segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Nothing"

O titulo pode parecer estranho, mas essa e a palavra que vai me deixar “famosa” nas telas de Bollywood. Hihihih Pois eh, antes que todos imaginessem, ate eu mesma, fui figurante de um filme de Bollywood!!!!! Yes, aparecerei nas telinhas! Hihihih ;)

Mas antes vou explicar como tudo isso aconteceu, afinal, voces devem estar se perguntando como que eu um dia digo que “quero” e no outro “la estou eu”. Como comentei no outro post, alguns trainees da AIESEC ja tinham participado como “extras” (em ingles) e o meu amigo chines, Coffey, tinha o contato de um agente. Ai que o Coffey que ligou para o cara e ha uma semana estava tentando marcar um encontro com a gente... Foi quando recebi uma chamada inesperada no sabado a tarde, do Coffey, dizendo que teria uma filmagem no domingo, das 9 da manha as 8 da noite. A noite, liguei pro tal agente e estava dificil dele acreditar que eu era “branca, com cara de europeia” (o cara de europeia eh uma coisa que eu me pergunto, pq na suica achavam que eu era suica, no chile chilena e acreditem ou nao, aqui na india tem gente que me acha com cara de indiana, dessas mais branquinhas!!!). Ate mandei uma mensagem pra ele, com o meu super sobrenome gringo! Hihih Mas nao teve jeito, ele queria me encontrar. Entao combinamos de nos encontrar em Bandra, o suburbio pop de Mumbai, onde eu estaria indo para uma festa que ficava perto da casa dele.

Claro que ao me encontrar ele nao fez nenhum comentario (primeira vez que eu agradeci por ter nascido tao branquinha) e confirmou o horario e o local das filmagens do dia seguinte. Alem disso, falou que quem participaria das filmagens era Amitahb Bachchan, um dos atores de Bollywood mais famosos!

No dia seguinte, apos ter dormido 4 horinhas (sobre a festa de sabado a noite comento depois!) acordei e fui pra Juhu, outro suburbio pop. Foi la que me juntei com mais 8 gringos, que foram “encontrados” numa zona turistica de Mumbai ( e assim que eles fazem quando precisam de “extras” estrangeiros, vao pra zona turistica de Mumbai e comecam a catar gente). Entao fomos todos para o “camarim”, uma sala vazia, ou melhor, com meia duzia de cadeiras de plastico e, pelo menos, um grande espelho. Neste momento que recebemos nossos figurinos, todos trajes de festa. Eu usei um vestidinho amarelo e sapatos de oncinha (amei os sapatos!!); enquanto as outras meninas usaram outros vestidinhos e os meninos umas calcas e camisas estilosas. A maquiagem foi feita por um homem (nao bixa) e o cara me encheu tanto de base que eu fiquei com a cara laranja! Hihihi

Depois de todos prontos, fomos para o set, que era uma boate de Juhu ( por coincidencia, ja tinha ido la uma vez) e a cena seria uma festa. No set, alem da gente como figurantes, posso dizer que tinha mais uns 30 indianos, de todos as idades e estilos (desde terno e gravata ate calca jeans, desde roupinhas fashions ate trajes tipicos indianos). Foi ai que a funcao comecou: “tu aqui, tu ali, vem ca pra, mais a direita, ta bom, bla bla bla”. Depois de todos em posicao, veio a orientacao: “ voces estao numa festa, assistindo um jogo de criquete, final entre India e Paquistao e a India esta ganhando. Bla bla bla. And Energy! (repetiram essa palavra quinhentas vezes).”

Repetimos a cena no minimo 6 vezes. So essa cena. A chance de aparecer na tela era quase nula, milhares de figurantes e nos bem atras. Mas essa eh a vida de figurante, ne? Ai mudamos de posicao, senta ali, descansa aqui, etc cena 2. Mais uma vez: “e um jogo de criquete, bla bla bla, energy, energy!!”. Nem sei quantas vezes repetimos essa cena tambem. Foi ai que eu descobri que o sinonimo de filmar eh repetir. Hihihih

Tudo parece ok ate entao. Mas eu nao contei o que estava por tras das cameras, ou melhor,como era o set. Entao ta: pensem numa boate, relativamente pequena, cheia (e cheia de tudo, equipamentos, gente, etc). Agora pensem tudo nisso sem ar condicionado! Nossa, o lugar era uma sauna, tinha gente escorrendo de suor. Ate ligavam o ar as vezes, mas durante as filmagens devido a necessidade de silencio total o ar estava sempre desligado(chegavam a colocar tapetes no chao para os atores nao fazerem barulho com os sapatos).

Quando paramos para o almoco, eu ja estava mais do que saco cheio de tudo. Alem do calor e do “vem pra ca, vai pra la” o tempo inteiro, nos fazendo sentar e levantar a cada 10 minuntos, eu so tinha dormido 4 horas na noite anterior... Estava me arrastando naquele set...

Mas, por volta das 5 da tarde (lembrem, cheguei la as 10h), as luzes finalmente se voltaram para mim! ;) Foi quando participei de uma cena com um dos atores principais, onde eu estou conversando com “meu namorado” e um dos atores senta entre a gente. Depois de fazermos, eu e o “namorado”, cara de “como assim, voce conhece esse cara?”, eu fico olhando pro ator e ele me pergunta: “kya he?” (que foi en hindi) e eu, com um sotaque indiano bem carregado, repondo
“nothing!”. Foi neste momento que eu esqueci o calor, o cansaco, a chatice de estar la desde manha e me senti uma estrela! ;) Imaginem, veio um carinha arrumar o meu cabelo; outro medir a luz no meu rosto; falei com a diretora e por alguns momentos, todas as atencoes do set estavam voltadas para mim (ta, nao pra mim, mas pra perto de mim! ;) ).

Depois do auge do dia, voltou aquele chatice de “vem pra ca, vai pra la” e as 8 eu ja estava subindo pelas paredes, com uma cara de braba e louca pra ir pra casa!

Durante uma cena e outra, tive a oportunidade de conversar com varias pessoas. Alem de conhecer melhor meus companheiros figurantes “ocidentais”, conversei com varios indianos e ate sai com alguns numeros de telefone! Nesse aspecto, estou contente em relacao ao meu intercambio: estou fazendo bastante contato com gente daqui e nao resumindo o meu circulo de relacionamento nos outros intercambistas, como fiz quando passei um ano na Suica. Claro que eh o maximo conhecer gente de todo o lugar do mundo, mas, afinal, estou na India para conhecer estrangeiros ou indianos?

So pra fechar o capitulo de domingo, cheguei em casa as 10, exausta! E ganhei 500 rupias, que tirando 50 pra ir e 50 pra voltar, sao 400 rupias, 16 reais... Sei que eh uma miseria, mas se a cena do “nothing” realmente aparecer nas telinhas, “pagara” todo o estresse de passar meu domingo infurnada num set. ;)

Agora vem a pergunta: vai ser figurante de novo? Pois eh, depende. Acho que me tornei uma boa amiga do agente, Imran, e imagino que ele me ligara se rolar alguma outra oportunidade. Mas antes de perder um dia nas filmagens, vou perguntar sobre as cenas, sobre os atores, etc etc etc e ai avalio. Nao sou mais uma simples figurante, ne?

Mas esses nao foram os unicos acontecimentos do meu final de semana! ;)
Quinta foi feriado, aproveitei pra chamar meu personal stylist, Greg, e continuar a maratona da busca pelas roupas para o casamento. Devo confessar que nao foi nada facil... So em uma loja, provei tres lenghas diferentes... e isso depois de ver, com certeza, mais de 20!! Mas nao gostei de nenhum... e os precos, nao estavam nada atrativos, 4000, 5000 rupias ( e lembrem, segunda experimentei um lengha divino na loja dos “simpaticos” e custava 5000). O vendedor foi super querido, teve toda a paciencia do mundo, quis me mostrar modelos mais baratos, mas nao tinha jeito, nao gostava de nenhum...

Foi entrando em outra loja que as coisas comecaram a melhorar... ai ao inves de procurar os lenghas comuns, que ja vem costurados, quis um com saia rodada, que eram feitos sob medida. Encontrei logo de cara um na cor bordo, lindo! Experimentei: lindo! E o preco... ainda mais caro que o da loja “dos simpaticos”... mas o bordado era especial, a cor estava otima... e eu nao aguentava mais procurar. Foi ai que optei pelo sim e la veio o costureiro tirar as milhares de medidas. Eu me pergunto se aquele da loja dos simpaticos era mais bonito e fica dificil responder... O bordado do meu (agora posso chamar de meu!! Hhih) Lenhga eh lindo, a cor eh especial, e ainda demos um efeito especial pedindo pra blusa ser azul... ;)

E a maratona continuou, hora de comprar “the matching bangles”, as pulseiras combinantes! Com um pedacinho do tecido do saree e pedacinhos do tecido do lengha, fomos numa lojinha de pulseiras e bastou mostrar os tecidos pro vendedor vir com dois conjuntos de pulseiras que me fizeram quase chorar, de tao LINDOS que eram! ;)

Baseado nas cores das roupas, ele mesmo monta um conjunto... Impressionante, abriu caixas e mais caixas, tirou uma pulseira daqui, outra dali e pronto! Aqui na India uma das coisas que me deixa mais impressionada sao os homens nesses empregos... costureiros, vendedores de lengha, pulseiras... sei la, no Brasil, estamos acostumados a ver mulheres nesses locais e discutir com mulheres sobre a cor de um vestido, o caimento, o que combina, etc etc... Mas aqui nao, sao todos homens; homens que enrolam o saree e outros trajes, homens que fazem conjuntos de pulseiras, homens que tiram medidas e costuram e, acreditem se quiserem, homens que sao manicures!!! (isso eu li num blog, de uma outra latino america que morou aqui) E posso dizer que eles todos estao fazendo um bom trabalho! ;)

Entao depois de adquirir as minhas lindas pulseiras, um sapato (sem muito comentarios, um tamanco bordadinho) e ter finalmente escolhido meu lengha, nem preciso dizer que isso tomou meus sonhos desde quinta... So sonho com o casamento, com o meu lengha, o meu saree, as minhas pulseiras... hihih

E este final de semana tambem foi o findi das festas, fui em tres! Sexta recebemos uma visita de um amigo do Sandeep, que esta se mudando pra Mumbai, Saumitra. ( em termos de espaco no ape nao tivemos problema, pq os outros tres, Samuel, Fola e a nova colega, Erika, de Taiwan, estavam viajando pra uma conferencia da empresa onde trabalham). Na sexta fomos a uma festa com o pessoal da AIESEC e trainees, era de um DJ famoso e teriamos nome na lista (sem nome na lista as festas aqui sao uma fortuna, tipo 50 reais so pra entrar). Eu como mulher entrei rapido e facil, mas o Sandeep e o Saumitra ficaram do lado de fora... hihih Mas parece que se divertiram, encontraram amigos de longo data (AIESEC). Enquanto isso, la estava eu, dancando numa pista com 99.9% de homens. Hihihih Sim, praticiamente nao tinha mulher na festa, as pouquissimas que eu vi, eram estrangeiras... E, por incrivel que pareca, no pais das multidoes, o lugar nao estava lotado... Resumindo, dancei um pouco (a musica nao era das melhores – techno), conversei com o pessoal e sai as 1:30, ja que os meninos estavam me esperando do lado de fora. ;) Ja que a festa nao estava promentendo muito, nem me estressei.

Sabado foi muito mais bombante! Primeiro tinhamos uma festa com vodka “liberada” – so deram uns shots - e tambem nome na lista. A grande maioria do pessoal da AIESEC e trainees estava la e a musica era otima, bem do estilo que eu gosto (Hip Hop). Mas como nada eh perfeito, o lugar estava vazio e acenderam as luzer as 1:30 da manha... hihihih Ninguem merece! Mas ai e neste momento que a rede de contatos funciona... hihih nesta festa eu estava com o Greg e conversando com o Sunil (amigo indiano, mas nao da AIESEC) decidimos ir pra outra boate, onde ele tinha um contato e poderia nos deixar entrar free (claro que saimos de fininho, o sunil nao ia conseguir colocar as 30 pessoas da aiesec que estavam na festa dentro da outra boate...)

Foi na outra boate, China House, que eu finalmente descobri onde encontraria meu namorado rico... hihihih O lugar fica num hotel 5 estrelas, caressimo e eh super bem frequentado ... A musica tb era legal, mas nosso sonho acabou as 3 h, quando tb ligaram as luzes... hihihih Mania de fechar cedo!

Ate tentamos ir pra uma terceira boate ( nao sei qual eh a graca ficar mudando de festa, mas cada louca com a sua loucura e ja que eu estou aqui, tenho que aderir as loucuras dos indianos!), mas ja estava fechando. ( e foi um alivio pra mim, afinal, precisa descansar para o dia seguinte, my first Bollywood day!)

E os programas do final de semana ainda nao acabaram! Sabado arrastei o Greg a ir passear comigo pela cidade e ele nao poderia ter sido guia melhor: experiementei “street food” pela primeira vez, conheci Juhu Beach (imaginem imbe, com o mar marrom, cheio de vendedores ambulantes e gente tomando banho de mar de roupa ou cueca! Hihih), Bandra e pra encerrar terminamos a maratona do casamento pegando meu lengha e comprando brincos e outros adornos. Foi um dia super cheio, merece mais descricao... Mas ai vou deixar para o proximo post!!!

3 comentários:

Cissa disse...

Meu Deus!! Eu passo uns dias sem vir aqui, e quando venho, já tem casamento indiano e até figuração em Bollywood! hahahah Dona Cora, abalando a Índia!
Gostei muito das fotos!!!
Bah, imagino o quanto deve estar doida essa vida por aí!
Eu ando sem tempo pra internet, estou em Santos, vim pra passar um mês na refinaria de Cubatão. Mas sempre que dá venho aqui e leio os posts passados! não deixa de contar as novidades! bjos!!!

Daniel e Júlia disse...

bah cora, daqui a pouco tu vai estar fazendo propagandas e sendo atriz profissional na india!! fiquei muito feliz, depois manda o nome do filme pra gente pesquisar na internet sobre o que que é e tal...
tb quero evr fotos do casamento, fiquei curiosa!!
bjos
julia

morrismonch disse...

No puedo creerlo, chiquilla! Ya hasta conseguiste pega en movie WOW, ji ji. Si, la verdad es que nos tienes que decir dónde verla en internet, ya sé que sales muy poco tiempo, pero quiero decirles a todos...¡Esa es Corita, mi amiga! Tienes razón en eso de ampliar más tu círculo de amigos. Siempre es bueno hacer contactos en el país que estés. Además, vi tus fotos del FB y ¡NO MANCHES! estas con Nandu (obvio por la boda), pero sale R A M O L A WOW, qué es de ella, ¡cuéntame! Bueno, hasta lo más extraño de todo es que sale Marcelle, ji ji ji Como que jamás creí que te reunieras con ella. Tu cuarto se ve GENIAL, pero se vería mejor con lapared pintada, como dices. La duda que me queda es: ¿Cómo será tu cuarto en Brasil? mmm Parece ser que todo es muy barato en India, ya vi las fotos de la boda, pero quiero leer tu blog y luego te comento... ¡Besos burris!