terça-feira, 30 de setembro de 2008

Como comprar um saree!

Como comentei no post anterior, estou a procura de roupas para o casamento em Bangalore. Ontem consegui falar com o Nandu, meu amigo, e ele me explicou melhor sobre a festa: primeiro dia, cerimonia, e o traje tem que ser saree; segundo dia festa, pode ser um vestido qualquer (ocidental tambem); finalmente, terceiro dia, janta, ele falou em traje normal, ate jeans (dificil de acreditar).
Essa conversa com ele me deixou mais tranquila, porque agora sei que preciso de um traje por dia (pelo que eu entendi, se vai a “funcao”, volta pra casa, dia seguinte, vai denovo, volta pra casa e assim vai). A ideia inicial, com as conversas que tive por aqui, era comprar um lengha, que eh uma saia bordada com um top bordado e chale. Ou seja, tudo pronto, nao precisaria aprender a enrolar, amarrar nada. Mas o Nandu disse que o primeiro dia TEM que ser um saree... Entao ta, ne? La vamos nos aprender a enrolar um tecido de 9 metros de comprimento e fazer isso virar um traje/vestido!
Outro problema em questao era o tempo... como tem que costurar a blusa que se coloca embaixo do saree e o casamento ja eh semana que vem, nao tinha tempo a perder. Ontem depois do trabalho, fui com a Sharani, colega do escritorio e minha guia aqui pra assuntos como roupas, onibus, etc, para Andheri Station. Sim, Station eh a estacao de trem, mas o ponto eh que o comercio se concentra proximo as estacoes de trem. E quanto mais importante a estacao, maior a concentracao de lojas, restaurantes, botecos, pessoas, etc etc etc. Sabia de uma loja, Paaneri, que teria tudo que eu precisava e por um preco razoavel (inferior a preco de shopping, segundo Gregory Souza, meu amigo indiano descendente de Goa, parte portuguesa da India).

Chegando na loja eh aquele mostra um , mostra outro, mostra, mostra, muda tecido, muda cor, muda isso, muda aquilo... E como eu disse, saree e um pano que enrolado vira um lindo traje, entao era praticamente como escolher um tecido. Fiquei entre dois, que os vendedores (todos homens!) enrolaram pra mim, por cima da minha roupa, e pude ter uma ideia de como ficaria. Lindos de morrer...

Ai chegou na questao do preco. A minha maior sorte foi ter escrito no “Facebook”, especie de orkut pra quem nao conhece, que eu estava procurando um saree. Ai a Kathi, trainee peruana e que ja virou minha faixa ( impressionante, toda vez que encontro um latino longe da America me sinto tao proxima, como se ja conhecesse ha anos... e com a Kathi foi assim, ja somos boas amigas!) me ligou, ja que ela tambem estava procurando um. Ai falamos sobre precos... ela me disse algo em torno de 2000 rupias, claro que se encontra mais baratos, mas de uma qualidade razoavel 2000 esta bom. E na tal loja que eu estava, queria 5500 por um e 3850 por outro. Eu hein? Ai quando o vendedor viu que eu nao ia levar, ficou super brabo. Queria saber qual era o problema. Se era preco, ele tinha mais baratos. E bla bla bla. Se eu estivesse indecisa, neste momento, apos tamanha “gentileza” teria decidido pelo “Nao”.

Entao foi em outro andar da mesma loja, checar os lenghas. Morri de amores por um, adivinhem a cor... Roxo, claro. Lindo, lindo , lindo! Todo bordado. Com costura e tudo, custaria 5000 rupias, 200 reais... O mesmo no Brasil, bordado daquele jeito, com certeza, eu nao encontraria por menos de 500 reais... Mas estou na India e penso como os indianos... Depois era o primeiro que eu via, odeio comprar as coisas as cegas.... (depois toda vez que eu compro algo aqui, achando que fiz o melhor negocio, que barganhei e tudo, falo com alguem que diz que eu paguei caro! Argh!! Sensacao horrivel essa!). Entao deixei o meu vestido de marani la... 

(Acho que nem preciso dizer que o segundo vendedor reagiu “tao bem” quanto o primeiro... que mania! So porque sou estrangeira eles acham que eu carrego ouro?)

Entrando em outra loja, encontramos os mesmos sarees da primeira, mas por bem mais barato, 2450 rupias... E escolhi um, roxo/rosa com azul. Cores super fortes e brilhantes, em seda. Pode ser que nao tenha feito o melhor preco, mas estava dentro da faixa que a Kathi falou. E paciencia tb, eu nao estava com tempo pra fazer o melhor negocio. Deixei o saree la, agora ele passa por um processo de amaciamento (sei la se essa palavra existe) e tb colocam cera, pra nao sujar. A parte do tecido da blusa esta comigo e vou no costureiro hoje para faze-la.

Acham que isso eh tudo? Nao! Hihih Ainda faltava comprar a parte de baixo do saree, uma saia, mas baratinha, 100 rupias. No mesmo lugar que encontramos a saia, encontrei um tecido bonito, azul marinho com verde agua, que se compra para costurar os trajes, tipo bata e calca larga ou calca justa. E depois das minhas tentativas frustradas em comprar estes trajes prontos, que sempre ficam largos e me deixam com um aspecto de gravida e as calcas ficam curtas e largas (ao inves de longas, tipo polaina, e justas!!!), achei que era uma boa ideia comprar o tecido e deixar no costureiro. Acho que a grande maioria das indianas faz isso, digo baseada na quantidade de tecidos que vejo pra vender, na quantidade de costureiros que vejo por ai (so perto de casa tem 3!) e na Sharani, que tem a maior parte de suas roupas feita sob medida.

Pois eh, mas mesmo depois dessa funcao toda, a maratona ainda nao acabou... Depois que eu tiver o saree, tenho que leva-lo para uma loja de pulseiras e bijuterias pra encontrar pecas que combinem. Sapato estilo indiano eu tb nao tenho, so sapartos de salto altissimos ou havaianas... E a roupa do segundo dia, que na minha opiniao, deve ser o melhor, tb ainda nao tenho!!! Sera que compro aquele lengha por 5000?

E pra encerrar o dia, ainda encontrei o Willian, Colombia, a Kathi e a Asma, Tunisia, perto da estacao e fomos pra Sagar City, lugar que vcs devem conhecer por “cortico”... hihih (ape onde queriam me colocar e passei uma noite). Ir la purificou a minha alma, imaginem, ver que eu nao estava morando la, com um monte de gente fumando, festas quase todos os dias, zero privacidade, vizinhanca horrivel, etc etc etc. Bom, mas nao fui la pra falar mal do ape, ne? Fui pra encontrar mais trainees, fazer meu marketing pessoal. Preciso ser mais vista, mais lembrada. Estou me escondendo muito atras dos meus colegas de ape, se eles nao vao e nao vou... Ai quis mudar isso ontem... E foi bom! Nao tinha muita gente, mas ate dancei um Merengue com o Willian, com direito a palmas do publico. ;)

E isso! E a maratona pra o casamento continua... aguardem proximos capitulos!!
And lazy peopleeeee! Eu quero comentarios!!! ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Corinha!! OLha só, morri de rir com os teus posts, achei o máximo a história do casamento! espero que tu encontre um saree (é assim que se escreve?) baratinho!! ó, tira várias fotos que fiquei curiosa pra te ver "fantasiada" de indiana... e se tu aparecer em algum filme manda o título pra gente baixar na net.. hehehehe
no mais, muitas saudades! bjooooos

et cetera e et cetera disse...

Também achei divertidíssimo os relatos da busca pelo saree! Quero fotosss nesse blog! Bjo, Saudades! Bibi

Anônimo disse...

Oi Cora. Eu tenho uma festa indiana para ir no dia 17/03 e gostaria de um Saree para eu usar. Eu li a sua história sobre a procura do seu Saree e gostaria de ver fotos e perguntar se vc não tem algum para me vender. Eu moro em Cuiabá/MT e acho que ainda daria tempo. Por aqui não tem nada parecido. Se puder responder o mais rápido possível, me dando dicas de onde comprar aqui no Brasil eu adoraria.
Beijos,
Ana Paula