sábado, 28 de março de 2009

Tailandia: a terra dos abacaxis

Por favor, nao interpretem mal o titulo; nao quis dizer que a Tailandia eh cheia de problemas. Escrevi "a terra dos abacaxis" no sentido literal mesmo, ja que desde que cheguei aqui nao parei de comer doces abacaxis que encontramos pra vender em pedacinhos e bem gelados por todos os cantos do pais. ;)
E os abacaxis, ou melhor, deliciosas frutas tropicais, como melancia, banana, mamao, melao, foram apenas uma das surpresas que a Tailandia nos reservou nesses 10 dias de viagem.
Deixamos Mumbai dia 19, quinta feira, de madrugada e aterrisamos em Bangkok. A Capital da Tailandia nos deixou chocadas, ja que todas nos esperavamos uma outra Mumbai: como capital de um pais asiatico subdesenvolvido e tambem somando alguns comentarios que ouvimos ( de indianos). Mas Bangkok nos revelou ser uma cidade moderna, organizadissima, limpa, com ruas amplas, transito correto, arquitetura moderna e templos e monumentos bem mantidos.
Foi impressionante conhecer o Grand Palace, Palacio construido quando a capital foi transferida a Bangkok, por volta de 1700 (nao lembro a data exata): so pelos jardins, extremamente cuidados, bonitos, a visita ja valeria a pena. Mas a arquitetura impressiona muito mais, assim como as pinturas, as estatuas de Buda. Dificil imaginar algo assim na India. ;)
Os cidadoes de Bangkok tambem sao extremamente civilizados: a cidade eh limpissima; ate mesmo vendedores de comida na rua tem consciencia de colocar o "lixo no lixo" e as poucas vezes que eu mantia algum lixo na mao (tipo uma garrafa vazia) prontamente um "Thai" me oferecia uma lixeira por perto. Pra quem ve o "Skytrain" e os taxis coloridos (rosa, azul, verdes e laranjas) tambem sai impressionado com a praticidade da cidade.
Mas para shopaholics como nos, foram os "malls" de Bangkok que nos encantaram. ;) Siam Square eh um bairro cheio de lojas e cafes, tao moderno que chega a ter teloes na rua e auto falantes, que dao uma trilha sonora aos milhares de consumistas que caminham por ali. MBK, o mall mais famoso para os turistas, repleto de imitacoes de Prada, Channel, Tiffany & Co, Ray Ban nos deixou loucas. Nao resisti e comprei 5 pares de sapatos, cada um por volta de 250 Baht ( 7 dolares).
Da capital, antes mesmo de eu pensar no estresse que seria chegar em Ko Samui, uma ilha na costa leste, - baseada nas minhas experiencias na India - ja estava la. Aqui o pais eh tao preparado para o turismo que ate mesmo um longo trajeto de hotel a estacao, estacao a porto, porto a hotel eh feito num piscar de olhos, com ajuda das agencias de turismo que tem todos os pacotes prontos. Sem contar as estradas e a maneira de dirigir... A viagem foi tao leve entre Bangkok e Surat Thani que pude ler, dormir, relaxar no nosso confortavel e colorido onibus. (Mais uma vez comparando com a India: impossivel nao morrer saculejando dentro dos onibus... as estradas pessimas e o mau habito na direcao dos indianos nao permite ;) ).
As areias brancas, a agua verde azul, as rochas, o verde das florestas e claro, a impressionante vida aquatica por volta do arquipelago de Ko Phi Phi ( as ilhas Phi Phi Don e Phi Phi Leh) tambem sao lembrancas que vou guardar deste pais. A nossa ida a famosa ilha de Ko Phi Phi ja teria valido a pena so pelos minutinhos que passamos na famosa Maya Bay - praia cenario do filme "The Beach" com Leonardo Di Caprio - mas claro que chegando ate la tivemos muito mais. Os mergulhos com snorkell foram fantasticos, onde vimos uma intensa vida aquatica, com corais, peixes coloridos, conchas, moluscos. Os banhos de mar, inesqueciveis, em aguas profundas, com um cenario de rochas e florestas, ao pular do barco em que fizemos um tour. Tambem nao posso esquecer das festas, festas com pessoas de todas as nacionalidades na beira a praia... E, finalmente, foi onde comemos "proper Thai food" por um preco justissimo, onde o nosso cozinheiro nao poupou na pimenta. ;)
Hoje escrevo de Phuket e ja me despido do pais porque amanha partimos. A Tailandia vai deixar saudades, mas nao posso terminar o post sem mostrar o lado negativo do pais... O excesso de turistas descaracteriza um pouco o pais... atraidos pelo sol, praias bonitas e preco baixo (para padroes europeus) a Tailandia eh cheia de franceses, ingleses, italianos, israelenses... E com eles vem Mc Donalds, Starbucks e outras redes que as vezes estao presentes em ate pequenas prais. Tambem acho que acentuado pelo numero de homens que vem pra ca buscando isso, a prostituicao eh demais aqui: em Ko Samui nao tivemos chance pra conhecer ninguem, ja que pra cada homem tinha quase 5 prostitutas em volta... Com os turistas os precos tambem sobem, sobem (lembrem-se, sai da India!) E com tudo isso fica dificil de descobrir a real Tailandia, de entender a cultura, de comer a comida tipica, de conversar com os locais... Onde foi parar a cultura Thai?
Mas pontos negativos a parte, a viagem valeu a pena, a agua verde azul e os sorrisos dos Tailandeses vao ficar na minha memoria e agora parto satisfeita para mais uma aventura na Malasia!!!

Daniel e Júlia disse...

Cora! Para de viajar, senao é muita novidade cada vez que leio teu blog.. Aí em vez de estudar, fico lendo teus comentário sobre todos os lugares maravilhosos que tu já visitou... tsc tsc tsc... hehehehe
quando voltar ao Brasil dá um toque! mas por enquanto aproveita por ai! bjooos