quarta-feira, 22 de abril de 2009

Anjuna Flea Market, a melhor despedida

GOA apareceu como uma oportunidade de fugir do calor e do caos de Mumbai ate a tao esperada hora de embarcar para o Brasil. Adoraria ter ficado em Mumbai, mais perto dos meus amigos, ja que a saudade ja pegou so nesses diazinhos de viagem pela Asia, mas no fim todos eles saem cedo e chegam tarde em casa que eu passaria os dias sozinha... Depois, com o planejamento que eu fiz, matei praticamente todos os "to do" em 5 dias. Resumindo, nao teria nada para fazer se nao derreter esses dias em Mumbai ate o dia 29.

GOA eh um dos poucos lugares na India onde se pode relaxar. E relaxar naquelas, porque ainda tem indianos em volta encarando, vendedores incomodando e um pouco de desordem. Mas o que eu queria era brisa, agua e sol, entao GOA estava perfeito. ;)

Como a Salma, minha fiel companheira nesse turismo profissional (sim, acreditem, depois de viajar tanto minha mae me esta chamando de turista profissional! ), voltou para a Tunisia, quem me acompanha nessa viagem eh a Rebecca, australiana que conhecemos em meados de fevereiro. Aqui em GOA tambem tinha um contato, Jatin, amigo do Saumitra e que ja havia conhecido, quando vim para ca a primeira vez, em outubro. Mas no fim, Jatin nao esta aqui em Goa e encontramos seu amigo, Fernando, espanhol que esta passando uns meses por aqui.

Alem da brisa, do sol e da agua que eu estava buscando, ainda havia outras coisas que queria fazer desde a ultima vez que vim aqui, com o Saumitra. Morria por andar de scooter, principal meio de transporte aqui, e ainda mais depois de Tailandia e Bali, onde tambem tem scooters por todos os lados mas as meninas nao quiseram se arriscar ( e eu nao podia levar duas atras numa moto). Segundo, tinha comprado um par de tornozeleiras lindo aqui e o perdi em Mumbai... desde entao sonhava com o momento de conseguir as tornozeleiras denovo. Por ultimo e nao por menos, queria dar uma olhada no famoso Anjuna Flea Market, que traz gente de toda a India a vender e resume o pais em uma feira. Ja tinha ficado encantada quando vim da outra vez e achei que ver tudo aquilo, desde elefantes de madeira em miniatura, roupas hippies e artigos em prata do Tibete, seria uma boa despedida da India.

E realmente foi. Nao estava muito interessada em comprar, ja que depois de 8 meses aqui, ja ando meio enjoada dessas coisas... depois, passei um dia em Mumbai so arrumando uma mala das duas que posso levar, e com o trabalho que passei, eu definitivamente nao quero me encher de mais coisas. Mas a experiencia foi otima porque eu conversei e conversei. Com o meu pouco hindi mas ja suficiente pra deixar o pessoal surpreso, conversei com um pessoal do estado de Karnataka. Em outra tenda, onde a Rebecca estava comprando, me encantei com uma crianca e ate troquei umas palavrinhas. Depois disso, na parte do Tibete, conversei com tibetanos e disse que tinha conhecido Dharamsala, a casa do Dalai Lama. Um dia antes, numa lojinha por aqui, tambem conversei com Kashmiris e expliquei o quanto tinha adorado Srinagar. E por ai foi o meu dia... mas terminei tao feliz, porque me dei conta que fiz muito. Podia conversar com indianos do sul e entender a realidade deles. Ou tambem refugiados tibetanos e saber como eles reagem... ou entao falar com kashmiris e saber do orgulho que eles sentem por essa terra. Assim eu percebo que foram 8 meses que valeram cada dia...

Pra encerrar, encontramos o Fernando e so relaxamos num Schak (como se chamam esses barzinhos na beira da praia) e ainda com direito a banho de sol e de mar no final da tarde. ;)

Ah, em relacao as outras coisas que tinha por fazer, posso dizer que ja estou quase profissional com a Scooter. ;) Ninguem acreditou em mim, nem o Fernando, que foi meu professor, nem a Rebecca, que seria minha carona. Comecando com umas arrancas meio sem jeito, agora, ja dou ate buzinadinhas pra dizer que estou passando - indian style, of course!!!

E as tornozeleiras... encontrei algo parecido, mas nao exatamente igual... mas com a falta de turistas - ataque terrorista em Mumbai, mais slowdown da economia, mais final de estacao - GOA esta tao vazia que os vendedores fazem qualquer acordo: consegui o par de tornezeleiras pela metade do preco que havia pagado antes!!!

Bom, agora acho que "nos vemos" so em Mumbai... Estarei aqui, relaxando nas areias escuras de Goa, sobre a sombra de algum coqueiro antes de "enfrentar a vida real" (como dizem meus pais) no Brasil! ;)

4 comentários:

Luciana M. disse...

Cora, Espero que você aproveite bem este seu final de ciclo na Índia. E espero que o blog não termine com a sua volta!
Um abraço,

Anônimo disse...

Que perigo esta menina em uma moto!

Mirella disse...

Ola Cora,
Será que você gostaria de ser nossa entrevistada do blog Entrevistando Expatriados? http://expatriados.wordpress.com/
Seria muito legal ter seu relato sobre como é viver na India :)
Aguardo seu retorno!
Obrigada e abs

Cora Migowski disse...

Oi, Luciana!

Com a novela no Brasil, tenho certeza que vou continuar inspirada pra escrever ;) Enquanto tiver temas, o blog nao acaba! ;)

Mirella: aceito ser entrevista sim! Por favor, me contate no meu email cora.migowski@gmail.com . Obrigada!