quarta-feira, 29 de abril de 2009

E os amigos...

Foto: Akash, Navdeep e Sandeep... rodeada de amigos. da pra ver que nao fiquei sozinha esses 8 meses. ;)

Depois de mais de 8 meses, encerrei a Indian Experience. E muito mais do que "deixando para tras" um pais que eu amo, que me encantou com a sua riqueza cultural, que me fez amadurecer com os seus constantes desafios, e me tornou uma pessoal mais humilde com a sua realidade dificil, tambem estou deixando pessoas que eu amo. Eu sei que a India sempre estara la, colorida, caotica, incrivel... mas os meus amigos e a maneira como viviamos juntos antes, agora sao parte do passado. Sei que com o mundo de hoje, as distancias entre a  India e o Brasil sao pequenas,. que com certeza vamos voltar a nos encontrar... mas o que aconteceu na India nao se repetira mais... 

Talvez essa condicao tao extrema que se vive na India, que nos coloca a refletir mais sobre as necessidades de cada um, a compreender as diferencas, a precisar de ajuda, de suporte, que me fez ter amigos tao inesqueciveis. 

Deixo na India, o Sandeep, personagem que apareceu na minha terceira semana de indian experience e ficou firme e forte ate o ultimo minuto (ele foi o ultimo a dizer tchau no aeroporto). 

Logo em seguida, o Saumitra tambem apareceu e se tornou tao amigo do peito quanto o Sandeep. Nao sei o que seria de mim sem esses dois... 

E a Erica, best roommate ever??? Chegou timida e foi conquistando nos todos aos poucos. Dividir um quarto com ela foi um prazer. ;)

E nao paramos por ai... quantos mais nomes posso escrever??? Muitos desses estavam la, na minha festa de despedida, um dos 30 que inacreditavelmente eu consegui reunir um dia antes de partir. 

Akash, Navdeep, Arjun, Greg, Sunil, Sweta, Pranav... indianos muito queridos... os brasileiros, a Catarina, que mesmo com pouquissimos encontros nos tornamos boas amigas (quantas dicas ela nao me deu... ;) ) e o luquinhas e a marcela, pra matar a saudade do "calor brasileiro"... Nao posso esquecer do nosso "pais irmao", Tunisia!!! Digo irmao porque nos brasileiros e tunisianos nos demos bem desde o primeiro minuto. Povo solidario, alegre, com muitas semelhancas do Brasil. Nao foi a toa que dai sairam a Salmita, minha querida "irma" (bom, ja mostrei todo o meu amor por ela em outros post do blog, nao? :)  ) e o Hamza, companheiro tambem da expedicao ao norte.

E posso passar o post escrevendo nomes... o chines Coffey, a hungara Gabriella, a colombiana Juliana, o servio Dragan ... 

Nunca vou me esquecer da cena de ver o Sandeep, o Saumitra, o Akash, o Navdeep e a Erica gritando por mim e dando o ultimo tchau na frente da porta do aeroporto. Na verdade, um "see you" ja que todos queriam deixar claro que aquilo estava longe de ser um "goodbye". 

  

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Surfando em Bali...

O hinduismo de Bali! 

Esqueci de comentar, embora a Indonesia seja muculmana, a ilha de Bali eh hinduista, que herdou de alguns exploradores indianos que passaram por la. Mas o hinduismo de Bali, is far far away do hinduismo da India. E foi interessante ver essa diferenca. Na foto, as oferendas que sao feitas todas as manhas, para os deuses, que contem flores e as vezes arroz e bolachinhas.

Entrada de um dos resorts... 

A praia... nada especial, nao?


Ja que nao tive fotografo, so mostro a foto da prancha mesmo!
Posted by Picasa

Apresentando... Kuala Lumpur!



Nas ruas de Kuala Lumpur...


Mao esquerda, herdada dos ingleses... Estilo islamico na arquietura, pais muculmano... e moderno, nao?



Nao podia faltar: Petronas Towers, ao entardecer... (subimos ate a ponte que liga as duas torres)

Um pouco de Chinatown...
Posted by Picasa

A viagem ao sudeste...

Finalmente, encontrei tempo e um pouco de inspiracao pra escrever sobre a "incrivel expedicao" ao sudeste da Asia. ;) 

A ideia de viajar por la surgiu como uma maneira de aproveitar por estar aqui tao pertinho - afinal, daqui ate o Brasil, sao dois dias em aviao - e tambem ter um break de India, afinal, viajar pela India requer muuuuita paciencia e disposicao. E pra nossa surpresa, conhecer a Tailandia, a Malasia e Bali foi ainda mais relax do que esperavamos.

Como expliquei no post da Tailandia, a terra dos abacaxis, este pais nos surpreendeu a cada instante. Tambem, depois de estarmos acostumadas com a India, onde cada jornada eh um desafio e todos os dias sao cheios de imprevistos, viajar pela Tailandia com agencias de turismos e pacotes combinados com taxi, onibus e barco estava muito, muito facil. Melhor pra nos, que gastamos mais tempo e energia em tentar tomar uma cor. ;)

A passagem pela Malasia foi um desejo da Salma, que imaginava Kuala Lumpur, a capital como algo para ser visto. E por que nao, ja que estavamos tao perto? Foram dois dias por la e ja deu pra sentir o ritmo da cidade. Primeiro, um pais muito diferente da Tailandia, com a primeira grande diferenca em termos de crenca: enquanto a Tailandia eh budista, a Malasia eh muculmana... E impressionante como se nota, os malasianos sao muito mais reservados e timidos e se espera dos turistas um comportamento mais conservador.

Mas para todas nos, a Malasia deixou curiosidades... Como esse pais podia ser tao desenvolvido (ao nossos olhos)? Como podia erguer duas torres que por um bom tempo foram as maiores do mundo? Como as estradas podiam ser tao amplas e organizadas? Como o aeroporto eh tao moderno? Pra quem lembra um pouquinho da historia do Brasil, no momento da corrida pela borracha, talvez lembre que gracas a um ingles, perdemos o posto numero um com as seringueiras... tentaram cultivar a arvore aqui e ela deu muito mais certo que na propria terra natal (a Malasia tambem fica muito proxima do Equador)... e junto com o mineracao do metal Estanho, estas foram as alavancas na economia e transformaram a Malasia no que eh hoje...

Outra coisa interessante na Malasia, eh a formacao do pais. Foi colonia inglesa assim como a India e ainda herda alguma caracteristicas. E o povo, alem da raca originaria de la, Malay, o pais tambem eh composto de chineses e indianos, principalmente os do sul da India. Nao eh a toa que parte da capital sao a Chinatown e a Little India. ;)

Mas a passagem pela Malasia foi tao rapida que nao pudemos ver muito... Um dia Chinatown, onde estavamos hospedadas, junto com uma caminhada pelas mesquitas e parques (parques, que delicia, nem sabiamos mais o que era isso depois de tanto tempo na India). No fim da tarde ainda tivemos direito a banho de chuva, daquelas bem tropicais, que nos deixou totalmente encharcadas. ;) Dia seguinte dedicamos as Petronas Towers, as famosas e altas torres gemeas, que sao a sede da companhia de petroleo daqui ( podia trabalhar la, que tal? hihih). Ficamos la em volta ate chegar a nossa hora de subir, ja que a procura eh tao grande, marcar o horario da visita eh necessario.

E finalmente, o que consideravamos ser o ponto alto, altissimo da nossa viagem: BALI!!! Quem nunca pensou em passar a lua de mel la? Quem nunca sonhou com um dos seus resorts... Ou quem nunca quis comprar uma daquelas esculturas de madeira, artesanato de Bali? pois entao, fomos checar!!!

Mas Bali esta longe de ser tudo isso que todos esperam e imaginam. E uma ilha, sim, mas a praia nao eh grande coisa... Tem resorts, sim, mas nao sao gigantescos e luxuosos como imaginamos (pelo menos em nao vi). E tem artesanato, sim, mas esta perdido no meio de oculos falsificados, camisetas e outras quinquilharias. Mesmo assim, Bali ainda tem o seu charme e aproveitamos os 5 dias que passamos ali. ;)

Nosso hotelzinho estava otimo, 10 dolares cada uma com direito a um quarto limpinho, piscina e ate cafe da manha (que entre as escolhas tinha uma deliciosa torrada de banana com queijo... yummy!). Ficamos em Kuta, a praia mais movimentada de Bali. Mas pra fugir da confusao e relax, geralmente passavamos o dia em Semiyak, em um restaurante na beira da praia, com lugar pra tomar sol mirando o mar e musica lounge.

Tiramos a sorte grande quando conhecemos tres franceses (nao sei se comentei, a gente so encontrava franceses, acho que eles tem faro pra outras francesas e vinham direto conversar com a Imene, do nosso grupo e que era francesa) e eles foram nossos grandes companheiros para os dias seguintes. E como na praia quanto mais gente melhor, nos divertimos muito com o nosso novo grupo de viagem. 

Ah, e as ondas de Bali??? As gurias, Salma e Imene, nao gostaram nada do mar revolto, preferiam a "agua parada" da Tailandia... mas a senhorita aqui nao resistiu, e la fui eu aprender a surfar... ;) Me inscrevi num desses cursos de 2 horas e la fui eu encarar as ondas de Bali. Adorei, embora depois de essas 2 horas, so tenha pego 5 ondas como gente. ;) Mas deu pra sentir o gostinho e cansar os bracos. No final, sabia toda a tecnica, mas nao tinha mais forca pra levantar o meu corpo com os bracos.  E no que encontramos os meninos, eles ja me convidaram a surfar denovo. Mesmo cansada e morta de fome, nao resisti, afinal, nao eh todo o dia que se encontra companheiros (as meninas, Salma e Imene, eram bem menininhas mesmo, daquelas que nao gostam tanto de aventura... ). E valeu: consegui ensinar um pouco de tecnica pro Paul que estava aprendendo e mostrar pro Greg, que ja surfa algo, que levo jeito pra coisa (consegui, tirando forca do dedao do pe, pegar algumas ondas direitinho ;) ). 

Mas o tempo voou e logo tivemos que nos despedir de Bali... e se despedir entre a gente. A Imene voltava pra Mumbai e em dias, pra Franca. A Salma pra Mumbai, mas ficaria me esperando ate a minha volta. E eu, pra Singapura, onde fui visitar uma familia de brasileiros amiga dos meus pais e fechei com chave de ouro esta expedicao pelo sudeste.

Singapura foram 6 dias e me senti em casa. Alem da familia de brasileiros, estava rodeada de mais brasileiros, uma grande comunidade de expatriados. E foi o maximo, porque alem de falar portugues, comer churrasco e receber muito carinho que so brasileiros sabem dar, "vivi" um pouco dessa vida de expatriado, senti como eh estar fora da patria por tantos anos... afinal, quem sabe eu tambem nao serei uma expatriada?

Pra encerrar, ja ja publico as fotos!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Anjuna Flea Market, a melhor despedida

GOA apareceu como uma oportunidade de fugir do calor e do caos de Mumbai ate a tao esperada hora de embarcar para o Brasil. Adoraria ter ficado em Mumbai, mais perto dos meus amigos, ja que a saudade ja pegou so nesses diazinhos de viagem pela Asia, mas no fim todos eles saem cedo e chegam tarde em casa que eu passaria os dias sozinha... Depois, com o planejamento que eu fiz, matei praticamente todos os "to do" em 5 dias. Resumindo, nao teria nada para fazer se nao derreter esses dias em Mumbai ate o dia 29.

GOA eh um dos poucos lugares na India onde se pode relaxar. E relaxar naquelas, porque ainda tem indianos em volta encarando, vendedores incomodando e um pouco de desordem. Mas o que eu queria era brisa, agua e sol, entao GOA estava perfeito. ;)

Como a Salma, minha fiel companheira nesse turismo profissional (sim, acreditem, depois de viajar tanto minha mae me esta chamando de turista profissional! ), voltou para a Tunisia, quem me acompanha nessa viagem eh a Rebecca, australiana que conhecemos em meados de fevereiro. Aqui em GOA tambem tinha um contato, Jatin, amigo do Saumitra e que ja havia conhecido, quando vim para ca a primeira vez, em outubro. Mas no fim, Jatin nao esta aqui em Goa e encontramos seu amigo, Fernando, espanhol que esta passando uns meses por aqui.

Alem da brisa, do sol e da agua que eu estava buscando, ainda havia outras coisas que queria fazer desde a ultima vez que vim aqui, com o Saumitra. Morria por andar de scooter, principal meio de transporte aqui, e ainda mais depois de Tailandia e Bali, onde tambem tem scooters por todos os lados mas as meninas nao quiseram se arriscar ( e eu nao podia levar duas atras numa moto). Segundo, tinha comprado um par de tornozeleiras lindo aqui e o perdi em Mumbai... desde entao sonhava com o momento de conseguir as tornozeleiras denovo. Por ultimo e nao por menos, queria dar uma olhada no famoso Anjuna Flea Market, que traz gente de toda a India a vender e resume o pais em uma feira. Ja tinha ficado encantada quando vim da outra vez e achei que ver tudo aquilo, desde elefantes de madeira em miniatura, roupas hippies e artigos em prata do Tibete, seria uma boa despedida da India.

E realmente foi. Nao estava muito interessada em comprar, ja que depois de 8 meses aqui, ja ando meio enjoada dessas coisas... depois, passei um dia em Mumbai so arrumando uma mala das duas que posso levar, e com o trabalho que passei, eu definitivamente nao quero me encher de mais coisas. Mas a experiencia foi otima porque eu conversei e conversei. Com o meu pouco hindi mas ja suficiente pra deixar o pessoal surpreso, conversei com um pessoal do estado de Karnataka. Em outra tenda, onde a Rebecca estava comprando, me encantei com uma crianca e ate troquei umas palavrinhas. Depois disso, na parte do Tibete, conversei com tibetanos e disse que tinha conhecido Dharamsala, a casa do Dalai Lama. Um dia antes, numa lojinha por aqui, tambem conversei com Kashmiris e expliquei o quanto tinha adorado Srinagar. E por ai foi o meu dia... mas terminei tao feliz, porque me dei conta que fiz muito. Podia conversar com indianos do sul e entender a realidade deles. Ou tambem refugiados tibetanos e saber como eles reagem... ou entao falar com kashmiris e saber do orgulho que eles sentem por essa terra. Assim eu percebo que foram 8 meses que valeram cada dia...

Pra encerrar, encontramos o Fernando e so relaxamos num Schak (como se chamam esses barzinhos na beira da praia) e ainda com direito a banho de sol e de mar no final da tarde. ;)

Ah, em relacao as outras coisas que tinha por fazer, posso dizer que ja estou quase profissional com a Scooter. ;) Ninguem acreditou em mim, nem o Fernando, que foi meu professor, nem a Rebecca, que seria minha carona. Comecando com umas arrancas meio sem jeito, agora, ja dou ate buzinadinhas pra dizer que estou passando - indian style, of course!!!

E as tornozeleiras... encontrei algo parecido, mas nao exatamente igual... mas com a falta de turistas - ataque terrorista em Mumbai, mais slowdown da economia, mais final de estacao - GOA esta tao vazia que os vendedores fazem qualquer acordo: consegui o par de tornezeleiras pela metade do preco que havia pagado antes!!!

Bom, agora acho que "nos vemos" so em Mumbai... Estarei aqui, relaxando nas areias escuras de Goa, sobre a sombra de algum coqueiro antes de "enfrentar a vida real" (como dizem meus pais) no Brasil! ;)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais Tailandia...



Hat Chaweng, na Ilha de Ko Samui



Salmita y yo, curtindo um resort em Lamai, tambem Ko Samui



As paisagens paradisiacas em Ko Phi Phi Leh ...



Essa foi a Melhor Historia, a praia aonde o mar desapareceu em menos de uma hora...
pena que nao tirei foto do antes!
Ko Phi Phi Don
Posted by Picasa

The best in Thailand... em fotos

Para detalhes, olhem tres post atras, The Best In Thailand, escrito dia 28 de marco. ;)

Melhor deal: Tuk Tuk em Bangkok

Melhor compra: sapatos em Bangkok!!

Melhor drink: na beira da piscina em Lamai, Ko Samui


Melhor banho de mar: nem preciso falar da cor da agua... Ko Phi Phi Leh
Posted by Picasa

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Fechando um capitulo...


Pela primeira vez, cheguei em Mumbai e nao me senti em casa. Em todas as minhas outras viagens, que foram todas pela India, chegar em Mumbai era um alivio, era o signficado de atingir um porto seguro, onde eu conhecia tudo, onde a minha "familia" (amigos) estava, onde a minha rotina tomava rumo. Mas desta vez, depois de mais de 20 dias pelo Sudeste da Asia, a sensacao de chegar em Mumbai foi outra. Me senti num sonho, como se estivesse voltando para o meu passado, como se ja estivesse no Brasil mas estivesse sonhando com a India.

O calor (Mumbai esta um forno, de 35 a 40 graus), a falta de espaco (agora a minha cama no ape ja foi ocupada e divido um lugar na sala), a falta de um elo (trabalho) me deixaram ainda mais perdida. Ate os indianos me olhavam da mesma maneira que nos primeiros dias... 

A viagem no Sudeste da Asia, onde os paises se bem mais civilizados e preparados para o turismo, tambem contribui pra eu me descostumar com o "desafio constante" que eh a India. Tambem, durante a viagem, todas nos, Salma, Imene e eu, comentavamos de como seria voltar, ja que as tres estavam encerrando o seu capitulo de Asia com esta viagem por la. Pra terminar, passei uma deliciosa semana em Singapura, na casa de uma familia amiga dos meus pais, brasileira, claro, e ainda cercada de mais brasileiros, comendo churrasco e salada. Nem preciso comentar que me senti em casa. ;)

Todo esse bombardeio de sentimentos me faz entender que encerrei o meu capitulo de India e que agora estou pronta pra voltar. A comida ja nao me apetece mais, pareco nao ter mais tanta energia pra enfrentar trens lotados e ja nao me divirto tanto quanto me divertia antes. Sao muitos os sinais de que este capitulo esta fechando.

Mas a India, como o proprio turismo aqui se entitula, eh incredible. E nesses dias, desde que cheguei aqui e com certeza ate eu ir embora em duas semanas, muitas surpresas me esperaram e ainda me esperam:

Desacostumada em andar em segunda classe, ja que eu tinha meu passe de primeira, mesmo com o bilhetinho de 2 classe, nao resisti, e um dia eu e a Salma entramos na 1 classe com bilhete de segunda. Ah, nao da nada, geralmente ninguem controla e a diferenca de um bilhete unico eh grande, que ao inves de 8 rupias, tem que pagar 100. Mas ai bem felizes na 1 classe (quer dizer, nem tanto, porque tambem estava lotada), percebo que tem um cara controlando o bilhete... xiii... a salma tava no telefone e expliquei pra ela que o cara estava la... bah, o coracao das duas disparou e tentando manter a calma, decidimos descer na proxima parada, uma antes da que queriamos. Foi descendo e aliviadas de ter passado por mais essa que outro homem nos pede o bilhete ao tentarmos subir a escada pra mudar a plataforma. Claro, estrangeiro aqui chama atencao de qualquer um e ele deve com certeza ter seguido a gente com os olhos desde o momento que saimos do vagao... ai ta, nao colou com ele que os bilhetinhos de 2 classe tavam bem, la fomos nos pra uma salinha onde tinha mais 3 indianos pra nos pressionar (e mais outros passageiros sem passagens). Depois de muita conversa, de dizer que eramos estudantes, de ferias em Mumbai, so um mes, etc etc etc (nao ia colar que nao sabiamos o que era 1 classe depois de 7 meses aqui, ne?), conseguimos sair pagando multa so pra uma, 300 rupias. Mas quase matei a Salma, que nao entendeu a minha estrategia e comecou ate a falar umas palavrinhas em hindi ( de que jeito a mentira de que estavamos ha pouco tempo na India ia colar assim???). O mais engracado foi que ficamos super super tensas, ate parecia que podiam nos prender, enquanto o problema era resolvido com apenas 12 reais... hihih ;)

Agora, no more 1 class for me. Muito ruim. A diferenca de superlotacao eh notavel entre uma classe e outra... mas fazer o que? E na segunda classe agora ja me sinto e ja acho que as pessoas me veem como indiana... me xingam como xingam as outras (eh uma xingaiada so esse trem... hahaha acho tao engracado uma reclamando que uma ta tocando a outra, mas tipo assim, como nao tocar quando o trem tem 200 mais pessoas do que cabe?), falam em hindi e nao fica me olhando como faziam antes. Viva, bom ou nao, virei indiana. ;) Ate a Salma nao me reconheceu esses dias quando estava vindo no meio da multidao. ;)

Ta, o capitulo do trem foi um. Mas gracas a minha super amiga Salmita, tive outra surpresinha... hhihih no dia que ela partiu, ela tentou passar com 35kgs na mala enquanto estava autorizada a passar com 20 e mais 19 kgs na bagagem de mao enquanto podia so 5. Resultado: la estava a Corinha pra receber a carga extra. ;) E aqui, Indian style, tem um correio especial pra mandar coisas pro exterior, que fica no sul da cidade. Ela me explicou mais ou menos como era e la fui eu, crowded train e packed cora, com 12 kgs nas costas. ;)
Chegando la, pra tentar achar o lugar ja nao foi facil. Fui perguntando, perguntando, mas no meio a gente sempre acha uns perdidos que mesmo sem saber a direcao apontam qualquer uma so pra dizer algo. Teve ate uma moca que disse que eu estava errada, que o Foreign post office nao existia, que eu tinha que ir para o Main Post Office. Mas 7 meses na India me ensinaram como os indianos sao e segui procurando o Foreign post office. Chegando la, passei por nao sei quantos departamentos ate uma pessoa me dar a informacao correta de onde mandar o pacote. Impressionate... mas a India eh assim mesmo. E ja sem energias, cheguei la e comecei a escrever na papelada o que tinha pra mandar. Depois tinha que empacotar com papelao e ainda cobrir com um pano de tecido, costurar e estampar com cera. Me senti como ha 50 anos atras... hihihih quem ainda estampa com cera? pra que costurar o pacote com tecido??? Incredible India... 

E aquilo tinha tudo pra demorar horas... mas do jeito que eu estava super cansada, suada e sem energia, um senhor se comoveu e fez tudo muito rapido pra mim. Ai esta a Incredible India denovo, com gente simples e de enorme coracao. ;)
Enfim, mandei o pacote!!! 

Agora ja me planejei tao bem que nao quero deixar nada para o ultimo minuto. Presentes, Tempeiros, Henna, DVD's , quase tudo ja foi comprado. Ate vai dar tempo de fugir da confusao aqui e passar 5 dias em Goa...
Posted by Picasa

domingo, 12 de abril de 2009

Salada de frutas, ou melhor, de paises

Sei que no Brasil a gente usa a expressao "salada de frutas" pra dizer quando uma coisa esta muito misturada. Pois eh assim que estao as memorias da minha viagem nesses diferentes paises aqui no Sudeste da Asia. Sei que eh uma vergonha deixar o pobrezinho do meu blog assim sem um minimo post, mas quando um dia a gente acorda e tem que pensar em Ringgits e falar com um chines na Chinatown, outro dia a gente tem que barganhar em milhares de Rupias pra ficar num hotel e, finalmente, pegar um taxi e pagar com dolares singapurenses, escrever sobre todas essas experiencias fica complicado.

Da Tailandia, a nossa viagem pelo Sudeste Asiatico continuou pela Malasia, onde apenas conhecemos a capital, Kuala Lumpur. Interessante e impressionante de certo modo, ao ver um pais que julgavamos nao tao desenvolvido ter as Petronas Tower, que foram ate 2003 as maiores torres do mundo. Mas na Malasia so estavamos de passagem e demos uma geral na cidade em apenas dois dias. 

E entao o momento mais esperado: Bali!!! Deixamos a ilha para o final pra fechar com chave de ouro a nossa viagem. Os 5 dias que passamos la foram tao especiais que quero guardar para um post quando estiver bem inspirada. ;)

E de la nos despedimos e a Salma e a Imene voltaram pra Mumbai, enquanto eu embarquei pra Singapura, onde encontraria uma familia de amigos dos meus pais (brasileiros). 

Agora sigo em Singapura, onde estou curtindo uma vida "em familia" e "em portugues" outra vez. E por outro lado, estou experimentando como eh viver vida de expatriado, ou melhor, de uma familia expatriada. 

Ou seja, eh tanta novidade, eh tanta mudanca todos os dias que fica dificil parar pra escrever ( se concentrar na verdade). Mas aguentem ai, as cenas dos proximos capitulos prometem banho de chuva na Malasia, ondas em Bali e vida de expatriados na organizada Singapura. ;)