segunda-feira, 27 de abril de 2009

A viagem ao sudeste...

Finalmente, encontrei tempo e um pouco de inspiracao pra escrever sobre a "incrivel expedicao" ao sudeste da Asia. ;) 

A ideia de viajar por la surgiu como uma maneira de aproveitar por estar aqui tao pertinho - afinal, daqui ate o Brasil, sao dois dias em aviao - e tambem ter um break de India, afinal, viajar pela India requer muuuuita paciencia e disposicao. E pra nossa surpresa, conhecer a Tailandia, a Malasia e Bali foi ainda mais relax do que esperavamos.

Como expliquei no post da Tailandia, a terra dos abacaxis, este pais nos surpreendeu a cada instante. Tambem, depois de estarmos acostumadas com a India, onde cada jornada eh um desafio e todos os dias sao cheios de imprevistos, viajar pela Tailandia com agencias de turismos e pacotes combinados com taxi, onibus e barco estava muito, muito facil. Melhor pra nos, que gastamos mais tempo e energia em tentar tomar uma cor. ;)

A passagem pela Malasia foi um desejo da Salma, que imaginava Kuala Lumpur, a capital como algo para ser visto. E por que nao, ja que estavamos tao perto? Foram dois dias por la e ja deu pra sentir o ritmo da cidade. Primeiro, um pais muito diferente da Tailandia, com a primeira grande diferenca em termos de crenca: enquanto a Tailandia eh budista, a Malasia eh muculmana... E impressionante como se nota, os malasianos sao muito mais reservados e timidos e se espera dos turistas um comportamento mais conservador.

Mas para todas nos, a Malasia deixou curiosidades... Como esse pais podia ser tao desenvolvido (ao nossos olhos)? Como podia erguer duas torres que por um bom tempo foram as maiores do mundo? Como as estradas podiam ser tao amplas e organizadas? Como o aeroporto eh tao moderno? Pra quem lembra um pouquinho da historia do Brasil, no momento da corrida pela borracha, talvez lembre que gracas a um ingles, perdemos o posto numero um com as seringueiras... tentaram cultivar a arvore aqui e ela deu muito mais certo que na propria terra natal (a Malasia tambem fica muito proxima do Equador)... e junto com o mineracao do metal Estanho, estas foram as alavancas na economia e transformaram a Malasia no que eh hoje...

Outra coisa interessante na Malasia, eh a formacao do pais. Foi colonia inglesa assim como a India e ainda herda alguma caracteristicas. E o povo, alem da raca originaria de la, Malay, o pais tambem eh composto de chineses e indianos, principalmente os do sul da India. Nao eh a toa que parte da capital sao a Chinatown e a Little India. ;)

Mas a passagem pela Malasia foi tao rapida que nao pudemos ver muito... Um dia Chinatown, onde estavamos hospedadas, junto com uma caminhada pelas mesquitas e parques (parques, que delicia, nem sabiamos mais o que era isso depois de tanto tempo na India). No fim da tarde ainda tivemos direito a banho de chuva, daquelas bem tropicais, que nos deixou totalmente encharcadas. ;) Dia seguinte dedicamos as Petronas Towers, as famosas e altas torres gemeas, que sao a sede da companhia de petroleo daqui ( podia trabalhar la, que tal? hihih). Ficamos la em volta ate chegar a nossa hora de subir, ja que a procura eh tao grande, marcar o horario da visita eh necessario.

E finalmente, o que consideravamos ser o ponto alto, altissimo da nossa viagem: BALI!!! Quem nunca pensou em passar a lua de mel la? Quem nunca sonhou com um dos seus resorts... Ou quem nunca quis comprar uma daquelas esculturas de madeira, artesanato de Bali? pois entao, fomos checar!!!

Mas Bali esta longe de ser tudo isso que todos esperam e imaginam. E uma ilha, sim, mas a praia nao eh grande coisa... Tem resorts, sim, mas nao sao gigantescos e luxuosos como imaginamos (pelo menos em nao vi). E tem artesanato, sim, mas esta perdido no meio de oculos falsificados, camisetas e outras quinquilharias. Mesmo assim, Bali ainda tem o seu charme e aproveitamos os 5 dias que passamos ali. ;)

Nosso hotelzinho estava otimo, 10 dolares cada uma com direito a um quarto limpinho, piscina e ate cafe da manha (que entre as escolhas tinha uma deliciosa torrada de banana com queijo... yummy!). Ficamos em Kuta, a praia mais movimentada de Bali. Mas pra fugir da confusao e relax, geralmente passavamos o dia em Semiyak, em um restaurante na beira da praia, com lugar pra tomar sol mirando o mar e musica lounge.

Tiramos a sorte grande quando conhecemos tres franceses (nao sei se comentei, a gente so encontrava franceses, acho que eles tem faro pra outras francesas e vinham direto conversar com a Imene, do nosso grupo e que era francesa) e eles foram nossos grandes companheiros para os dias seguintes. E como na praia quanto mais gente melhor, nos divertimos muito com o nosso novo grupo de viagem. 

Ah, e as ondas de Bali??? As gurias, Salma e Imene, nao gostaram nada do mar revolto, preferiam a "agua parada" da Tailandia... mas a senhorita aqui nao resistiu, e la fui eu aprender a surfar... ;) Me inscrevi num desses cursos de 2 horas e la fui eu encarar as ondas de Bali. Adorei, embora depois de essas 2 horas, so tenha pego 5 ondas como gente. ;) Mas deu pra sentir o gostinho e cansar os bracos. No final, sabia toda a tecnica, mas nao tinha mais forca pra levantar o meu corpo com os bracos.  E no que encontramos os meninos, eles ja me convidaram a surfar denovo. Mesmo cansada e morta de fome, nao resisti, afinal, nao eh todo o dia que se encontra companheiros (as meninas, Salma e Imene, eram bem menininhas mesmo, daquelas que nao gostam tanto de aventura... ). E valeu: consegui ensinar um pouco de tecnica pro Paul que estava aprendendo e mostrar pro Greg, que ja surfa algo, que levo jeito pra coisa (consegui, tirando forca do dedao do pe, pegar algumas ondas direitinho ;) ). 

Mas o tempo voou e logo tivemos que nos despedir de Bali... e se despedir entre a gente. A Imene voltava pra Mumbai e em dias, pra Franca. A Salma pra Mumbai, mas ficaria me esperando ate a minha volta. E eu, pra Singapura, onde fui visitar uma familia de brasileiros amiga dos meus pais e fechei com chave de ouro esta expedicao pelo sudeste.

Singapura foram 6 dias e me senti em casa. Alem da familia de brasileiros, estava rodeada de mais brasileiros, uma grande comunidade de expatriados. E foi o maximo, porque alem de falar portugues, comer churrasco e receber muito carinho que so brasileiros sabem dar, "vivi" um pouco dessa vida de expatriado, senti como eh estar fora da patria por tantos anos... afinal, quem sabe eu tambem nao serei uma expatriada?

Pra encerrar, ja ja publico as fotos!

Nenhum comentário: