terça-feira, 2 de setembro de 2008

० १ २ ३ ४ ५ ६ ७ ८ ९


One week left?

Passou voando esta semana, ne? Mas da mesma maneira que passu rapido, parece que ja estou ha muito mais tempo aqui. Posso dizer que ja estou habituada a cultura, ao transito, as multidoes, a comida, ao clima... Juro que ouvi o Ajay, meu chefe e "pai hospedeiro" que eu ja estou comendo como uma indiana, quando me viu comendo com as maos, ou melhor com a mao direita. Ate ja uso expressoes indianas na minha linguagem, como lak ( 100 mil), puja (oracao, reza, momento religioso) entre outras. O transito nao me tira do serio, muito pelo contrario, ate dou risada com a confusao que eh o trafico aqui. No trabalho tb ja estou bem adaptada, mas ainda tenho muito que aprender. E, parece que vi uma luz no final do tunel, hj conheci um possivel apartamento pra morar, limpo, mais ou menos organizado, boa localizacao, dois quarto e quatro meninas (ou melhor, eu seria a quarta) e empregada todo o dia lavando roupa, louca e casa. Nada mal para a primeira semana, hein?

Sem contar a sorte que tive de ser recebida, meio que sem querer, pelo Ajay e pela Seema. Os dois sao fantasticos e nao perdem a paciencia com as minhas milhares de perguntas sobre: roupas, comida, palavras em hindi, religiao, familia, viagens pela India... Alem de conversar muito, fizemos varios programas semana passada: passeio na praia a noite, Boliwood movie em hindi (sem legendas!!! mas a historia e tao bobinha que meio obvio entender o que os atores estao falando) e pra completar, fomos para uma vila no interior do estado com uns amigos deles.

Conhecer o interior de Maharastra foi interessante, ver que a India ainda eh bem "verde" apesar da populacao de um bilhao de pessoas num territorio muito menor que o Brasil. As vilas tambem nao sao muito populosas, ai fica claro que a populacao se concentra em centros urbanos como Mumbai, Dehli, Bangalore, Calcuta... e deve ser por isso que as cidades sao tao sujas, porque nao havendo espaco para tds, os emigrantes do campo ficam pelas ruas...

E na volta que demos na vila nem preciso dizer que foi choque cultural de ambos os lados: eles me olhando e eu olhando para eles! hihih E uma coisa esquisita de la eh que tinha muitos vendedores de folhinhas ( nao me pergunte de que arvore), que misturadas com tabaco, calcio e uma especie de noz moscado eh a paixao do local... sim, eles COMEM isso! Vai entender, ne? Mas depois de eu ver milhares de vendedores de folhinhas, nao resisti em tirar uma foto, ne?

Amanha comeca o mais importante festival de Maharastra (estado o qual Mumbai eh a capital): Ganpati Chaturti. Ganpati eh tambem conhecido como Ganesha, o deus com cabeca de elefante e embora nao faca parte do trio principal de deuses hindus - Vishnu, Brahma e Shiva - eu diria que eh o deus mais popular na India (eh bem comum encontrar imagens de Ganesha na porta das casas, escritorios, etc... eh o deus que se deve "rezar" quando se deseja iniciar algo novo). Chaturti eh o nome do mes que estamos no calendario hindu e o festival eh uma celebracao ao deus Ganpati, onde as familias comprar imagens do deus e passam a semana fazendo oferendas, adornando a imagem e reunindo a familia.

As ruas ja estao sendo todas decoradas para o festival e diz que quarta feira, que eh feriado, vai ser uma loucura ( muita gente na rua). O festival termina depois de 10-11 dias e a tradicao e afundar a imagem de Ganpati em algum corpo d'agua, pode ser rio, lago ou mar. Esse habito veio com o inicio do festival, quando a imagem era feita de barro e afunda-la em agua tinha o signifacado de retorna-la para a natureza.

Bom, ja deu pra ver que terei muito historia pra contar so em funcao do festival, ne?

Ah! E estou aberta a perguntas! Assim como o Carlos quis saber se eu ja estou projetos plantas nucleares, vcs podem perguntar qualquer curiosidade! (Carlos so espera um pouquinho mais que dai eu escrevo sobre o trabalho).

Namaste!

6 comentários:

Cora Migowski disse...

o titulo sao os numeros em hindi! Bonitinhos, ne? de 0 a 9!

Cissa disse...

Oi Cora!!
Nossa senhora que história! Vi tuas fotos no orkut, e pensei "ué, o que ela tá fazendo na Índia?". Aí cheguei aqui no teu blog. E devorei os textos com tamanha curiosidade, e tamanha vontade de dizer: você é muito corajosa!! Imagine, eu também escrevo um blog desde que me mudei pro RJ, pra interar as pessoas das novidades, mas não é nada perto dessa sua experiência! Guriiiia, estou simplesmente fascinada com tudo isso! Meus parabéns pela coragem. Se tu não te importas, vou linkar teu blog no meu, fica nos meus favoritos (se achar ruim me diz, que eu tiro!). Espero por novidades fantásticas da Índia!
Bjos

Cissa

Germano Mergel disse...

Oi Cora!

Parei um pouco hoje para ver teu blog e achei mt interessante ler tua narrativa. Admiro esse teu fascínio pela Índia e o modo como tu encara as dificuldades nesse país.

Há tempos que planejo fazer uma viagem assim e (acredite se quiser) saber o que tu passa aí pela tua perspectiva me deu muita vontade de tocar isso em frente! Só não seria para a Índia... hehehe.

Sucesso!!

Cissa disse...

Que bom que gostou! Pode ter certeza que terá em mim uma leitora assídua (vai ver como vicia esse negócio de blog, tanto escrever como ler o blog alheio! hahahaha)!

Bom, boa semana pra ti, bons festivais, e não esqueça de contar tudo depois!
Bjo grande

Cissa

morrismonch disse...

No puedo creer que quieras aprender nuevos idiomas. Me encanta que seas tan independiente y más me encanta que siempre puedo aprender tantas cosas de ti. Muero por visitarte en India caray! Mientras tanto sigue contándonos más historias. Cuenta acerca de la gente, ¿es fácil hacer nuevos amigos? Me imagino cómo te sientes caa que caminas por las calles y todos te voltean a ver... ji ji ji.
Y entonces la comida es igual a la que nos cocinaba Ramola...mmmhh. ¿Es caro allá? ¿Cómo cuánto cuestan las cosas básicas? ¿Con cuánto dinero puede uno vivir allá? Bueno, después de Suiza TODO es barato jo jo ¿Están muy agringados? ¿Todos visten siempre así? Ay ay ay tengo mil preguntas...pero con tus siguientes blogs lo comprenderé mejor y mejor. Besitos burris, te extraño un buen!

et cetera e et cetera disse...

Cora, Também estou passando para dizer que estou adorando teus relatos. Não consigo pensar em alguém que pudesse aproveitar uma experiência dessas tanto quanto tu. Estou torcendo muito para que esse ano seja incrível e que volte com milhares de histórias divertidas para nos contar!
Bjo,
Bibi