terça-feira, 25 de agosto de 2009

Rotina no Brasil X Rotina na Índia



Como seria comparar a rotina de um indiano com a de um brasileiro? Pra começar, os hábitos alimentares distinguem e muito... O horário de acordar e dormir também... as crenças, então! Mas as semelhanças também existem: pegar o ônibus lotado, trabalhar 8horas... vamos ver aonde isso vai dar?

Bom, estando no Brasil, trabalhando num escritório, o dia começa lá pelas 6:30h, 7 horas, afinal, o escritório abre lá pelas 8h. Primeira grande diferença: os indianos são mais dorminhocos já que o expediente só começa às 10h. Ou seja, a hora de acordar é em torno das 8h. O café da manhã aqui é café, pão e uma frutinha... Na Índia varia desde o chai - chá com leite - a chapati e alguma outra coisa salgada. Também aproveitam este horário pra preparar o almoço, que é levado pela própria pessoa ou mais tarde pelos famosos dhabba wallahs (já falei alguma vezes sobre eles por aqui). Sim, gente, a maioria dos indianos come marmita de comidinha feita no dia. Aqui no Brasil acho que a maioria come em refeitórios ou restaurantes, são poucos que levam marmita e se levam, e de comida feita no dia anterior.

Mas voltando ao "acordar", o indiano também tem o hábito de rezar , fazer o pooja, de manhã... Quem não vai ao templo, tem um templinho em casa mesmo pra fazer o pooja matinal.

Hora de ir pro trabalho: bom, os ônibus lotados infelizmente não são exclusividade da Índia! A diferença é que lá, quem vai de carro, vai de motorista (lembrem, transito caótico e mão de obra barata por lá).

Sobre o trabalho não vou entrar em muitos detalhes... mas vale lembrar que lá as mulheres que casam, em geral, páram de trabalhar. Ah! E que o número de trabalhadores por função deve ser maior... acho eu ;) (tem muito indiano, né?)


Bom, e a maneira de trabalhar... acho melhor não comentar muito aqui, afinal, 5 meses (que foi o período que eu realmente trabalhei) foi pouco pra afirmar coisas por aqui... Dá pra dizer que eles são um pouco mais ineficentes que nós sim... ;) E que o que vale é a quantidade e não a qualidade... meu deus, como os indianos curtem ficar horas e horas depois que fecha o expediente pra mostrar serviço... e os sábados que a maioria das empresas trabalha então? Bom, já disse, melhor não comentar!

Hora do almoço! No Brasil, 12 horas já está todo mundo de estômago roncando... Mas na Índia, o estômago não ronca antes das 13:30h! E enquanto nós saímos pra comer, ou em restaurante, ou refeitório, ou vamos até a cozinha esquentar a marmita, os indianos abrem seus potinhos trazidos de casa e comem a comida ali mesmo, na mesa do escritorio! Nem mudam de ambiente! Ah, e esquentar a comida, nao, nem precisa... Assim, o break deles nao passa de uma meia hora, o que vou confessar pra voces, pra mim era dose de aguentar... era como se nem tivesse break! Nos aqui no Brasil temos pelo menos 1 horinha, mudamos de ambiente e talz... isso sim dá pra chamar de pausa!

Assim, com esse mini break, mesmo entrando mais tarde, eles saem do escritorio na mesma hora que nos, que entramos mais cedo: por volta das 18h ...

Aí aquela tranqueira básica no transito, tanto aqui como lá... ai vale tudo: uma passinha no shopping, uma ida ao supermercado, uma reuniao de nao sei o que e a chegada em casa. No Brasil, a gente em geral aproveita pra ir pra academia ou pra fazer outros esportes, vai nos medicos enfim, essa parte varia muito. Ah, academia pros indianos?? Nao, nao, la isso nao é muito comum.

Mas enquanto aqui a janta sai cedo, lá pelas 8h, 9h, lá eles chegam a comer as 11 h da noite! Haja estômago! E a janta é janta: chapatis (pao indiano), vegetables, arroz, lentilhas...


Hora de nanar! Bom, aqui eu diria que a maioria das pessoas vai pra cama em torno das 11 horas... e lá na Índia, um pouco mais tarde: 12, 12:30h...


E o dia começa mais uma vez!


Os sábados pra grande maioria aqui é descanso e lá é dia normal... já o domingo aqui que nós consideramos da "família", na Índia, o domingo é do "passeio": sai todo mundo pra rua. Acho que lá não existe este hábito do "almoço de domingo com a família" porque a família já mora toda meio junto. ;)

Nenhum comentário: