sexta-feira, 22 de maio de 2009

O que vem por ai...

No mesmo momento em que parei para organizar o blog, ou melhor, para sugerir as leituras mais interessantes, tambem me dei conta que ha ainda muito para ser falado. No fim, meus posts todos foram centrados na minha experiencia e comentavam coisas sobre a India a medida que elas iam aparecendo. 

Ou seja, muito da cultura, dos costumes, das curiosidades da India ainda nao comentei. Nunca falei da musica, a musica de Bollywood que eu sempre adorei e que virou trilha sonora da minha passada por la. E a comida? Tao deliciosa que voltei pro Brasil com muita bagagem extra, incluindo os 8kgs a mais. E a comunicacao, como era afinal? Em que lingua eu me comuniquei com todas essas pessoas? Amigos como o Sandeep, a Salma... e na rua? e com os indianos que nao falavam ingles?? Alem do hindi que conseguia arranhar umas palavras - suficiente pra deixar muuuuitos impressionados - aprendi um belo de um "Indian English" com palavrinhas e gramatica so usada na India.

E as religioes? E as castas? E os dalits, como a novela tanto gosta de enfatizar? Posso mostrar a minha versao da historia, ja que os 8 meses em Mumbai nao foram suficientes para ver de tudo. Falando em Mumbai, afinal, como era morar nessa cidade tao super populosa? Como era enfrentar uma rotina como outros 17 milhoes de habitantes por la?

Supersticao? E verdade que todos os indianos so fazem coisas "auspiciosas"??? E as roupas? Como os indianos se vestem? Como eu me vestia?

Entao, assunto pra levar adiante o blog eh o que nao falta. Tomara que venha a bendita inspiracao! ;)

2 comentários:

Cynthia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cynthia disse...

Errei o post anterior.

Cora,

Adorei sua resposta. A verdade é que há muito não posto no meu blog. Preciso me acostumar a fazer isso com mais frequência!

Quanto aos assuntos, as coisas que tenho mais curiosidade são justamente algumas que você mencionou nesse seu post. As comidas, por exemplo. É incrível mesmo que você tenha comido tão pouca carne nesses 8 meses e não sentido falta dela. Eu não gosto muito de vegetais, mas já descobri que se forem bem temperados como qualquer coisa. Acho que a comida que eu mais sentitia saudades seria do nosso pão. Amo pão! Todo mundo fala que não pode beber água na Índia. Você teve algum problema com isso?

Outra curiosidade minha é com relação à língua que você falava, tanto com os indianos quanto com seus amigos. Imagino que fosse o inglês. Como é a compreensão do inglês pelos indianos? Todo mundo fala ou é meio complicado se virar só com inglês?

Ah! Outra coisa que li por aí e me impressionou é com relação à quantidade de insetos e ratos por todo o lado. É verdade mesmo ou exagero? Eu sou meio fresca com isso e tenho pânico mesmo. Incontrolável! Você teve algum problema ou história engraçada? E os bichos? Tem mesmo em todo lado em plena cidade? Ou é que nem os americanos fazem com o Brasil de mostrar macacos em plena rua no Rio de Janeiro? Tem vacas, elefantes e macacos nas ruas?

Nossa, são tantas as curiosidades... Pode escrever que eu vou lendo tudo!

Gostei demais mesmo do seu blog e admiro muitíssimo a sua coragem de encarar uma viagem dessas sozinha. Acho que eu adoraria ter tido uma experiência assim para contar para os meus filhos, mas faltou oportunidade. O máximo que fiz de "aventura" foi morar um ano no Arizona depois de casada levando uma vida de estudante paupérrima, pois nossos vistos não nos permitiam trabalhar, só estudar.

Beijos,

Cynthia