sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Rikshaw

Foi de tanto eu perguntar pelas chuvas, que hoje fui presenteada com uma bela chuvarada. Sim, cheguei aqui no periodo das moncoes, queria ver agua! Hihih Queria saber como era essa estacao tao famosa... Mas so via uns pinginhos timidos! E ai, claro, o dia que eu finalmente teria uma amostra desta estacao tinha que ser justamente quando eu estava mais despreparada: sem as minhas queridas galochas, sem um guarda-chuva e sem motorista (meu chefe teve outro compromisso e eu tive que me virar pra ir ao escritorio).

Saindo de casa, comecou aquela chuvinha fininha, que nao me encorajou a voltar tudo so pra pegar um guarda-chuva. Entrando no rikshaw a chuva apertou e dai nao parou mais... E sendo o rikshaw aberto nos lados e se metendo em todos os "cantos" das
ruas (ou seja, onde tem pocas gigantes), me surpreendi por nao ter tomado banho maior. Outro problema da querida chuvarada e que ela me obrigou a falar a mesma lingua que o motorista de autorikshaw, porque ate entao, eu nao tinha me entendido com nenhum deles. Sempre pedia pra me largarem em pontos conhecidos, pq eles nao falavam uma palavra em ingles e so balancavam a cabeca de um lado para o o outro ( da
maneira que pra nos significa "nao" e aqui significa SIM!).


Entao hoje tinha sido lancado o desafio: explicar para o Rikshaw Man aonde exatamente eu queria chegar (caso contrario eu chegaria encharcada no trabalho). E deu certo! ;) Pontos pra mim! Hhihi

Faz horas que quero escrever um post so sobre comida... Sim, falar sobre comida enche um post inteiro! Mas eh na hora do almoco que eu vejo que ainda sou super leiga no assunto.  Para almocar, eu pego um mini cardapio de um restaurante e eles trazem a comida aqui. O resto do pessoal traz de casa, geralmente pao com um prato de curry (vegetariano, claro). Bom e falando no mini cardapio... Cada dia eh um
suplicio adivinhar o que eu vou comer: sem fotos, os nomes todos sao grego pra mim, ou melhor, hindi! Hihih Que tal aloo meti para comer? Ou Kaju dhingri Mutter? Dal Palak?

Juro que em menos de um mes vou saber tudo. ;) Outro objetivo meu aqui eh aprender a cozinhar, ou melhor, a usar os tempeiros daqui. Na culinaria, tudo leva muuuuuito tempeiro. Ate geleia the pimenta aqui. Mas ao contrario do que falam, ate agora so comi uma vez um prato muuuuuito apimentado. Das outras vezes, todos foram picantes na medida certa.

E sim, aqui se come com as maos. Ou melhor, com a mao direita (nao sei se pq a esquerda eh considerada impura ou se ao comer com as maos eh necessario que uma esteja "limpa" pra servir, tomar algo, etc). E devo confessar, que eh meio complicado partir o pao so com uma mao, mas os indianos treinados desde pequeninos, fazem isso sem problema nenhum.

Ah! E diferente da maioria dos ocidentais que vem pra ca, nao tive nenhum problema com a comida. Em ambos os lados, saude e gosto: nao tive nenhuma "indisposicao" ( talvez isso seja cedo pra falar, ja que ainda nao comi na rua) e gostei da maioria dos pratos que me ofereceram.

Imagino que mais da metade dos indianos sejam vegetarianos. Nao sei se eh sempre por motivos religiosos ou se por opcao mesmo. Para os non-veg, como chamam aqui, carne bovina nem pensar, ja que a vaca eh sagrada para os hindus. E o porco, para os muculmanos - que tem representacao significativa aqui -, e impuro. Ai so sobra galinha, peixe e cordeiro. E eu, nesse contexto todo, resolvi virar uma veg temporaria, uma porque a familia do Ajay eh vegetariana e duas porque nao confio muito na maneira como a carne deve ser armazenada aqui (ainda mais com menor demanda). Para os grandes carnivaros ai do sul, posso dizer que esta tudo bem: mais de 10 dias sem carne e ainda nao sonhei com nenhuma picanha. ;)

Fiquei de falar sobre o festival de Ganpati tambem... Mas o mais emocionante ainda nao aconteceu... Que eh o dia que as pessoas afundam o Ganpati. Isso ocorre um dia e meio, cinco, sete e dez depois do comeco do festival. Ontem tivemos uma amostra gratis do que serao os outros dias, onde algumas pessoas ja foram se despedir da sua imagem: barulho, danca, transito, luzes... Na foto abaixo, eh o Ganpati de um vizinho aqui do predio.



Pra encerrar esse post, vou adiantar um pouco o que vira na proximo: estilo de roupas, custo de vida, relacionamentos! Ou melhor, todas as duvidas da Moniquita (que deixou um comentario em espanhol no ultimo post)!

Um comentário:

Unknown disse...

pobrezinha...sem churras... aqui a gente tá morrendo de comer no harmonia...comemoracoes do 20 de setembro, sabe como é, né? toneladas de carne... te cuida, hein? subistitui as proteínas hehe! Bjs mil!