terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vida indiana

Fim do Ganesh Chaturti! Ate que enfim! ;)

Ontem foi o ultimo e o mais importante dia do Festival. Parecia carnaval aqui. Hihih Ruas lotadas, fogos de artificio, caminhoes com as estatuas e gente seguindo e dancando atras, muito barulho, musica pop misturada com batidas de tambor, pessoas jogando pozinhos coloridos uns nos outros, enfim, uma folia! Mais perto do mar, parece que a confusao era ainda maior. ;)
Aonde eu moro fica bem longe, mas a comemoracao tambem foi intensa, onde assistimos tudo de camorote da nossa sacada.

E imagino que estao todos curiosos sobre a prometida faxina do ape! ;) Pois deu mais certo do que eu esperava, agora nosso ape esta BRILHANDO! Acordamos sabado por volta das 10 h e antes mesmo de tomar cafe da manha, comecamos a limpar. Ah! Na verdade, a funcao comecou na sexta a noite, quando fomos juntos comprar os produtos de limpeza e outros utensilios. Ja comecamos trabalhando em equipe! ;)

Foularin ficou responsavel pelos banheiros, Samuel pela cozinha, Sandeep, pelos ventiladores (juro, ate os ventiladores estavam cheios de po) e eu com as Janelas. Isso pra comecar, claro. Mas a cozinha tava tao imunda e tinha tanta coisa pra jogar fora (sairam 5 sacos grandes de lixo da casa), que o Samuel foi o unico que nao trocou de base. Hihih Ficou quase 6 horas so na cozinha! Sim, 6 H-O-R-A-S! Levamos esse tempo todo pra colocar o ape nos eixos. Tiramos a sujeira de tudo, reorganizamos a casa e agora ja estamos ate pensando em decora-la, com cortinas, penduricalhos, lustres, pintando as paredes... Aguardem! Mas juro que assim que der mando as fotos do antes, durante e depois do super Cleannig Day.

E antes que a minha mae se assuste, sabendo que sou asmatica, ja vou avisando nao tive problema nenhum, nem uma suspeita de chiado! ;)

Mas o mais engracado eu ainda nao contei... Ja era 6 da tarde, todos cansados, famintos, suados e sujos e tcharam: FALTOU AGUA!!! Ai ate esperamos um pouco, mas nao aguentei e la fui eu tomar um banho tcheco, de baldinho e caneca! Lavando cabelo e tudo! Sai renovada!

E no fim, fui a unica, porque logo depois voltou a agua... hhihih mas td bem!

Alem do super programa que foi a faxina, meu findi foi completado com muito cinema e ate umas comprinhas. Sexta e sabado a note, fomos no cinema. So Bolywood movies, mas de todos os tipos: um de terror, que nao foi muito assustador; no intervalo desse – aqui os filmes tem intervalo - , assistimos o finalzinho de um filme pop (entramos em outra sessao, hihihih); e no sabado, um filme mais serio, sem musiquinhas e dancinhas, e ate em ingles.

De todos, sou mais do pop. ;) Musiquinhas, dancinhas, cores, roupas, eh disso que eu gosto. Falando em musiquinhas, tenho escutado bastante radio aqui. E as musicas da moda sao praticamente so as dos filmes e tocam repetitivamente. Eu adoro, mais um pouco quem sabe ate eu arrisco canta-las. ;) Pra quem tiver curiosidade, procure “Bachna ae haseeno” e “Rock on” no you tube, que sao os nomes dos filmes do momento aqui.

Ah! Ficaram sabendo do ataque terrorista em Dehli? Explodiram nao sei quantas bombas? Ontem Bombaim estava de sobreaviso, temiam um ataque aqui tb por causa da alta quantidade de gente na rua comemorando o festival... Embora aqui nao tenha a violencia urbana do Brasil ( quando contei sobre sequestro, roubos e assaltos no Brasil, Sandeep, que eh daqui, ficou super impressionado), aqui tem essas suspeitas de ataque terroristas. Alguns anos atras, explodiram bombas em um dos trens lotados de Bombaim e muita gente morreu. Ha poucos meses, foi em Ahmedabad. Agora em Dehli...

No mais, nada pra contar. Estou comecando a “viver” aqui e comecando a sentir aqui como a minha casa. Mais um pouco, ja vou conhecer a vizinhanca, comprar pao no mercadinho, deixar a roupa pra passar por 12 centavos no vizinho, levar minha “vianda” pra comprar uma comida caseira preparada pro outra vizinha por 1.30 reais e assim vai...

3 comentários:

Cissa disse...

Mas ahhh dona Cora!
Botando ordem no recinto!
hahaha

Que bom que já tens um lugar pra chamar de "lar"!

Bjoss

Camila disse...

Dona Cora, de volta ao banho tcheco então! Hahahahahaha, quase um ano depois do Rio!

Adoro tuas estórias! Estou familiarizada com os deuses já que fiz bastante tempo de yoga, legal ouvir sobre a devoção dos indianos!

Não teve nenhum piriri aí, que bom! Quando descobrires mais sobre a culinária bota uma receitinha para nós!

Bjao e saudades!

Anônimo disse...

Ola Cora,
Tenho acompanhado com interesse suas aventuras nas Indias, gosto do sei jeito de escrever, envolvente, nos leva a sentir-se participante....
Muitos casamentos e pulseiras para voce
Um gramde beijo
Sergio Gracia