domingo, 28 de junho de 2009

Os exageros da novela

Já fazia horas que eu estava pra escrever sobre as verdades e mentiras que passam na novela. Em geral, o trabalho da Globo está bom, retrata a cultura indiana e mostra os principais custumes. Mas tem alguns absurdos que eu não sei de onde a autora se inspira: ontem foi demais, o Raj e a Maia, casal principal, acompanhados do Ravi e da Camila foram ao cinema. Bom, além de não calarem a boca durante o filme - coisa que indiano não faz, na verdade, quem não calava a boca éramos nós estrangeiros, porque sem legendas em inglês e com o filme em hindi, algum indiano que estava nos acompanhando era sempre obrigado por nós a traduzir a trama em tempo real (claro que depois de tantos filmes e alguns meses na Índia, eu já me virava pra entender sozinha). Mas o absurdo que apareceu foi no momento em que as dancinhas típicas de um filme de Bollywood começaram e todos no cinema começaram a dançar e alguns até levantaram pra fazer a performance!!!
Ridículo!!! Pobres dos indianos de às vezes parecerem tão bobos nessa novela!!! Mas essa de dançar no cinema foi DEMAIS!!!
Não estou acompanhando 100% a novela, mas com alguns capítulos que vi já dá pra comentar os principais absurdos. Não vou nem incluir a proximidade da Índia, Brasil e Dubai, além da falta completa de fuso horário (ligam de noite no Brasil e é noite na Índia também) e nem da facilidade de comunicaçao, onde todo mundo fala a mesma língua. Vamos nos focar mais na cultura e nos custumes:
- Roupas das brasileiras na Índia e das indianas no Brasil: tá certo que brasileira gosta de mostrar a perna e que aqui a gente pode usar de tudo, mas mesmo que uma brasileira sem noção chegue na Índia sem saber das diferenças, ela não ia aguentar muito tempo usando suas roupinhas decotadas e curtas só pelos olhares de todos os tipos que ia atrair. Bom, parece que isso não foi problema em Caminho das Índias: quando a Camila, a Leinha e a Júlia estavam por lá o figurino andava beeeem ousado. Po, roupas que eu nem usaria aqui no centro de Porto Alegre!!!!
Outro absurdo foi quando a Maia foi pro Brasil... todo empiriquitada de saree e outros apetrechos indianos. É verdade que muitas indianas quando viajam ainda usam saree, mas não uma indiana de uma família como a da Maia, com dinheiro e exposição internacional... por favor, ne?
- Dancinhas o tempo inteiro : várias pessoas já me perguntaram: "é verdade que eles dançam o tempo inteiro?" Não nego que os indianos gostam de dançar e que todo mundo dança bem, que nas festas e festivais tem muita dança, mas tipo assim, de dançar pra comemorar qualquer coisinha? Nunca vi!
- Decoração das casas : infelizmente na Índia, quanto mais rica a família é menos indiana é a casa... Impressionante, essas famílias com mais dinheiro e exposição internacional obtam por uma decoração mais ocidental. Acho uma pena, mas em todas as casas de indianos que fui, desde Mumbai, Delhi, Jaipur e Bangalore vi pouquíssimas coisas que lembrassem da cultura indiana... Ou seja, se a casa da família Ananda fosse na Índia mesmo não seria nada parecida com o que é. Até nos filmes de Bollywood é difícil ver uma casa assim. Mas eu não acho errado a novela mostrar a casa assim, afinal, mesmo que não usem mais tanto lá, tem que mostrar a cultura indiana aqui.
- Roupas dos homens e das mulheres : Pois é, as mulheres ainda usam saree e muito, mas famílias mais ricas infelizmente tem abandonado cada vez mais a cultura. Como já escrevi num post, quem usa saree todo o dia em geral são de castas mais baixas (falo isso das principais cidades, não sei como são em vilarejos no interior). Ou seja, as mulheres da família Ananda usariam mais Salwar kameez, aquela túnica com calça e lenço ou até mesmo roupas ocidentais. Já os homens, bah, na Índia inteira e em todas as classes acho que as roupas típicas só sobraram pra cerimônias importantes e casamentos: no dia a dia é impossível encontrar um homem vestido a caráter. Hum, quanto a senhores mais velhos, tipo o tal do chacha na novela, não sei... capaz de eles usarem roupas típicas sim.
- Empregados : típico de novela da Globo, os empregados são os melhores amigos dos patrões. No Brasil até dá pra aceitar, mas na Índia, isso é simplesmente impossível: existe um abismo entre os empregados e patrão, muitas vezes os empregados são muito mal tratados e não esperam nada mais do que isso. Em várias casas que fui, olhava pros empregados e tentava cumprimentar, mas eles nem deixavam nossos olhares se cruzarem, tamanha submissão. Então filhinha de empregada sendo criada com a filhinha da família e empregada cheia de segredinhos da patroa... não dá pra engolir.
Bom, mas também tem muitas coisas que a novela representa bem:
- Gerações e gerações debaixo do mesmo teto : sim, gente, é verdade que muitas famílias moram debaixo do mesmo teto... e isso até na cosmopolita Mumbai, até em pequenos apartamentos!!! Tá e nem estou falando das famílias pobres, que fazem isso também por falta de opção, mas de famílias mais ricas. No momento do casamento, a mulher passa a pertencer muito mais à família do noivo que a dela.
- Sogras megeras : já escutei e li muito sobre sogras bem malvadas. E o engraçado que ao invés da nora, na sua vez de virar sogra, ficar boazinha, ela fica tão malvada quanto com a nova nora...
- Tikhe, accha, chalo, dehko : muitas das palavrinhas em hindi que são faladas na novela fazem sim parte do vocabulário na Índia. (isso quando as pessoas falam em inglês mais ainda herdam palavras em hindi) Essas significam: está bem, ok ou bom, vamos e olhe. O único problema na novela é a pronúncia mesmo... hihihih
- Firanghi nem pensar : essa palavra significa estrangeiro e é verdade que muitas famílias não gostariam de ver seus filhos casados com estrangeiros... se já é complicado as vezes casar com um indiano de casta diferente, imagina alguém completamente fora da cultura indiana... Sei de muitas histórias de famílias que deixam seus filhos que estão no exterior até namorarem estrangeiras, mas na hora de casar, tem que encontrar uma indiana sim. (às vezes eles encontram uma indiana no país extrangeiro que estão)
Não consigo lembram de mais coisas... bom, espero comentários de quem assiste pra continuarmos essa discussão!

2 comentários:

thays disse...

adorei vc resumiu tudo o que eu queria saber sobre a india !

Anônimo disse...

oieeee,bem eu amei o que eu lie! eu gosto de um indiano,mas ele friza sempre essa parada de costume,e tal,
mas olha vc me deu respostas para as minhas perguntas.....
amei mesmo,parabéns!!!!!!!
bjinhos!