segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dia apos dia

Dia 22 de setembro… caraca!!! Dia 24 completa um mes que estou aqui! O tempo simplesmente voou. A primeira semana foi longa ate, com o deslumbre todo... depois o choque cultural, a vontade de desistir de tudo, ai o ape novo, novos amigos, comecei a conhecer mais gente, conhecer a cidade, andar sozinha pra ca e pra la e encerro o mes ate fazendo comprinhas (sim, comprei minhas primeiras roupas indianas!). Por um lado estou contente e sentindo missao cumprida, ja que consegui estabelecer a minha nova rotina (acordar, academia, trabalho, casa, janta, dormir...) mas me sinto pouco “adaptada” pra ja estar um mes aqui. Sei la, acho que depois de um mes deveria estar mais esperta, me virando mais, entendo mais da cultura, mais informada...

Minha rotina esta finalmente esquematizada. ;) Acordo as 6:00, chego na academia por volta das 7:00 ( culpa da “noiva” do sandeep, que eh meu companheiro de academia e leva muito mais tempo pra se arrumar que eu, hihih), ai faco um tipo de aula – spinning, body combat, etc - , musculacao e pretendo recomecar os treinos de corrida. Antes das 9:30, ja de banho tomado, perfumada, maquiada, pego um onibus pro trabalho, mais ou menos lotado – lembrem-se, pra padroes indianos – e antes das 10:00 ja estou sentada na frente do computador.

Por volta das 12:30, e a hora de escolher o almoco... ai pego o menuzinho do restaurante e coloco no google pictures: allo tikka masala, panner chana, etc... mas ate ja estou bem familiarizada com os nomes, por exemplo, allo eh batata, chana eh grao de pico e paneer eh queijo tipo cottage. ;) O almoco eh por volta das 1:30, quando chega a minha “tele-entrega” e o pessoal aqui come a vianda que traz de casa.

O expediente teoricamente acaba as 6:30, mas geralmente o pessoal se estende. Eu tento sair cedo, nao tenha nada tao importante e urgente pra fazer que me exija ficar mais. Depois tambem estou aqui pra aproveitar a India, a cidade e nao pra trabalhar ate tarde... eh ou nao eh?

Ai vem a parte variavel do meu dia: ou vou pro shopping (perto de casa), ou vou pro shopping de rua, ou vou tomar um cafe... etc etc etc... Ai a hora que chego em casa varia, desde 8:00 a 9:00, 9:30... Tambem ha dias que vou direto pra casa, mas pretendo evitar. Quero aproveitar cada segundo aqui. ;)

Entao a hora mais esperada do meu dia: a janta! Eu e os meninos pegamos nossas “viandas” e vamos ate a vizinha, que cozinha comida bem caseira e tambem bem gostosa. Por volta das 10:00 jantamos todos juntos. Quer dizer, eu o Sandeep e o Samuel, porque o nigeriano, Afolarin, chega bem mais tarde ( e agora no ramadam, come a meia noite e depois as 4:00 da manha!!). Essa hora eh super divertida, parecemos uma familia... hihih Contando como foi o dia, dando risada, conversando... Depois da nossa super faxina, temos comida na sacada e eh super agradavel. ;)

Ah! A comida caseira eh chapati, pao indiano sem fermento, que parece panqueca (nham nham!), arroz, dhal – especie de sopa, bem temperada – e vegetais, que variam todos os dias, desde batata, feijao ate couve-flor, beringela. Sim, aqui tem feijao! E super gostoso, bem apimentado e misturam varios tipos... Comemos com a mao (direita!!) e uma colher (pro dhal).

Depois disso, ainda conversamos mais, organizamos alguma coisa, e hora de nanar! ;)

Ate que nao esta mal a minha rotina, ne? E vcs nem imaginam, o nosso ape ta ficando cada vez mais aconchegante... Ontem fui no super com o Sandeep e nao resisti em olhar as cortinas... conseguimos a barbada de 400 rupias por umas cortinas bem legais (pra janela tamanho normal, menos de 20 reais). Ai foi cortina pra tudo que eh lado: compramos pra sala, pro quarto dos meninos e pro meu (que por enquanto eh so meu! ;) ) Eu ainda comprei uma colcha pra minha cama e uma capa de almofada pro meu travesseiro... nossa, meu quarto esta cada vez mais perto do meu sonho de consumo, um quarto bem indiano!!! ;)

E a parte que eu nao gosto quando penso que ja estou aqui a um mes eh que ainda nao conheco muita gente, me viro pouco sozinha – a recem sabado peguei o trem sozinha -, meu hindi ficou estagnado com o que eu aprendi na primeira semana e ainda nao fiz nenhuma FESTA!!!

Sabado foi o dia de conhecer mais gente, pelo menos isso. ;) ja tinha planejado ir pra South Mumbai, parte da cidade bonita, mais organizada, com calcadas, transito mais ou menos normal (la sao proibidos os rikshaws, principais responsaveis pelo transito caotico daqui), predios bonitos e antigos e , o mais importante, uma zona de comercio! Colaba! (ja tinha ido no domingo passado com o sandeep, mas a maioria das “lojas” estava fechada). Depois de planejar esse passeio, que seria solita, consegui uma compania, um garoto da AIESEC que conheci num “ acontecimento” que teve dias atras, uma especie de casamento indiano pra um casal de poloneses que vao se casar... (falando das nacionalidades dos trainees aqui, meu deus, ou sao chineses ou sao poloneses!)

Arjun (nome) foi portanto meu guia durante o sabado. Alem disso, deu uma de “personal bargainning” ... hihihi nao que eu seja muito ruim na pechincha (mais uma meta aqui na India, voltar profissional em derrubar precos), mas ter alguem que faca isso pra vc e ainda mais em hindi, eh muito melhor... hihihih ele so dizia, me diz o que tu quer, que eu comeco a negociar... hihih mas no fim so comprei uma blusinha por 100 (4 reais), 2 tornozeleiras por 200 (8 reais) e pulseiras de linha por 60 (2.40 reais). Tentamos baixar o preco de um xale pra 6 reais, mas nao teve jeito... ai deixei pra proxima.

Falando em precos, eh quando converto pra reais que me dou conta como as coisas aqui sao baratas... Estou acostumada a pensar em rupias e cada rupia pra mim eh valiosa (imagina, cada 4 centavos...), ja que o meu salario tb eh em rupias... hihih Imaginem que aqui com 40 centavos da pra comprar um saco de pao de forma... um ovo custa 10 centavos... Uma corrida de rikshaw, com transito e quase 4 km, 1 real!!! ( mas o onibus so custa 20 centavos!! )

Agora comecamos a organizar as nossas financas... Ontem sentamos juntos e tentamos calcular quanto gastamos com a casa... lancamos o tema do mes: “save every single rupee” e vamos comparar os gastos e eleger o mais economico ( tirando as compritas, eu ganho, pq vou de onibus pro trabalho e os guris de rikshaw!! hihihih).


Voltando a programacao de sabado, conheci melhor o “centro de Mumbai”. Predios bem bonitos, tirei algumas fotos. Depois voltamos de trem pra Goregaon, meu bairro. E foi a ginastica do ano desembarcar na estacao... Como pegamos o trem na estacao inicial, estava vazio e ate conseguimos lugar pra sentar. Mas o movimento das 7:00 da noite de um sabado nos surpreendeu... nao parou de entrar gente... gente mais gente e mais gente... e o pior, ja que eu estava com o Arjun, tivemos que entrar num compartimento misto, mas leia-se 99.9% de homens (pq existem compatimentos so pra mulheres). E imaginem o amaca amaca pra sair do trem... hihih engracado!! (no que o trem se aproxima da parada, ja tem gente pendurada na porta pra pular... e quando ele para, eh um empurra-empurra de gente querendo sair e de gente querendo entrar... so vendo, ou melhor, “vivenciando” pra entender... hihih)

Depois de me arrumar e, pela primeira vez, colocar um sapato de salto pra sair de casa ( 99% das vezes saio de galochas... as monsoes ainda nao acabaram, tem chovido bastante e as ruas continuam embarradas) fomos a um encontro dos trainees e pessoal da AIESEC. O lugar que fomos tinha “chicha”, nome que dao pra narguile aqui. Ambiente super legal, luminarias, almofadas, bem tri. ;) E foi otimo pra ver algumas pessoas pela segunda vez (depois da especie de casamento) e outros pela primeira. Afinal, ja esta na hora de conhecer os trainees, depois de um mes aqui!

Entao o momento mais esperado: fomos pra uma boate, ou pelo menos, tentamos entrar. E depois de mil mudancas de planos, terminamos na casa de sei la quem (que era um super ape, numa zona tri boa, pago pela empresa de nao sei quem... hihih) com vodka e refrigerante... Ninguem merece... E eu esperando uma boate com “Bolywood Music” e indianos bonitinhos... hihih mas foi importante estar la pra fazer a social... me surpreendi com o pessoal; eu no auge da minha anti-socialidade (olhando um livro que achei por la), nao consegui ficar sozinha pq sempre vinha alguem com um mega sorriso no rosto, se apresentar, perguntar meu nome e comecar a conversar. ;)

Resumindo o post e o meu mes aqui, tudo se encaminhando! ;) Pra ficar perfeito, so falta uma festa com musica de Bolywood!!! ;)

E quanto as solicitacoes, desde estilo de vida em Mumbai, roupas, relacionamentos, receitas de comidas gostosas... me aguardem! Essa semana compro o lap top e vai ser bem mais facil escrever!

Um comentário:

Cissa disse...

Quando comprar o laptop, não esquece de postar umas fotos!!
;)

Bjos