segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um dia de professora...

Eu bem que curti meus dois dias de professora. Também não posso negar que a volta ao meu primeiro colégio não foi emocionante... tantos os anos que eu passei ali... uma lembrança especial veio ao olhar as escadas. Me lembro que muito a gente, as meninas, ficava ali espiando os meninos dos anos mais velhos!!!
Mas como o enfoco do blog é Índia, vamos mudar de assunto! hihih Bom, nem preciso dizer que as apresentações foram um sucesso. A idéia mesmo surgiu do meu pai e conversou com uma ex-professora minha que prontamente aceitou a proposta. E eu, que sempre gostei de um público, também topei.
Claro que o fato da novela do momento estar se passando na Índia ajudou muito pro desenvolvimento da bate-papo. A maioria dos alunos assistia à novela e com certeza os que não assistem vão na onda, já que a mídia acaba girando em torno do assunto (só esta semana saiu uma revista sobre a Índia e também uma matéria em um dos principais noticiários na TV). E com uma colaboração bem boa da parte deles (todas as turmas foram ótimas!!! Parabéns alunos!) o diálogo fluiu bem: discutimos sobre as religiões, expliquei sobre o sistema de castas, sobre os casamentos, sobre a comida (quando mostrava a foto da comida ninguém se animava muito... foi tão engraçado quando um dos meninos da 7a série perguntou como comia a gravy com a mão? ) e até sobre Bollywood. Pra completar, fotos, claro!
Mas as perguntas que surgiram foram ótimas. As duas últimas turmas, de 7a e 6a série, eram de mais novinhos que em geral são menos envergonhados que os mais velhos e perguntam o que vem na cabeça. Quando eu comentava dos preços, ou seja, que tudo na Índia é baratíssimo para os nossos padrões, um menino perguntou : " Tá, mas o que é caro então?" Outro veio me perguntar, no final da palestra, como era o esquema de deixar a henna mais escura, já que aqui no Brasil a gente também usa a henna pra fazer tatuagem (na Índia pra deixar a pintura de henna bem escura têm várias dicas).
Muitas perguntas vieram por causa da novela: "e as roupas? e os dalits? é verdade que não pode falar o nome do marido na frente dos outros? " . Fiz questão de mostrar que a novela também tinha muitos exageros. Afinal, eu, em oito meses de Índia nunca ouvi falar a palavra dalit. E que o sistema de castas existe sim, mas esta cada vez mais enfraquecido e só é mais presente em pequenos vilarejos.
Foi um prazer imenso dividir um pouco dessa minha experiência com eles. Tomara que eles também tenham gostado. ;)