quarta-feira, 13 de maio de 2009

Remedio para choque cultural reverso

Ja sao mais de 10 dias da minha chegada e ainda continuo em orbita. O choque cultural reverso, como alguns chamam, as vezes pode ser mais forte do que o choque cultural no pais hospedeiro. As vezes porque as coisas nao mudam e a gente muda demais; as vezes porque as coisas mudam demais e a gente de menos, e as vezes porque os dois mudam. O meu caso, foi o ultimo. 

Com a crise financeira mundial, o fim da faculdade e nao sei quais outros fatores, as coisas mudaram demais por aqui. Lojas que fecharam, lojas que abriram. Amigos formados que ja nao moram mais em Porto Alegre. Empresa em que eu trabalhava que foi totalmente reformulada. Familia cheia de novidades tambem, com primas formadas, gravidas e recem-casadas... E do outro lado, eu, voltando de uma experiencia na India onde criei raizes. Onde tambem mudei por dentro. 

A India, posso dizer, foi uma das coisas mais incriveis que aconteceu na minha vida. Foram tantos os inesperados, os momentos dificies, assim como foram tantas as alegrias, as coisas boas. Na India, aprendi a fazer de qualquer adversidade um novo estilo de vida. Casa suja com gente de tudo que eh lado? Muito bem, vamos fazer disto entao uma boa casa. Trens lotados e uma longa jornada ate o trabalho? Tudo bem, vamos fazer disto uma maneira de entender o povo indiano, de entender outras realidades. Comida apimentada, comer com as maos? Tudo bem, pode esquecer o garfo... 

Esses 8 meses foram tao intensos que somados com as milhares de mudancas que vi aqui no Brasil, fazem parecer que fiquei fora 8 anos. Assim, a saudade ja bate forte, os amigos que deixem la ja fazem falta, a comida aqui ja parece sem tempero e o povo aqui ja parece sem tanta "cor". 

Na minha opiniao, criar uma rotina ajuda muito na readaptacao. E por isso que ja procurei pelos meus treinos de corrida e tambem ja pesquisei sobre outros esportes. Aos poucos, vou contactando alguns amigos, o que eu acho que tambem faz parte de um bom recomeco. 

E depois, claro, estabelecer metas. O que fazer e quando?

Bom, essa eh a minha receita. Vamos ver se funciona. ;)

2 comentários:

Thaís disse...

Puxa, estou vivendo a mesma coisa... estava em Moçambique e ta tão dificil me readaptar na minha cidade... tem hora q me da vontade de sair correndo p um lugar q nao sei onde... as perguntas das pessoas me irritam... os porquês de cada uma delas... afff...
Espero q esta fase passe....

Cora Migowski disse...

Nossa, Thais, a volta e assim mesmo... temos que enfrentar! ;)

A dificuldade esta justamente na parte em que a gente mudou muito e as pessoas que ficaram nao mudaram nada... entao criar uma rotina, procurar interagir e conhecer outras pessoas ajuda a gente a criar um novo lar... ;)
Boa sorte pra voce!