quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Goa!!!

GOA!!! Apos 4 dias relaxando e se divertindo em GOA devo confessar que foi dificil voltar pra Mumbai... (diferente do retorno de Bangalore). Conforme comentei antes, GOA e o estado indiano de influencia portuguesa, ou seja, uma das partes da India que foi conquistada por Portugal (de 1510 a 1961 – sim, os portugueses sairam depois dos ingleses, depois da independencia em 1947). E embora o estado seja super pequeno, menos de 4000 km2, nao o impede de ter uma cultura bem propria e distinta de outras que vemos na India: o estilo de vida, as roupas, a comida, tudo em GOA eh diferente. E ha alguns anos atras, GOA virou a sensacao para turistas hippies da Europa, com suas praias com coqueiros e suas festas raves.

A regiao Goa esta divida entre norte “agitado” e sul “das belas praias”; a capital fica mais ou menos no centro e nao eh litoranea; Panjim fica no estuario de Mandovi. Como fui com o Saumitra e ficariamos na casa de um amigo dele, nao tive a opcao de escolher entre o norte e o sul. ;) Ficamos em Candolim, uma praia no norte. E Candolim fica perto de Baga, Anjuna, Calangute... as praias pops de GOA. E tudo a menos de 5 km! As praias sao pequenininhas e grudadinhas umas nas outras.

Aqui, uma foto de Candolim e ja da pra perceber um pouco como eh Goa... Just Relax!


Bom, como GOA eh uma regiao de praias e festas, nao tinha muitos sightseeing (“programas turisticos”); Velha Goa eh uma cidade antiga com algumas igrejas e construcoes antigas e foi capital antes de Panjim. Chegamos a ir para a atual capital, mas ela tb nao oferece muitos atrativos... Embora seja uma cidade bonita, limpa e mais ou menos organizada (gente, nao parecia que eu estava na India!). Entao a ideia era so relaxar... quer dizer, e fazer festa tb! E tudo casou perfeitamente quando alem de mim e do Saumitra mais 30 conhecidos nossos – leia-se, trainees de todas as partes do mundo e indianos - estavam aproveitando seu feriado de Diwali tambem em Goa. ;)

O pessoal estava em Anjuna, uma praia em torno de 10 km norte de Candolim. Nao pensem que isso significa 10 min de carro, nas ruas estreitas e movimentadas de Goa isso fica meio impossivel. Sem contar que as estradinhas la conseguem ser mais confusas que as ruas em Mumbai, pra se perder era uma facilidade... hihihih e o pior eh que em algumas estradinhas nem cabe um carro! O que nao eh um problema para o pessoal de Goa, ja que a maneira mais comum de se transportar por la eh por motinhos, essas tipo scooter. A verdade eh que ate os turistas se locomovem assim, eh muito barato alugar uma scooter por um dia (hum, nao sei exatemente o preco, estavamos com o carro do amigo do Saumitra, Jaten, entao nao chegamos a alugar... mas menos de 10 reais por dia, com certeza!)

Se me pergutassem como eu descreveria Goa em uma palavra, eu diria Laranja. Sim, tudo em Goa tem a cor meio laranja... o ceu, o chao... tudo tem o tom laranja... e o que vai ficar na minha memoria eh o por do sol, que deixa tudo ainda mais laranja... Essa foto aqui embaixo demonstra um pouco essa minha sensacao... e ainda mostra os coqueiros que estam por toda a parte!



E o por do sol eh algo que merece destaque tb. Nunca tinha visto um por do sol assim, que o sol desce como uma bolinha com o contorno perfeito e nao todo esfumacado como um borrao. Dificil explicar, mais uma vez. ;) Nessa foto estao os minutinhos finais do sol em mais um dia em Goa...

Voltando a descricao do meu passeio por la, posso resumir meus quatro dias la com sol, risadas e compras (nossa, estava realizada!). Fiz de tudo que eu pude pra aproveitar o sol la, ficar mais moreninha e talvez com um pouco mais cara de indiana (ja ouvi varias vezes que se fosse mais escurinha, eu passava por indiana). E nao foi so isso, quis aproveitar o unico lugar na India onde eh possivel usar biquini. ;) Mas o resultado foi um bronzeado timido, o sol de Goa nao foi dos melhores...

Risadas... bom, nao fizemos nenhuma grande festa em Goa, mas em 30 pessoas, apenas se reunir ja eh uma festa. ;) No primeiro dia, a noite, encontramos o pessoal na piscina do hotel que eles estavam em Anjuna, estavam numa “Swimming Pool Party”. Ai ja foi super divertido, conheci uma galera que mora em outras cidades e de varias nacionalidades, principamente Colombia e Tunisia. E risadas, claro, nao faltaram motivos para rir... primeiro o passeio de Scooter a noite ( o pessoal tinha alugado scooter pra se locomover e consegui uma carona um dia), depois as brincadeiras na piscina (voltando a infancia... hihih jogando volei, polo, etc), depois os aventureiros que foram voar de para-glidder – muito engracada a recao deles - (eu tb sou aventureira, ta? Mas nao fui, quis economizar cada rupia pra comprar lembrancinhas!! Hihih) e claro, os contadores de historias (num grupo grande assim, sempre tem 2 – 3 cheios de historias engracadas pra contar). Enfim, RIR foi o verbo em Goa! ;)

Essa foto mostra uma parte do pessoal pegando suas scooters... a vaca nao faz parte do pessoal, ta? Mas sabe como eh, na India, a vaca sempre faz parte do cenario!!


Para-glidding foi uma diversao pra todos... hihih Era muito engracado ver o nervoso dos aventureiros (mais de 10 acho que se aventuraram), e das trapalhadas em “levantar voo”e “aterrisar”. Hihihih Uns caiam e eram arrastados pela areia, outros nao conseguiam pousar, enfim, uma diversao e tanto! ;)

Nessa foto da pra ver a Anna, Polonia, no chao... tadinha, ninguem conseguia desprende-la e ela acabou ganhando uma esfoliacao natural de tanto que foi arrastada... hihihih

India sem shopping, nao eh India pra mim. ;) Ou melhor, India sem “street market”! Um dos meus passatempos prediletos aqui... acho que ate ja estou ficando boa na arte de pechinchar... e diferente da experiencia que tive no Marrocos, aqui a gente ate se diverte pechinchando... (leiam com o sotaque, ate eu faco sotaque indiano quando estou pechincando) - “Good price, good price, please give me good price, I am good client” - (eu) “ Madam, no, Madam, I am giving the best price Madam... no business today Madam, that’s because I am doing better price…” (eles) hihihih
E pra completar, no domingo, dois dias antes de Diwali, eh uma tradicao comprar algo de metal; diz que traz prosperidade para o ano seguinte (com Diwali tambem acaba o ano do calendario hindu). A maioria compra joias, mas eu quis ficar no metal mesmo... Ai depois de muito procurar pelas lojnhas de Baga (que sao mais ou menos no mesmo estilo das lojinhas de praia nossas e tb vendem de tudo... sabe como eh, onde tem turista tem business... hihih entao tem gente vendendo ate coisas do Tibet em Goa!), encontrei uma linda e grossa tornozeleira... e como uma boa indiana que estou virando, comprei tuas, uma pra cada tornozeilo... ;) Liiiiiiinda, nao? (Comentario, o fundo eh uma bolsa que eu tb comprei...)


Pra completar, todas as quartas feiras tem o “Anjuna Flea Market”, onde qualquer um pode ir la vender. E o cenario ja eh paradisiaco, perto da praia, com coqueiros em volta... Mas o que importava o cenario tmabem... hihih Quase enlouqueci com as ofertas de la... cobertas, bolsas, bijus de metal, pecas de prata de Tibet (mas essas mal cheguei perto, pediam 150 reais como o primeiro preco!!), penduricalhos, saias, calcas ali baba, batas, camisetas, etc etc etc... Mas me contive (juro!) hihihh So comprei mais um par de tornozeleiras (ja que aqui nao posso comprar sapatos, compro outros adornos para o pe... hihih ate a volta serei a mulher das tornozeleiras... ja tenho 7!), duas calcas ali baba (sao a sensacao aqui...estilo meio arabe), 3 pulseiras, e um vestido. Ta bom ne? Ah, e tudo isso por 30 reais...

Nesta foto da pra ter uma ideia do meu deslumbramento... hihih ja estou usando a bolsa nova e as calcas tb sao do estilo ali baba, mas essas comprei um Mumbai.


Pra fechar o post, falta falar de Diwali... Sim, o festival das luzes, o festival mais importante da India... E infelizmente, nao vi quase nada de Diwali... antes disso eu so ouvia falar que durante Diwali as empresas fazem comemoracoes e dao presentes aos seus funcionarios – nao teve nada aqui L -, que em Diwali tudo fica decorado – a decoracao em Goa era super pouca... o que tudo bem, era de se esperar... mas ate em Mumbai a decoracao era timida! – que em Diwali eh puro fogos de artificio – em Goa vi dois ou tres L - que em Diwali se come muito doce – nao comi nenhum... hihihih

Pois eh, meu Diwali foi bem muchocho... falei com varios indianos e todos dizem que o festival este ano foi meio morto, que as pessoas nao estavam muito animadas... Os motivos ninguem sabe bem, mas tudo aponta pra crise financeira que abateu o mundo inteiro.

Eh, mas eu nao desisti de Diwali nao, ainda volto pra ca nessa epoca pra ver e sentir a magia do famoso festival das luzes! ;)

7 comentários:

Erica Wu disse...

Nice pictures~~~~^^
it was really a fun& relaxing trip!

Unknown disse...

Já estava devendo um outro comentário. Passado os posts da fase de adaptação em que me diverti muito lendo rsrs agora estou curtindo esses últimos , assim fico sabendo um pouco mais sobre "as índias"... Legal as fotos e o estilo hiponga tbm rsrs.. Ahh, não precisa falar sobre cricket.. já fui a um jogo e quase dormi.. rsrsrs
hugs!!!

Anônimo disse...

De quem é aquele pezão, deve ter que usar um sapátão. Tô bricando é um pé extraordinariamente bonito.

Anônimo disse...

Bacana a praia, ainda bem que tem. "Navegar é preciso viver não é preciso". Um beijo do marinheiro

Daniel e Júlia disse...

Oi corinha... olha só eu vi o teu ultimo post, aquele do trabalho, mas tu já apagou ele...queria te dizer que se tu nao esta feliz no traba;ho, acho que nao vale a pena continuar, tu já adquiriu a experiencia necessaria, talvez seja hora de partir pra novas coisas. O mais importante é ser feliz né!! seja desempregada ou nao, hehehehehe
estou com saudades de ti, e se tu resolver voltar pro Brasil logo dá um toque
abraço e boa sorte!!
julia

Anônimo disse...

OiÊeeeeeee!!

Bah tuas fotos estão demais!!!

Bjo

Carlos Peralta

benja disse...

Gostei muito das tuas fotos! Li do inicio dos relatos ateh aqui numa sentada :)

Beijos
Benja