão bem o que é uma sleeperclass na India... E não ter lugar marcado, já passei por várias... Sei falar os chai wallas passando e gritando chai, chai, chai, chai a noite inteira... Putz aproveita Manali, eu to louca pra ir... Conta tudo depois. bjs