domingo, 31 de agosto de 2008

Keh sei he? Tike!

Essas sao algumas palavras que eu ja aprendi em hindi! ( como se fosse o nosso Tudo bem? Tubo bem!). Estou bastante interessada em aprender, embora eu saiba que sera uma tarefa ardua... Mas pelo menos quero arranhar umas palavrinhas aqui. O basico.

E a lingua aqui eh uma coisa engracada. Teoricamente, a lingua que deveria ser falada em Mumbai, uma cidade no estado de Maharashtra, e marati. Porem, Mumbai e como a nossa Sao Paulo, atrai gente do pais e ate do mundo inteiro. Entao a lingua falada por aqui e hindi, que junto com ingles, e considerada a lingua oficial do governo ( e oficiais no pais sao umas quantas... punjabi, tamil, kannada... acho que 43!). E o hindi em Mumbai ja eh tao misturado que ja virou uma outra lingua... hihih O mais engracado eh que eh normal escutar palavras em ingles no meio de uma conversa em hindi. Me disseram que eh porque hindi eh uma lingua muito antiga e nao tinha certas palavras, ai eles usam o ingles. Ai a gente escuta algo assim: ahahlabohe shi jshgas Ice cream he tile keh sa ga. Muito engracado! Pelo menos isso me situa nas conversas!! Hihihi

Bom, pra situar um pouquinho quem nao sabe o que eu estou fazendo aqui, vou explicar como cheguei na India. No inicio do ano, com a minha formatura em vista, com o objetivo de conhecer a India (pais que eh minha paixao antiga) e ter uma experiencia profissional diferente, procurei uma organizacao de intercambio ( ta quem eh da AIESEC vai me matar por ter escrito isso... eh uma organizacao de estudantes para desenvolverem seu potencial e bla bla) Atraves desta organizacao, eu consegui os contatos de algumas vagas para Engenharia Quimica no mundo. Nao so porque o meu interesse era Asia, mas porque me parecerem as mais atraentes, fiquei indecisa entre tres vagas aqui na India.

Ai emails vao e emails vem, fechei o contrato com a Procyon, uma empresa farmaceutica de principios ativos, para uma posicao na area de Business Development. Ai tudo se encaixou: India, posicao em uma area mais administrativa ( para contrapor com as minhas experiencias na Industria), em Mumbai, uma cidade grande, etc etc etc...

Assim que, alguns meses depois, aqui estou eu para ter uma experiencia pessoalmente e profissionalmente enriquecedora ate maio do ano que vem. ;)

E depois do choque inicial ( sim, eu confesso, nos primeiros dias eu nao parava de me perguntar que raios eu estava fazendo aqui) posso dizer que estou bem adaptada e FELIZ! E na verdade, nao atribuo o meu choque inicial a diferenca de culturas, mas sim a AIESEC, organizacao que nao me da o minimo suporte... (hihih foi choque aiesecal... )

A India ate agora so me trouxe surpresas boas: uma familia hospedeira dando a melhor introducao que eu poderia ter; cheguei numa epoca recheada de festivais – no domingo foi Khrisna, agora eh um da religiao jainista e semana que vem, do famoso cabeca de elefante, Ganesha! -; a comida esta deliciosa, o trabalho eh desafiador e tem indianos bonitos!!! Hihihh ( sim, eu jurava que eram todos muito feios, mas nao eh que ate se acha uns gatinhos?)

Ate o proximo post... Namaste!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

कापितुलो २

Capitulo 2! Bom, essa eh a traducao do titulo, nao descobri como tirar o alfabeto dev naagari do campo do titulo! Mas ate que deixa o post mais charmoso, ne?

Nem sei por onde comecar a escrever, sao muitas as experiencias pra tao poucos dias!

Vamos comecar pela pior parte: ainda sou uma sem teto! Sim, nao tenho lugar pra morar! snif snif! Que tal fazer uma campanha "Let's get a place for Cora in Bombay?" hihihi riam, riam, porque a verdade eh que eu estou tentando fazer uma limonada desse limao bem amargo. O pessoal da AIESEC aqui e muuuuito mal organizado; sao mais de 40 trainees aqui e sei la quantos apartamentos, mas eles nao tem a menor ideia de quem ta em qual apartamento, quando chegou, quando vai embora, etc... Depois de uma longa discussao ontem a tardinha (o @#!$%^&* da AIESEC que deveria ter me pego no aeroporto foi ate o meu local de trabalho) entre eu, Ajay e o @#!$%^&* ( sim, deixem eu expressar a minha indignacao), fui ate o apartamento mais proximo ao escritorio, em torno de 10 - 20 min com autoriquixa (ja explico o que eh).
A estadia neste apartamento seria temporaria, pq estava cheio e so tinha espaco por uns dias, ja que alguem estava viajando... Bom, chegando la, o CHOQUE: um apartamento muito baguncado (com uma cama quebrada no meio da sala, por exemplo), sujo e com pessoas fumando na sala. Nao preciso nem entrar em mais detalhes, ne? Ou voces se interessam em saber como era a cozinha? hihih E, melhor ainda, o banheiro? hihihi
Bom, se tivessem inventado aquele aparelhinho teletransportador ou sei la, que a gte desaparece e aparece onde quer, eu definitivamente o teria utilizado. hihihih Minha sorte, mais uma vez, eh que havia um apartamento bem mais limpo (leia-se: mas ainda sujo) na porta da frente, tambem da AIESEC, com um quarto livre, ja que os donos do quarto estavam viajando. A real eh que nao tem lugar pra mim. A real eh que a AIESEC nao planejou nem uma virgula da minha chegada... Ah! E ainda descobri que aqueles eram os melhores apartamentos da AIESEC em Bombay... bah, nao preciso nem dizer que nao faco a menor questao de conhecer os outros... hihih

Hoje de manha, a primeira coisa que eu fiz ao chegar no trabalho, foi pedir abrigo para o meu querido chefe de volta! hihihih sim, pelo menos por alguns dias, ate eu me adaptar com as coisas aqui, ate encontrar algum lugar BOM pra ficar. E pode ter certeza que nao sera nenhum apartamento da AIESEC.

Agora voltando um pouco para as experiencias aqui, quero ver quem acerta qual eh o objeto/peca/utensilio que eu trouxe (thanks god) mais util aqui?

.... tempo pra pensar ....

Um par de galochas! hihihih Sim, as ruas sao extremamente esburacas e embarradas por aqui. Claro que as avenidas principais sao asfaltadas, or kind of that, mas tem muitas ruelas que sao de barro. E somando barro com chuva mais buraco, da...? Lama! hihih Bom, estrategia que eu usei foi levar os meus sapatos pra cima e pra baixo, mas na rua so andar de galochas. Eh barbaro, as pocas, a lama, a sujeira, nada me incomoda... hihih

Ah! pra falar a verdade, hoje foi o primeiro dia que eu ainda sozinha na rua, ao ir almocar fora. Ate entao era de carro pra ca, de carro pra la. Tudo com o carro e o motorista do meu chefe (te mete!). E devo confessar que andar na rua foi uma experiencia e tanto. Primeira pq eu parecia atracao de cinema, todo mundo olhando pra mim. hihihih A pior parte disso eh que nao da pra reagir, senao eles vem atras. Juro que tentei me segurar, mas com um cara nao consegui... dei uma gargalhada! Pra que, ne? O cara deu meia volta e me seguiu por metros e mais metros!! hihihih

A segunda parte da experiencia de andar na rua e atravessar as ruas. Nao tem semaforo (ta, em alguns raros lugares tem), nao tem faixa... o esquema e se jogar contra os carros, autoriquixas - triciclo que tem uma cabine, especie de taxi aqui - e vacas! (to brincando, elas nao sao loucas de andar nesse transito maluco)

Acho que ja escrevi bastante pra um post, ne?

E ainda tem muito o que contar... sobre os indianos, sobre a comida, sobre Bolywood (tem uma casa de filmagens aqui do lado! eba!), sobre as roupas... mas fica como cenas dos proximos capitulos!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Chegada emocionante

Finalmente, cheguei! Sim, depois de "esperar" pela viagem por quase dois meses em Porto Alegre, por uma semana no Rio de Janeiro e por dois dias entre escalas e aeroportos, estou em solo indiano. E posso dizer que a chegada ja foi carregada de emocao... Surpresas na chegada, familia hospedeira, festival dedicado a Khrisna, Bolywood stars, guia espiritual, Shopping, Dosa, Puri etc sao algumas das coisas que aconteceram aqui no meu primeiro dia. Nada mal, hein?

Bom, comecando pelo comeco, o susto da chegada: Quem supostamente deveria me buscar no aeroporto nao foi! Nossa, juro que nao me passou pela cabeca essa possibilidade!Nao tinha nenhum plano B por se por acaso isso acontecesse... Minha sorte foi que, depois de conhecer e me tornar amiga da Kuntal, filha do meu futuro chefe e minha parceira no Congresso que participei no Rio, ela me deu todos os telefones da sua familia para se por acaso eu precisasse. Ai liguei para o meu futuro chefe e de chefe ele virou pai hospedeiro: foi me buscar e agora estou instalada na sua casa.

Sua esposa tambem e um amor e eles passaram o dia hoje me mostrando Mumbai, explicando sobre a cidade, sobre os custumes, sobre a comida. Ate que ponto o azar do aeroporto nao foi a sorte de encontrar uma "familia hospedeira"?

Hoje foi feriado aqui. Um festival dedicado a Khrisna, um dos milhares de deuses indianos. A tradicao e pendurar um pote com manteiga, iogurte e outras coisas em um lugar bem alto e eh feita uma piramide de homens para alcancar e quebrar o pote. E isso estava por toda parte, foi o maximo: vi quebrarem pelos menos tres potes!

Os indianos sao fanaticos pelos seus popstars... enquanto passamos pela casa de um famoso, ele estava entrando e uma multidao se formou ali so pra abanar pra ele... impressionante o desespero deles em tentar ve-lo, mesmo de longe! Tivemos a oportunidade de ver tb, em frente a outra casa, uma galera esperando a oportunidade do artista sair/entrar em casa...

Fomos a um lugar religioso, onde um amigo deles que e um guia espiritual estava, recebendo as pessoas. Ele tambem preve algumas coisas... Fomos ate ele e disse meu nome e meu aniversario. Ajay, meu chefe e pai hospedeiro, explicou quem eu era, que ia trabalhar com ele, que era eng quimica, etc. E sem mais palavras, ele pegou a minha mao e comecou a dizer algumas coisas sobre mim: familia de tres filhos, segunda filha, etc! Incrivel, ne? E disse que eu tenho uma tendencia artistica forte, muito mais que para engenharia quimica... Pra completar, perguntei como seria minha estadia na India e :" deve superar as minhas expectativas, mas devo tomar cuidado com a dieta, alimentacao".

Pra fechar com chave de ouro, fomos a um shopping para conhecer um pouco das marcas e lojas indianas. E ai comi varias coisas tipicas, como Dosa, um pao de arroz, Puri, outro pao (aqui tem 500 tipos diferentes de pao!) e alguns currys!

Not bad for the first day, right?

Entao fiquem ligados, porque essa experiencia promete!