quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Happy Diwali!!

Mais um festival pela frente... E desta vez, o mais importante na India, comemorado por Hindus, Jainistas e Sikhs! (Tres religioes diferentes) Pode ser considerado a versao indiana do Natal e neste festival, comemora-se a vitoria da luz sobre a escuridao, ou melhor, a vitoria do conhecimento sobre a ignorancia. Tudo eh decorado com muito luz, e ainda, nos cinco dias de celebracao, tudo eh decorado com enfeites coloridos, guilandas de flores, ha poojas especiais (ritual de reza hindu) e ainda ha troca de doces e presentes. A traducao de Diwali seria “Festival das Luzes” e no dia proprio, que este ano eh comemorado dia 28 de Outubro, as pessoas enchem suas casas de velas. So imagino o lindo que nao deve ser. Ah! Outra tradicao sao muitos fogos de artificio... Ou seja, muita, muita luz!



Uma amostra de Diwali... E as velinhas utilizadas aqui, que na verdade sao oleo e cordao colocados nesses potinhos com este formato...



Pelo que eu entendi, durante o Diwali tambem a uma tradicao nas empresas de presenter e reconhecer os funcionarios, o que fazemos ai no final do ano... Vamos ver o que tera no meu escritorio, depois conto pra vcs!

E como nao ha festival que nao esteja acompanhado de feriado... Entre 2 e 3 dias da semana que vem serao feriado!! E claro que os trainees daqui nao poderiam perder a oportunidade de viajar! Faz dias que tem sido um bombardeio de emails e mensagens... Se formaram praticamente dois grupos, um que deseja ir pra GOA e outro pro RAJASTAO.

Goa eh um estado pequeno, logo abaixo de Maharastra, na costa e eh a regiao indiana de influencia portuguesa. Pelo que eu ja escutei, eh facil reconhecer a passagem dos portugueses por la, ficaram varias igrejas, casas de estilo portugues, catolicos... Mas nao foi so isso nao! Deste contato nasceu Konkani, uma lingua que eh a mistura de portugues com marathi... E claro, ficaram muitos sobrenomes portugueses... (tenho um amigo aqui que eh de la, o Gregory D’Souza) Mas o mais importante eh que Goa eh a regiao na India mais famosa pelas festas e praias! Ou seja, uma viagem pra la seria regada de festas enlouquecedoras (parece que tem muito ocidental por la e eh o unico lugar na India que eh possivel usar um biquini) e ratiacao na praia...

O que seria Goa... ( a foto nao eh minha... ainda!)



Rajastao eh um estado mais ao norte e acho que o estado mais turistico da India. E regado de palacios e templos antigos, muito artesanato, deserto, tour de camelo, elefantes, etc etc etc... mesmo sem conhecer, ja tenho certeza que vou amar o Rajastao... la tudo eh muito mais colorido, o artesanato eh incrivel e tudo eh muito barato ( muita gente no Rajastao trabalha com exportacao de artesanato)... saias, tapetes com espelhinos e outros detalhes, ceramica, metal, joais... sem contar os palacios, que sao cenarios e tanto... Ou seja, uma viagem ao Rajastao seria regada de visitas a palacios, tours de elefante e camelo, compras e mais compras... e muito chao, porque as cidades importantes do Rajastao estao de uma distancia consideravel uma das outras.

E um exemplo de Rajastao...



Nem precisa dizer que eu fiquei na duvida, ou melhor, se fosse pra ir pelo meu coracao, era Rajastao de olhos fechados. Mas alem do pessoal do Rajastao querer viajar por muitos dias – o que nao deixou meu chefe nem um pouco contente -, ja estava planejando uma visita ao Rajastao com os meus pais, que virao em dezembro. E duas vezes Rajastao, sera que valeria a pena? E claro que mais cedo ou mais tarde eu tambem gostaria de ir pra Goa... Mas foi depois da super propaganda feito pelo Saumitra ( amigo do Sandeep que veio morar em Mumbai e embora nao more com a gente, ja virou um membro da familia Goregaon Flat) dizendo que ficariamos na casa de um amigo dele, muita festa, relax e certa comemoracao de Diwali, (isso era outra coisa que estava em jogo na minha decisao, quero ver Diwali!!!), escolhi GOA!!!

Entao sabado noite estaremos embarcando para mais uma aventura!! Vamos ver o que nos espera! ;)

No mais, algumas novidades por aqui sim. Nosso ape, depois de milhares de tentativas ( num final de semana nao tinhamos falado com o dono, no outro, eu fui escalada pra Bollywood, no outro eu estava em Bangalore... ) esta pintado!! Claro que depois de anos naquela sujeirada e desorganizacao toda, as paredes tinham que estar todas marcadas... E com a ideia de dar um ar mais aconchegante, tinhamos pensando em cores diferentes para cada uma das pecas... na sala algo entre roxo e azul pra uma parede... pro meu quarto e da erica, uma parede em laranja ou rosa, e pro quarto dos meninos, um verde agua. Mas terminamos com uma sala cor amarelo queimado, nosso quarto lilas e o dos meninos, a bandeira do Brasil, uma parede amarela e outra verde! Hihihihihhi

Tudo comecou no domingo de manha, quando sai com o Sandeep pra comprar as tintas. Foi tudo em hindi, nao entendi bulhafas. So escolhia as cores, que depois de tanto apontar naquele catalogo, ja nem sabia mais quais eu tinha escolhido ( umas eram mais caras, sempre optavamos pelas mais baratas). E um senhor, de 74 anos, se ofereceu pra pintar o apartamento por 250 rupias, 10 reais... (a ideia inicial era nos pintarmos). E nao sei se esse senhor foi a nossa sorte ou o nosso azar...

Diferente do que eu pensava, a tinta era um mini potinho, que deveria ser diluido em uma mistura de agua e base plastica... ou seja, a cor real dependeria da maneira como foi diluida a tinta e poderia ficar muito distante da cor do catalogo...
Comecamos pelo meu quarto, e pq o laranja ou o rosa eram muito caro, escolhemos um roxinho pra uma parede e o resto um tom pastel. No inicio, estavamos todos entusiasmados, ate ajudamos o senhor a pintar ( e ele era um doce, gostava de conversar que era uma beleza... hihihih claro, sempre com a ajuda do tradutor sandeep).

Mas no quarto dos meninos deixamos ele sozinho... e foi ai que surgiu um tom amarelo ouro numa das paredes... e em vez que uma parede verde, ficaram duas... hihihih ficou um carnaval so!

E na hora de pintar a sala, acabou a tinta... ai ficou pro outro dia e procurando um tom laranja, nesses milhares de testes de cor, conseguimos um tom amarelo queimado... e a gte ja estava tao cansado de testar cores, que deixamos assim mesmo!! Hihih Mas claro, o resultado ficou otimo perto de antes... quando a casa estiver arrumadinha (agora ta um bulicho) tirarei fotos pra mostrar!

Nenhum comentário: